-
-
Depois da perda nas eleições de 30 Vargas foi nomeado presidente provisório.
Ele então nomeou "Interventores" que eram seus governadores.
LETRA D
-
ENTRE SUAS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS (DE GETÚLIO) DESTACAM-SE : SUSPENSÃO DA CF REPUBLICANA DE 1981,O FECHAMENTO DO ORGÃOS DO PODER LEGISLATIVO E A INDICAÇÃO DE INTERVENTORES LIGADOS AO TENENTISMO E DE SUA CONFIANÇA PARA CHEFIAR OS GOVERNOS ESTADUAIS !
GAB : D
RUMO À GLORIOSA PM SP ! ALÔ VOCÊ !!!
-
Vagas " O conciliador", tomando atitudes que procuraram conciliar todas as classes envolvidas... como a nomeação de INTERVENTORES em diversos estados em substituição aos antigos governadores, na maioria, eram nomeados entre os tenentes, os quais já tinham promovido movimentos de questionamento à Republica velha - os chamados "Movimentos Tenentistas"
-
Getúlio Vargas, no entanto, tinha outros planos para o Brasil, que eram a centralização do poder em sua figura, postura apoiada pelos tenentistas que defendiam a implantação de um modelo republicano autoritário. A ideia de Vargas era, a princípio, reformar todo o modelo político brasileiro, pois temia que as oligarquias tradicionais retomassem o poder, caso fossem convocadas novas eleições de imediato.
-
GAB : D
---------
ACERTEI A QUESTAO, MAS, MERECE UMA OBS : À EPOCA (89/30) A NOMENCLATURA ERA " PRESIDENTE DE ESTADO", que fora modificado por vargas como "interventores", uma vez que vargas gostava do poder. com isso, tendo apenas uma pessoa com a denominação de "presidente".
- República Velha, de 1889 a 1930: "presidente de estado".
- Era Vargas : interventor federal.
- Desde a República Nova : governador de estado.
-
Ao meu ver a resposta certa deveria ser a letra B
-
a)do governo provisório de Getúlio Vargas, onde temos a substituição das lideranças municipais por interventores que geralmente eram dissidentes do coronelismo.
Errada, lembre se que os Tenentistas ajudaram Vargas a chegar no poder então assim que ele chegou ele os indica para serem governadores dos estados
b) da Revolução Constitucionalista de 1932, onde as lideranças do movimento paulista eram compostas basicamente por interventores que em sua maioria originaram-se do tenentismo.
Errada, lembre que a Rev. Constitucionalista foi entre SP X GOVERNO e não tinha porque se originar do tenentismo se os cara "babava o ovo de Vargas", não foi a toa que ele deu cargos políticos né?
c) do Estado Novo, onde as lideranças estaduais compostas por interventores foram substituídos por governadores nomeados por Vargas, que em sua maioria eram Latifundiários cafeicultores.
Errada, eram tenentista e não latifundiários de café e também nem ocorreu durante o estado novo, lembre se que o estado novo é a ditadura, ou seja, só Vargas governava o país
d) do governo provisório de Getúlio Vargas, onde os governadores estaduais foram substituídos por Interventores sendo, em geral, tenentes oriundos do movimento Tenentista.
Correta, Vargas deu cargos aos tenentistas assim que chegou a presidencia com seu governo provisório
e) denominado de Estado Novo, onde o então presidente Getúlio Vargas substituiu todas as forças municipais por militares que em sua maioria eram oficiais de alta patente.
Errada, como já falei no estado novo só Vargas comandava o país
-
do governo provisório de Getúlio Vargas, onde os governadores estaduais foram substituídos por Interventores sendo, em geral, tenentes oriundos do movimento Tenentista.
GABARITO - D
-
GAB-D
CHUTE CERTEIRO.
-
Vargueta substitui os governadores ESTADUAIS.
A exceção de Minas Gerais, cujo governador havia apoiado a chamada Aliança Liberal, todos os governadores estaduais foram substituídos por ex-tenentes que apoiaram a Revolução de 1930.
GAB D.