SóProvas


ID
2792857
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A adoção do modelo gerencial de Administração pública trouxe, entre outras mudanças de paradigma em relação ao modelo burocrático,

Alternativas
Comentários
  • a) o controle de resultados das ações públicas, exercido a posteriori, adicional ao controle meramente formal e apriorístico. CORRETO. 

    b) a meritocracia, em substituição ao clientelismo próprio do modelo burocrático. O modelo burocrático que surgiu para substituir o clientelismo do patrimonialista.

    c) a especialização técnica dos servidores, abandonando o patrimonialismo próprio do modelo burocrático. O modelo patrimonialista que adota o patrimonialismo e não o burocrático.

    d) a verticalização das estruturas hierárquicas, como forma de obter ganhos de escala nos serviços públicos. O modelo gerencial não adota essa tecnica como obtenção de ganhos nos serviços públicos.

    e) a transferência à iniciativa privada de atividades inseridas no núcleo estratégico público, e não apenas daquelas não exclusivas de Estado. As atividades estratégicas dos Estado sempre continuará com a iniciativa pública, pois são essencias a ele.

  • Gab. A

    O modelo gerencial, com foco no cliente-cidadão, fala muito em um controle da atuação pública, mas não meramente formal e prévio visto na burocracia, mas também posteriormente à prática do ato. Buscando assim, a satisffação do usuário do serviço público.

    O modelo burocrático veio com a ideia de acabar com a palhaçada que havia no patrimonialismo, que não tinha distinção da coisa pública e da particular, cheio de corrupção e a relação descarada do "troca-troca", ou clientelismo. A burocracia de Weber acreditava na meritocracia; o cara iria ocupar o cargo pelo seu mérito e não por favores ou interesses pessoais dos gestores públicos, este modelo queria acabar com a praga do nepotismo e da corrupção.

     

  • A FCC quase deu um CTRL C + CTL V

    Ano: 2018 Banca: FCC Órgão:  Prova: 

    No que tange aos modelos teóricos de Administração pública, tem-se que o modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático, 

    D) controle de resultados, exercido a posteriori, e não apenas controles estritamente formais.

  • Burocracia - controle a priore, nos processos.

    Gerencialismo- controle a posteriore, nos resultados.

  • Comentários sobre a alternativa E

    E) Não há que se falar em transferência à iniciativa privada de atividades desenvolvidas no núcleo estratégico.

    O PDRAE dividiu a Administração Pública em:

    1. Núcleo Estratégico;

    2. Atividade Exclusiva;

    3. Serviço Não Exclusivo;

    4. Prod. B/S p/ o mercado.

    No núcleo estratégico são desenvolvidas as atividades básicas para organização do Governo e do Estado. São os "fazedores" das leis e das políticas públicas.

  • Gab.: Alternativa A

    Administração GERENCIAL:

    A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resul­tados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental

  • GABARITO: A

    Principais características da Administração Pública gerencial

    - orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente

     - ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão;

    - fortalecimento e aumento da autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, e valorização do seu trabalho técnico e político de participar, juntamente com os políticos e a sociedade, da formulação e gestão das políticas públicas; 

     - separação entre as secretarias formuladoras de políticas públicas, de caráter centralizado, e as unidades descentralizadas, executoras dessas mesmas políticas

     - terceirização das atividades auxiliares ou de apoio, que passam a ser licitadas competitivamente no mercado. 

    Administração Pública Burocrática apresenta as seguintes características:

    - Caráter legal das normas: nas organizações burocráticas, o poder decorre da norma legal. As normas e regulamentos escritos de forma exaustiva definem, antecipadamente, o seu funcionamento padronizado

    - Caráter racional e divisão do trabalho: nas organizações burocráticas, a divisão do trabalho é horizontal e feita de forma racional, com vistas a assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos; cada componente tem atuação restrita às tarefas vinculadas ao seu cargo, que, por sua vez, encontram-se descritas de forma clara, precisa e exaustiva.

    - Rotinas e procedimentos padronizados: nas organizações burocráticas, o ocupante de cargo guia-se por regras e normas técnicas claras e exaustivas, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização. 

    - Impessoalidade nas relações: nas organizações burocráticas, a contratação de servidores e a distribuição de tarefas é feita de forma impessoal; as pessoas são consideradas apenas pelos cargos ou funções que exercem, e os subordinados não obedecem a uma determinada pessoa, mas ao ocupante do cargo. 

    - Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos; as chefias das áreas/departamentos/seções seguem uma escala em que a autoridade de cargo inferior obedece à autoridade de cargo superior. As regras definem a forma de contato entre a autoridade inferior e a superior, a fim de garantir a unidade de comando e evitar atritos de autoridade. 

    -Profissionalização dos funcionários: nas organizações burocráticas, a administração é profissional. O funcionário burocrata é um especialista, e administrar é sua profissão. Os membros da organização são profissionais especializados nas atividades que exercem; recebem salários e constroem sua carreira ao longo dos anos. 

    FONTE: SLIDES DO PROFESSOR DO QCONCURSOS (Prof. Rodrigo Janiques)

  • A questão busca identificar se o candidato conhece as formas de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial. Vejamos as alternativas:


    A) o controle de resultados das ações públicas, exercido a posteriori, adicional ao controle meramente formal e apriorístico.

    Correto. Na administração pública gerencial, a estratégia se volta para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.


    B) a meritocracia, em substituição ao clientelismo próprio do modelo burocrático.

    Errado. O modelo burocrático já era baseado na meritocracia. Surgiu em contraposição ao clientelismo do modelo patrimonialista.


    C) a especialização técnica dos servidores, abandonando o patrimonialismo próprio do modelo burocrático.

    Errado. O modelo burocrático já tinha como característica a especialização técnica dos servidores. O patrimonialismo refere-se ao modelo patrimonialista.


    D) a verticalização das estruturas hierárquicas, como forma de obter ganhos de escala nos serviços públicos.

    Errado. Um dos fundamentos do modelo gerencial é a tendência de horizontalização de estruturas, objetivando a descentralização da decisão e formas flexíveis de gestão.


    E) a transferência à iniciativa privada de atividades inseridas no núcleo estratégico público, e não apenas daquelas não exclusivas de Estado.

    Errado. Não há transferência das atividades estratégicas. Com o modelo gerencial o Estado revelou-se mais capaz de promover o aumento da qualidade e eficiência dos serviços sociais oferecidos pelo setor público.


    Gabarito do professor: Letra A.

  • Gabarito A

    Controle

    Burocracia: a priori >>meios >> processos >>procedimentos

    Gerencial: posteriori>>  resultado