SóProvas


ID
2790745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) o item que se segue.


A Índia foi o país mais afetado pelo imperialismo britânico, que procurou impor seu domínio militar e cultural de forma muito forte, tendo causado levantes como o dos Sipaios, que, posteriormente, inspiraram Mahatma Gandhi em sua luta pela independência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A meu ver o erro principal está no fato de que a colonização inglesa deixou marcas mais profundas em lugares como as 13 Colônias (que mais tarde seriam os Estados Unidos) do que na Índia. Na América, a colonização britânica moldou toda uma sociedade, enquanto na Índia a tentativa de imposição do cristianismo e da cultura britânica não conseguiu vencer as tradições milenares e regionais.

    Também é questionável a influência da Revolta dos Cipaios (Rebelião Indiana de 1857), que foi armada e violenta, com milhares de mortos, sobre o movimento liderado por Mahatma Gandhi, que buscou de forma pacífica retirar os grilhões do imperialismo britânico.

  • A Índia foi o país mais afetado pelo imperialismo britânico, que procurou impor seu domínio militar e cultural de forma muito forte, tendo causado levantes como o dos Sipaios, que, posteriormente, inspiraram Mahatma Gandhi em sua luta pela independência.

  • Acredito que o erro esteja na "imposição do domínio militar e cultural inglês muito forte" pois que existia uma concessão grande da Companhia das Índias quanto a territórios pertencentes aos Marajás etc, de modo que havia graus de autonomia administrativa no território indiano em algumas regiões. Inclusive, foi após a revolta dos Sipaios que a Inglaterra eliminou a companhia das índias e instalou um governo mais duro e direto no território indiano.

  • "A Índia foi o país mais afetado pelo imperialismo britânico, que procurou impor seu domínio militar e cultural de forma muito forte, tendo causado levantes como o dos Sipaios, que, posteriormente, inspiraram Mahatma Gandhi em sua luta pela independência."


    A Índia foi mais um país afetado pelo Imperialismo Britânico, que impôs através da formalidade o domínio militar e cultural através da justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo. 

  • Em poucas palavras: Gandhi era pacifista.

  • ERRADO

    Por quase cem anos (1757-1858) o imperialismo de livre comércio inglês, através da Companhia das Índias, deteve o monopólio de transação comercial com o subcontinente indiano (Inglaterra comprava produtos da Índia e exportava), porém, com a revolta dos Sipaios (1857-1859) estados indianos se voltam contra a Inglaterra. Em resposta, a Inglaterra cria o Raj Britânico e passa do imperialismo informal para o "indirect rule" (imperialismo formal). A rainha Vitória é coroa rainha das índias e, preocupada em manter a dominação dessa parte do território, se utiliza da elite local para a administração direta da colônia.

  • Apesar de ser difícil marcar questões com superlativos, a Índia claramente foi afetada pelo imperialismo britânico. O domínio militar (defesa) e a política externa eram comandados pelos ingleses, enquanto a cultura e o poder interno foi objeto de acordo com os marajás. O levante dos Sipaios foi uma revolta armada de hindus e muçulmanos, contrários à dominação política do país, é, portanto, equivocado colocá-lo como inspiração para a luta de independência de Mahatma Gandhi, que foi baseada na "paz".

    Errado

  • Revolta dos Sipaios vs. pacifismo de Gandhi

  • No dia 10 de maio de 1857, indianos se rebelaram em Bengala e mataram todos os ocidentais que encontraram, até mulheres e crianças.

    Em seguida marcharam para Déli, encorpando o levante com mais adesões e conseguiram tomar o Forte Vermelho. Ali mataram os britânicos, inclusive suas mulheres.

    Dois meses após, tropas da Companhia cercaram a cidade de Déli. Após semanas de intensos combates, conseguiram retomar a cidade.

    Também a cidade de Kanpur foi tomada pelos Cipaios. Os britânicos se renderam após a promessa de salvo-conduto, mas foram traídos e massacrados cruelmente. As mulheres presas foram executadas de forma cruel com golpes de machado.

    A revolta se deu igualmente em outras localidades, assim como Awadh, Jhansi e Gwalior. Mas os britânicos conseguiram vencer todos, executando na forca os revoltosos.

    Com o controle da Revolta, ocorreu a extinção da Companhia Britânica das Índias Orientais, em 1858. Com isso a Índia passou a ser administrava diretamente pela Coroa Britânica, que instituiu o Vice-rei da Índia.

  • Creio que erro esteja tanto em utilizar a Revolta dos Sipaios/Cipaios como um exemplo de modelo para o ativismo de Mahatma Gandhi, quanto em dizer que a Inglaterra se posicionava militarmente e culturalmente de maneira intensiva sobre a Índia; na realidade ela preferia o "indirect rule". Quem realmente administrava a índia era a Companhia das Índias Orientais e sua violência contra o país era menos militar do que econômica, importando produtos britânicos que destruíam a economia local.

    Ao menos foram por estas razões que marquei como errado.

  • " A Índia foi o país MAIS afetado pelo imperialismo britânico". Se compararmos a Índia com a China ou outros países (...), fica muito difícil de afirmamos, com convicção, de que a Índia foi o país mais afetado!!!!

  • " A Índia foi o país MAIS afetado pelo imperialismo britânico". Se compararmos a Índia com a China ou outros países (...), fica muito difícil de afirmamos, com convicção, de que a Índia foi o país mais afetado!!!!

  • A Revolta dos Cipaios, Sipaios ou Sipais (do híndi shipahi, que significa “soldado”), também conhecida como “Revolta Indiana de 1857”, foi uma insurreição popular armada que se sucedeu na Índia entre os anos de 1857 e 1859.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/revolta-dos-cipaios/

    Bons estudos.

  • Esta afirmação que diz que Ghandi não foi inspirado pela Revolta dos Cipaios por ser pacifista eu acho muito simplista, a revolta pode ter sim o inspirado, porém a maneira que ele lutou foi outra.

  • AFRICA !

  • Questão dúbia, o fato de a Revolta dos Sipaios ter sido violenta, não quer dizer que a mesma não tenha inspirado Gandhi. Ele pode ter justamente pensado na resistência pacífica, influenciado pela Revolta dos Sipaios, procurando outros meios de resistência.