SóProvas


ID
2790733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A cultura política revolucionária não pode ser deduzida das estruturas sociais, dos conflitos sociais ou da identidade social dos revolucionários. As práticas políticas não foram simplesmente a expressão de interesses sociais e econômicos subjacentes. Por meio de sua linguagem, suas imagens e atividades políticas diárias, os revolucionários trabalharam para reconstruir a sociedade e as relações sociais. Procuraram conscientemente romper com o passado francês e estabelecer a base para uma nova comunidade nacional. 

Lynn Hunt. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 33 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, acerca das revoluções dos séculos XVIII e XIX.


O típico burguês do século XVIII se identificava com a lógica do trabalhador produtivo: mantinha, como categoria social (médicos, professores, altos funcionários régios, comerciantes), proximidades com os pobres que exerciam ofícios mecânicos (artesãos, lavradores etc.), promovendo uma lenta integração da plebe contra os costumes da aristocracia.

Alternativas
Comentários
  • O típico burguês do século XVIII se identificava com a lógica do capital. Não se importava em manter proximidades com pobres e nem integrá-los aos costumes da aristocracia. A plebe, portanto, não era representada no capitalismo industrial, motivo pelo qual houve união de trabalhadores para reivindicar melhores condições de trabalho e participação política em movimentos como o ludismo e o cartismo.


    ERRADO.


  • Uma lenta integração da plebe> por isso a questão tá errada.

    Devia ser uma rápida integração...



    PM AL 2019

  • Nessa época os pobres não valiam nada. GAB ERRADO. PMAL2019

  • GAB: errado

    #PMAL2019

  • gabarito errado

    PMAL #2021

    VIBRA GUERREIRO

  • O burguês queria o afastamento dos mais pobres

  • BURGUES NAO QUERIA CONTATO COM OS POBRES!

    PMAL2020

  • BURGUÊS NÃO COMBINA COM POBRE AÍ.

  • Aristocracia pode ser definido como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações europeias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza.

    Peble: a classe social mais baixa de um povo.

    #PMALAGOAS.

  • O típico burguês do século XVIII se identificava com a lógica do trabalhador produtivo: mantinha, como categoria social (médicos, professores, altos funcionários régios, comerciantes), proximidades com os pobres que exerciam ofícios mecânicos (artesãos, lavradores etc.), promovendo uma lenta integração da plebe contra os costumes da aristocracia.

    MUITO PELO CONTARIO, OS BURQUESES QUERIAM DISTANCIA DO PESSOAL POBRE.

  • O típico burguês só pensa na acumulação do capital. Integrar a plebe? Só se for para trabalhar cada vez mais e receber cada vez menos.

    #PMAL2021

  • Não entendi a Resposta da Rafaela Vilela. A questão se refere à Revolução Francesa. o cartismo e ludismo ocorreu na Revolução Industrial. Procede?
  • O erro da questao está em “ lenta integração da plebe contra os costumes da aristocracia “. Antes disso está correto. A Burguesia no início da revolução tinha contato com os pobres pois precisava do povão para que a Revolução acontecesse . Mas depois que conseguem o poder eles atendem somente os seus interesses . Ou seja, só usam os pobres
  • Viva o concurso público. Se depender da aristocracia...kkkkkkkkkkkkkkkk