SóProvas


ID
2790832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Banco Central do Brasil (BCB) teve um longo processo de maturação até a sua criação. Mesmo antes do início do século XX, já se tinha a consciência, no Brasil, da necessidade de se criar um “banco dos bancos” com poderes de emitir papel-moeda com exclusividade, além de exercer o papel de banqueiro do Estado.

História do BC. Banco Central do Brasil
Internet: <www.bcb.gov.br> (com adaptações)

A partir do fragmento de texto precedente, que enumera algumas funções de um banco central, julgue (C ou E) o item a seguir, acerca das funções típicas dos bancos centrais e, em particular, do BCB. 

A política monetária influencia a evolução dos meios de pagamento e controla o processo de criação da moeda e do crédito. Na função de executor da política monetária, o BCB, para regular os meios de pagamentos, pode utilizar instrumentos clássicos, como encaixe legal, recolhimentos compulsórios, redesconto, excetuando-se as operações de mercado aberto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Para regular e implementar a política monetária, o BACEN utiliza instrumentos clássicos e não clássicos. Clássicos são aqueles que alteram a quantidade de moeda na economia e geram reflexo em juros, como por exemplo, movimentos nos encaixes legais, compulsório, redesconto, emissão de moeda e compra e venda de títulos públicos (ou seja, as operações de mercado aberto). Na intervenção não clássica, o Bacen altera a taxa de juros para provocar expectativas e assim alterar o comportamento dos agentes, sem que haja necessidade de alterar a quantidade de moeda na economia. Portanto, na questão, a palavra “excetuando-se” torna a questão errada.

     

    (Prof. Marcello Bolzan).

  • Errada.

    As operações de mercado aberto podem ser usadas pelo Bacen para regular os meios de pagamentos (compra e venda de títulos públicos). O Bacen faz isso todos os dias e é esse o seu principal instrumento de política monetária.

    Obs.: Meios de pagamento = papel moeda em poder do público + depósitos à vista.

    Comentário do Professor Daniel Sousa

  • M1 = PMPP + DV

    BM = PMPP + R

  • A política monetária é a função que define o sentido mais amplo de um banco central e aquela que, em última instância, articula as demais. A principal função de um banco central consiste em adequar o volume dos meios de pagamento à real capacidade da economia e absorver recursos sem causar desequilíbrios nos preços. Para isso, controla, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, a expansão da moeda e do crédito e a taxa de juros, buscando adequá-los às necessidades do crescimento econômico e da estabilidade dos preços e zelar pela estabilidade da moeda, mantendo seu poder de compra. A influência sobre a evolução dos meios de pagamento implica o controle ou a regulação do crédito, para que os bancos centrais contem com instrumentos tais como as operações de mercado aberto, o recolhimento compulsório e o redesconto.

    O objetivo do Banco Central é regular a moeda e o crédito, em níveis compatíveis com a meta inflacionária estabelecida pela autoridade monetária.

    As funções do Banco Central são:

    a) banco emissor: é o responsável e tem o monopólio das emissões de moeda;

    b) banco dos bancos: é o órgão em que os bancos depositam seus fundos e transferem fundos de um banco para outro (pela câmara de compensação de cheques). Além disso, o Banco Central também empresta aos bancos (o chamado redesconto bancário). Não obstante isso, como foi dito anteriormente, atualmente no caso brasileiro essa função é exercida pelos próprios bancos comerciais;

    c) banco do governo: é o canal que o governo tem para implementar a política monetária. Grande parte dos fundos do governo é depositada no Banco Central. De outra parte, quando o governo necessita de recursos, ele normalmente emite títulos (obrigações) e os vende ao público via Banco Central;

    d) banco depositário das reservas internacionais: é o responsável pela defesa da moeda nacional, e da administração do câmbio e das reservas de divisas internacionais do país.

    A principal função do Banco Central é controlar a oferta de moeda. Para tanto, ele dispõe dos seguintes instrumentos de política monetária:

    • emissões;

    • reservas obrigatórias dos bancos comerciais - compulsórios;

    • operações de mercado aberto;

    • política de redescontos; e

    • regulamentação da moeda e do crédito.

    Sendo assim, como a questão excetuou as operações de mercado aberto, a questão está errada.

    Fonte: livro ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos e https://www.bcb.gov.br/htms/sobre/bcuniversidade/cartilhaBancoCentral.pdf.

    Gabarito: Errado.


  • A questão tava indo muito bem, as operações de mercado aberto estão entre os instrumentos clássicos do Bacen. Ou seja, não podemos excetuá-las coisa nenhuma.

    Aliás, entre os instrumentos de política monetária, as operações de mercado aberto são com certeza os mais utilizados.

    As operações de mercado aberto são as operações de compra (para aumentar a liquidez) e venda (para reduzir a liquidez) de títulos públicos.

    Resposta: E

  • Errado

    Ele pode sim usar as operações de mercado aberto (também chamado de operação de Open Market)

    Operações de Mercado Aberto (Open Market) : Compra e venda de títulos públicos. O BACEN usa muito a taxa SELIC para isso. Se sobe a SELIC os bancos tendem a investir em renda fixa e esfria o mercado.

    Recolhimentos Compulsórios ou encaixe legal: Quando o banco central varia a taxa de reserva compulsória dos bancos. Se ele quer diminuir a quantidade de capital disponível basta exigir que os bancos tenham uma maior taxa de reserva compulsória.

    Redesconto: Preço que o BACEN empresta para os outros bancos

  •  as operações de mercado aberto estão entre os instrumentos clássicos do Bacen.

    GABARITO ERRADO

  • Operações de Mercado Aberto (open market): consistem na compra ou venda de títulos no mercado de títulos. Caso o BC deseje aumentar o montante de moeda na economia, comprará títulos e pagará por eles, criando moeda. Caso a opção seja pela redução do montante de moeda em circulação, venderá títulos, reduzindo assim a quantidade de moeda do sistema.

    Fonte: MILTONS, Michelle. Macroeconomia. Ed. Saraiva. p. 121.

  • Gab. E

    A principal função do Banco Central é controlar a oferta de moeda (meios de pagamento). Para tanto, ele dispõe dos seguintes instrumentos de política monetária:

    • Emissões: Banco Central tem o monopólio das emissões e deve colocar em circulação o volume de notas e moedas metálicas necessárias ao bom desempenho da economia.
    • Reservas obrigatórias dos bancos comerciais: o Banco Central obriga os bancos comerciais a reter uma parcela dos depósitos como depósitos obrigatórios, que não poderão ser utilizados pelos bancos para empréstimos ou outras aplicações.
    • Operações de mercado aberto: Compra ou venda, por parte do Banco Central, de títulos governamentais no mercado de capitais.
    • Política de redescontos: Basicamente empréstimos do BACEN aos bancos comerciais.

    Fonte adaptada: Economia Micro e Macro, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos; 4º Ed.