SóProvas


ID
2792080
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder a questão.


     Hoje, a maioria dos países pode ser classificada como “Estados nacionais”, mas não todos. A nação pode encaixar-se completa e exclusivamente dentro de um Estado, mas também pode não se encaixar. Isso porque a palavra “nação” engloba coisas difíceis de precisar, mas que todo mundo sente. A nação quer dizer muitas vezes uma língua comum, uma história comum, tradições comuns, valores comuns, arte comum − ou seja, cultura no sentido mais lato.

    Os bascos, que falam sua própria língua e têm sua própria cultura, estão situados na Espanha e na França (o chamado País Basco) e portanto são cidadãos, conforme o caso, do Estado espanhol ou do Estado francês. Mas se consideram bascos. Estão apenas submetidos à ordem jurídica da França ou da Espanha. E muitos deles lutam pela instauração de um Estado nacional basco. Para os brasileiros, isso é difícil de entender. O Brasil é um caso comparativamente raro, em que um Estado muito grande coincide com uma nação.

    Nem a nação nem o Estado necessitam, para sua existência, de um território fixo, delimitado. Essas coisas são importantes de se ter em mente, ao tentarmos compreender problemas como o dos palestinos, dos bascos e de outros povos, cujas lutas ocupam os noticiários de todos os dias, embora muitas delas se desenrolem obscuramente em países de que raramente ouvimos falar e ainda outras sejam vistas por uma ótica deturpada pelos interesses envolvidos. São também noções indispensáveis para que se compreenda a história dos povos, pois, do contrário, grande parte dela perderá o sentido.


(Adaptado de: RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, por que manda, como manda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, edição digital.) 

 A frase redigida com correção e coerência está em: 

Alternativas
Comentários
  • Verbos impessoais (terceira pessoa do singular):Haver: existir, tempo ou ocorrer; eFazer: tempo ou fenômenos da natureza.

    Abraços

  • Os comentários do Lúcio Weber são muito úteis

    sarcasm mode on

  • Os erros que acho que encontrei, kkkkk, me corrijam se eu estiver errada ;)

     

     

     a) Os bascos, em conformidade com seu local de nascimento, devem acatar à determinada ordem jurídica, seja da França ou da Espanha, conquanto lutam pela independência de sua nação. (Acredito que não há crase)

     

     b) Englobando questões difíceis de definir, mas consensual por todos, nação traduz, muitas vezes, tradições e valores comuns, ou seja, aquilo que chamamos de “cultura” em sentido amplo. (Acredito que deveria ser no plural "questões consensuais". Mas tô numa dúvida cruel, achei foi bem estranha essa alternativa)

     

     c) Os bascos encontram-se na Espanha e na França, sendo, assim, de acordo com cada caso, considerados cidadãos do Estado espanhol ou do Estado francês, embora falem sua própria língua e tenham sua própria cultura.  (Muitas vírgulas, mas todas corretas. GABARITO)

     

     d) Há de considerar que, nos dias de hoje, não está necessariamente conectada à existência de uma nação ou de um Estado, um território fixo, geograficamente delimitado. (No masculinho. "Um território fixo...não está necessariamente conectado")

     

     e) Podem haver vieses comprometidos pelos interesses envolvidos, quando se divulga os problemas que acometem povos como palestinos e bascos, entre outros, e suas lutas políticas. (Pode haver!!!)

     

    Grande abraço!

  •  a) Os bascos, em conformidade com seu local de nascimento, devem acatar A (VERBO TD) determinada ordem jurídica, seja da França ou da Espanha, conquanto lutam pela independência de sua nação. 

     b) Englobando questões difíceis de definir, mas consensual por todos, (REDUNDÂNCIA) nação traduz, muitas vezes, tradições e valores comuns, ou seja, aquilo que chamamos de “cultura” em sentido amplo. (

     d) Há de considerar que, nos dias de hoje, não está necessariamente conectada à existência de uma nação ou de um Estado, um território fixo, geograficamente delimitado. UM TERRITÓRIO FIXO NÃO ESTÁ CONECTADO À EXISTÊNCIA DE UMA NAÇÃO

     e) Podem PODE haver vieses comprometidos pelos interesses envolvidos, quando se divulga os problemas que acometem povos como palestinos e bascos, entre outros, e suas lutas políticas. 

     

  • Comentar uma questão igual fez o Lúcio Weber é a mesma coisa do que dizer fuck you!

     

    Obrigado Andre Freitas e Ana Cristina, que Deus ilumine o caminho de vocês e que a aprovação venha logo.

     

  • Gabarito - C

     

     

    a) Os bascos, em conformidade com seu local de nascimento, devem acatar A determinada ordem jurídica, seja da França ou da Espanha, conquanto LUTEM pela independência de sua nação. 

     

     

    →  O verbo "acatar" é transitivo direto, logo, não rege a preposição "a", não havendo crase.

     

    →  O verbo "lutar" deve estar estar flexionado no presente do subjuntivo, pois sempre que houver um conectivo concessivo, o verbo que vier após ele deverá estar no modo subjuntivo.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) Englobando questões difíceis de definir, mas consensuaIS por todos, nação traduz, muitas vezes, tradições e valores comuns, ou seja, aquilo que chamamos de “cultura” em sentido amplo.

     

     

    →  O termo "consensual" deve concordar com quem está se referindo: "questões".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) Há de considerar que, nos dias de hoje, não está necessariamente conectadO à existência de uma nação ou de um Estado _ um território fixo, geograficamente delimitado.

     

     

    →  O predicativo "conectado" deve concordar com seu sujeito "um território fixo".

     

    →  Não cabe vírgula separando o sujeito "um território fixo" do seu predicativo "conectado".

     

     

    Ordem direta: "Um território fixo não está (VL) necessariamente conectado à existência de uma nação ou de um Estado."

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) Pode haver vieses comprometidos pelos interesses envolvidos, quando se divulgaM os problemas que acometem povos como palestinos e bascos, entre outros, e suas lutas políticas. 

     

     

    →  O verbo "haver" no sentido de existir é impessoal, portanto, não varia, como também, o verbo que estiver ao lado dele numa locução verbal.

     

    →  A partícula "se" está exercendo a função de pronome apassivador, logo, o verbo "divulgar" deve concordar com o seu sujeito "os problemas".

     

     

    Ordem direta: Quando os problemas são divulgados.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Acho que coerência tem haver com o sentido da coisa.

    a) acatam duas ordens jurídicas diferentes e lutam pela independência. NÃO FAZ SENTIDO, ESTÁ SENDO CONTRADITÓRIO.

    b) englobam questões difíceis, mas estão de acordo. NÃO FAZ SENTIDO.

    c) Cada lugar tem suas leis e suas culturas. FAZ TODO SENTIDO.

    d) É de hoje as divisões territoriais? CLARO QUE NÃO, DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE QUE O MUNDO VIVE NESSA BRIGA DE ESPAÇO  TERRITORIAL DA GEOGRÁFICA 

    e) Pode haver contraditórios sobre o que passam esses países? CLARO QUE NÃO, VEMOS A REALIDADE DESSES LUGARES TODOS OS DIAS NOS JORNAIS.

     

     

    Acertei a questão tendo esse pensamento. RUMO A PERFEIÇÃO 

  • a)  Acatar é verbo transitivo direto.

    b) A palavra CONSENSUAL deveria estar no plural.

    c) GABARITO.

    d) A palavra CONECTADA deveria estar no masculino para concordar com o sujeito da oração "UM TERRITORIO FIXO".

    e) A impessoalidade do verbo HAVER respinga no seu auxiliar "PODEM", tornando-o inflexível.

     

  • Noexcerto, "Os bascos encontram-se na Espanha e na França...", alguém sabe me dizer se este pronome é recíproco?!

  • Paulo junio martins machado, nesse caso o SE é uma partícula integrante do verbo( PIV), pois o verbo ENCONTRAR-SE é uma verbo pronominal. ;)

  • Gabarito: C

    A)Os bascos, em conformidade com seu local de nascimento, devem acatar à(Crase indevida) determinada ordem jurídica, seja da França ou da Espanha, conquanto lutam(converter para o verbo lutar na 3ª pessoa do presente do subjuntivo) pela independência de sua nação.

    B)Englobando questões difíceis de definir, mas consensual(...consensuaIS. Pôr no plural para concordar com "questões") por todos, nação traduz, muitas vezes, tradições e valores comuns, ou seja, aquilo que chamamos de “cultura” em sentido amplo.

    C)CORRETA

    D)Há de considerar que, nos dias de hoje, não está necessariamente conectada (...) um território fixo. O correto seria conectadO

    E)Podem( o verbo haver com o sentido de existir, ocorrer ou acontecer, bem como o que com ele se une para formar uma locução verbal, permanecem no singular) haver vieses comprometidos pelos interesses envolvidos, quando se divulga os problemas que acometem povos como palestinos e bascos, entre outros, e suas lutas políticas.

  • Resolvi só com base nas vírgulas