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ID
2792662
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os africanos escravizados constituíram um importante grupo na formação do sincretismo cultural no Amapá, introduzidos na região, no século

Alternativas
Comentários
  • Séc . XVIII Vindos da Guiné portuguesa  formando um importante grupo na formação do sincretismo  cultural do nosso Amapá .

  • a)

    XVIII, oriundos sobretudo da Guiné Portuguesa.

  • Gabarito A

    Informações dos livros de história do Amapá, bem como da história do negro na Amazônia, dão conta da entrada de negros na região no século XVIII para atuarem como mão-de-obra escrava na agricultura e em fortificações militares, por exemplo, na construção da Fortaleza de São José.

    O primeiro foco de povoamento essencialmente para o Amapá, com inclusão do negro, aconteceu a partir de 1771, quando cerca de 114 famílias de colonos lusos oriundos da costa africana, em decorrência de conflitos político-religiosos gerados entre portugueses e mulçumanos, foram transferidas, juntamente com seus escravos, para Nova Mazagão, atual município de Mazagão. 

    Fonte: http://www.tjap.jus.br/portal/home/nossa-reverencia/4388-nossa-reverência-aos-negros-do-amapa.html

  • ALTERNATIVA A.

    XAVIER LUNA (2009, p. 92), citando VIRGOLINO-HENRY e FIGUEIREDO (1990, p. 84), atesta a existência de escravos africanos em Macapá pelo menos a partir de 1765 (Macapá foi fundada em 1758, famílias açorianas já povoavam a região desde 1752 e a construção da Fortaleza de São José de Macapá tinha começado um ano antes, em 1764). Segundo dados da organização SlaveVoyages.org, a maioria dos africanos que chegavam à região amazônica nesse período eram provenientes de Cachêu e de Bissau, que ficavam na então Guiné Portuguesa (hoje Guiné-Bissau, país independente na costa oeste da África). Então é muito provável que os africanos trazidos a Macapá fossem dessa região. VIDAL (2008, p. 177) cita um a chegada de um navio negreiro a Belém em 1770, vindo de Bissau, cujos africanos eram especificamente destinados aos mazaganenses que começavam a chegar. Foi assim que o negro começou a chegar no Amapá na condição de escravo.

    Africanos Redesenhando a Vila de São José de Macapá (Verônica Xavier Luna, 2009)

    A presença africana na Amazônia colonial: uma notícia histórica (Anaiza Vergolino-Henry, Arthur Napoleão Figueiredo, 1990)

    https://www.slavevoyages.org/voyage/database

    Mazagão - A Cidade que Atravessou o Atlântico (Laurent Vidal, 2008)

  • Nunca ouvi falar. Marquei Belém.