SóProvas


ID
2790259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

As operações de paz sempre tiveram importância no âmbito da atuação da ONU e, a partir do fim da Guerra Fria, seu número cresceu significativamente. O Brasil participou de várias operações de paz da ONU, sendo essa participação coerente com a importância que historicamente a política externa brasileira tem atribuído às instâncias multilaterais, notadamente no campo da paz e da segurança internacionais. A esse respeito, julgue (C ou E) o item seguinte.


A primeira operação de manutenção da paz foi criada pela ONU em 1956 para monitorar o cessar-fogo entre Egito e Israel na Crise do Suez. O Brasil participou dessa operação de paz, que se restringiu ao componente militar.

Alternativas
Comentários
  • A missão em questão representou a primeira força de paz armada. A primeira missão de manutenção da paz da ONU ocorreu em 1948. Mas Cespe é Cespe, né..

     

    Do site da ONU

    "A primeira operação de paz das Nações Unidas foi estabelecida em 1948, quando o Conselho de Segurança autorizou a preparação e o envio de militares da ONU para o Oriente Médio para monitorar o Acordo de Armistício entre Israel e seus vizinhos árabes."

  • A mudança oficial de observação da paz para a manutenção demorou muitos anos para acontecer. A primeira operação de manutenção de paz, a Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I) foi realizada no Oriente Médio, em 1956, para acabar com a Crise de Suez. Data em que as tropas também adotaram o capacete azul.


    https://nacoesunidas.org/onu-conta-a-historia-missoes-de-manutencao-de-paz-que-completa-68-anos-de-existencia/



    "O primeiro envio de tropas (BRASILEIRAS) a um país estrangeiro teve início em 1956, com a participação na Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF), criada para evitar conflitos entre egípcios e israelenses e pôr fim à Crise de Suez."


    https://www.defesa.gov.br/relacoes-internacionais/missoes-de-paz

  • Creio eu que o gabarito deveria ser alterado, pois a questão não especificou o fato de se tratar de uma operação armada:

    Embora não previstas na Carta da ONU, as peaceekeping operations tomaram vida a partir de 1948, quando as Nações Unidas desdobraram sua primeira operação de manutenção da paz no Oriente Médio para tratar de um conflito interestatal. A situação na região era complexa e opunha palestinos e judeus no tocante à criação de um Estado árabe e um Estado judeu, proposta pela AGNU a partir da divisão da Palestina.

    Já a primeira operação de manutenção da paz armada empreendida pelas Nações Unidas foi a United Nations Emergency Force I (UNEF I), desdobrada de forma bem-sucedida em 1956 para tratar do conflito de Suez. A crise de Suez foi um marco na história das operações de manutenção da paz da ONU, pois promoveu uma mudança fundamental no papel e nos mecanismos da Organização destinados a lidar com ameaças à paz e à segurança internacionais.

    FAGANELLO, Priscila Liane Fett. Operações de manutenção da paz da ONU: de que forma os direitos humanos revolucionaram a principal ferramenta internacional da paz. Brasília: FUNAG, 2013.

  • A questão é discutível.

    Oficialmente, a primeira Operação de Paz da ONU foi a Organização para Supervisão da Trégua das Nações Unidas (UNTSO), estabelecida em 1948 para supervisionar uma trégua entre Israel e seus vizinhos. Contudo, o marco que efetivamente deu início à dinâmica de Operações de Paz foi o estabelecimento, em 1956, da UNEF I, desdobrada no Egito após a guerra entre árabes e israelenses naquele ano.

    Fonte: Relações Internacionais do Brasil: Temas e Agendas, volume 2.