-
De uma forma bem generalista, havia um medo do haitianismo na América. Dessa forma, um dos muitos motivos que consagraram os processos de independência da América do Sul foi o medo de que essas classes tidas como inferiores ascendessem ao poder em detrimento da elite local.
-
Gabarito: Certo
-
Essa questão é gramaticalmente mal feita. "Medo de seus dirigentes", que dirigentes? Os responsáveis pelas insurreições ou o medo dos "dirigentes do Estado" digamos assim? Como os dirigentes de um insurreição pode ter medo de se ascenderem? Sem dúvidas é uma falta de respeito com as milhares de mortes de brasileiros nessa época, quando se reduz as lutas de tais como uma massa de manobra da elite para manter o status quo.
-
-
Se a questão tivesse só "movimentos de independência", estaria 100% correta. Agora, dizer que insurreições, mesmo as populares(?) são elitistas, parece destoar dos motivos dessas insurreições como, por exemplo, a Cabanagem e a Revolta dos Malês. Fiquei com medo de marcar certa por causa disso.
-
Está questão é certa, pois foi utilizado o termo: " A DESPEITO" e não "despeito". Logo, se trocarmos o termo "A DESPEITO" por " APESAR DE" a questão estará certa.
-
não sei, eu interpretei que as independências foram feitas somente por inssurreições e movimentos de cunho popular... sendo que em grande medida foi conduzida PELAS elites por medo sim do povo tomar as rédeas...
-
a despeito= independentemente
-
As insurreições e os movimentos de independência em países da América do Sul ocorreram a despeito do constante medo de seus dirigentes de que as classes inferiores almejassem e viessem, de fato, a participar das atividades políticas.
Certo
O objetivo das revoltas das classes inferiores eram conseguir sua autonomia política do Estado absolutista.
-
Não entendendi muito bem a questão, mas levei em consideração que, era melhor declarara independência para dar uma falsa liberdade, acalmar os ânimos e manter o poder nas mãos dos governantes ( como foi o caso de D. Pedro I), do que continuar os conflitos e perder o poder para as mãos de oposições.
-
GABARITO: CERTO
As elites nacionais, desejosas da tomada do poder, temiam que as classes populares participassem dos processos de independência. Havia o medo do haitianismo na América, medo de uma revolta escrava tal qual ocorreu no Haiti, por exemplo. O interesse das novas elites era de se manter no poder com estruturas políticas, sociais e econômicas semelhantes às do período colonial, porém com dirigentes diferentes.
-
Tinham medo de perder o poder!!!
-
Eu sabia que isso havia acontecido no Brasil, mas não na América do Sul toda kkkkk latinos unidos!
-
Redação horrivel.