-
Séc . XVIII Vindos da Guiné portuguesa formando um importante grupo na formação do sincretismo cultural do nosso Amapá .
-
a)
XVIII, oriundos sobretudo da Guiné Portuguesa.
-
Gabarito A
Informações dos livros de história do Amapá, bem como da história do negro na Amazônia, dão conta da entrada de negros na região no século XVIII para atuarem como mão-de-obra escrava na agricultura e em fortificações militares, por exemplo, na construção da Fortaleza de São José.
O primeiro foco de povoamento essencialmente para o Amapá, com inclusão do negro, aconteceu a partir de 1771, quando cerca de 114 famílias de colonos lusos oriundos da costa africana, em decorrência de conflitos político-religiosos gerados entre portugueses e mulçumanos, foram transferidas, juntamente com seus escravos, para Nova Mazagão, atual município de Mazagão.
Fonte: http://www.tjap.jus.br/portal/home/nossa-reverencia/4388-nossa-reverência-aos-negros-do-amapa.html
-
ALTERNATIVA A.
XAVIER LUNA (2009, p. 92), citando VIRGOLINO-HENRY e FIGUEIREDO (1990, p. 84), atesta a existência de escravos africanos em Macapá pelo menos a partir de 1765 (Macapá foi fundada em 1758, famílias açorianas já povoavam a região desde 1752 e a construção da Fortaleza de São José de Macapá tinha começado um ano antes, em 1764). Segundo dados da organização SlaveVoyages.org, a maioria dos africanos que chegavam à região amazônica nesse período eram provenientes de Cachêu e de Bissau, que ficavam na então Guiné Portuguesa (hoje Guiné-Bissau, país independente na costa oeste da África). Então é muito provável que os africanos trazidos a Macapá fossem dessa região. VIDAL (2008, p. 177) cita um a chegada de um navio negreiro a Belém em 1770, vindo de Bissau, cujos africanos eram especificamente destinados aos mazaganenses que começavam a chegar. Foi assim que o negro começou a chegar no Amapá na condição de escravo.
Africanos Redesenhando a Vila de São José de Macapá (Verônica Xavier Luna, 2009)
A presença africana na Amazônia colonial: uma notícia histórica (Anaiza Vergolino-Henry, Arthur Napoleão Figueiredo, 1990)
https://www.slavevoyages.org/voyage/database
Mazagão - A Cidade que Atravessou o Atlântico (Laurent Vidal, 2008)
-
Nunca ouvi falar. Marquei Belém.