SóProvas


ID
2790727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional. 

Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos XVIII e XIX.


Iniciada em 1789, a Revolução Francesa rompeu com o despotismo e pôs fim ao Antigo Regime, mas não instaurou uma sociedade democrática e igualitária

Alternativas
Comentários
  • A revolução francesa só beneficiou os burgueses.



    PM_ALAGOAS_2018

  • Desculpe, mas falar que a Rev. Francesa beneficiou apenas aos burgueses pode parecer um pouco generalista demais e, de certa maneira, incorreto. Por mais que os girondinos, principalmente os moderados, tenham saído "vitoriosos" após a deposição da Convenção Nacional e instauração do Diretório, foram das camadas mais baixas da sociedade que sentimentos como o nacionalismo começaram a fervilhar com mais força, como da criação da República Jacobina. E não somente dentro da França, como fora, realizando inclusive um trabalho paradoxal. Ou seja, enquanto Napoleão utilizava-se das massas de sua Grand Armée para invadir territórios da Europa, populações começaram a se utilizar deste sentimento nacionalista para rechaçar o avanço napoleônico, como a Guerra Patriótica espanhola, que acabou por depor José Bonaparte. Então, a Rev. Francesa de fato não criou um governo democrático per se, porém não se pode generalizar desta forma, no meu entendimento.

  • A Revolução Francesa rompeu com o despotismo e pôs fim ao Antigo Regime: na Assembleia Nacional, a ideia primeira era de manter uma monarquia constitucional e restringir os poderes do rei. Porém, com a falta de estratégia do monarca para com o terceiro estado, foi instituído um regime a parte do próprio governo. Já com os jacobinos no poder, o rei foi guilhotinado e, assim, findou-se a monarquia francesa.


    Com relação à não instauração de uma sociedade democrática e igualitária, a briga pelo poder envolvia os girondinos, os jacobinos e a planície. Nenhum dos três aplicaram direcionamentos democráticos, mas sim aqueles com o qual poderiam exercer a manutenção do poder. Com o golpe do 18 Brumário, Napoleão ascendeu e deixou de lado muitas das reivindicações revolucionárias. A democracia não foi possível por conta da instauração do Império por Napoleão, momento em que necessitava-se impor a ordem na sociedade francesa.


    CERTO.

  • uma sociedade democrática e igualitária não é percebida ainda nos dias atuais, imagina no período em que se passou a Revolução Francesa.

  • Pôs fim ao Antigo Regime? O que foi a coroação de Luis XVIII pelo Antigo Regime logo após o período napoleônico? A Revolução Francesa não acabou com o Antigo Regime. Ele continuou não só na França, mas em quase toda a Europa.

  • Para responder essa questão pensei no lema da revolução: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.

  • Igualdade no século XVIII? Pere aí né...

    A RF/1789 beneficiou os burgueses, e não toda a sociedade.

  • Em 07/12/21 às 11:35, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 01/12/21 às 23:51, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 28/11/21 às 00:02, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 28/11/21 às 00:02, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 18/11/21 às 00:08, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 01/11/21 às 23:32, você respondeu a opção C.

    Você acertou

  • Um exemplo foi a implantação da Guilhotina, onde depois que Pierre endoidou, utilizou a guilhotina como uma ferramenta de opressão contra aqueles que atentavam contra a Revolução.

  • CERTO.

    É só pensar que até hoje não temos uma sociedade democrática e igualitária. Aprofundando mais um pouco, lembremos que a revolução francesa não tratou da igualdade de direitos entre homens e mulheres.