-
Alternativa correta: E
Segundo Mcgregor, as teorias X e Y são antagônicas quanto à sua visão do ser humano. Para ele, a Teoria X retrata os funcionários que não gostam de trabalhar e devem ter uma supervisão muito próxima para orientá-los, acompanhá-los ou até coagi-los no sentido de executar o trabalho, pois não sentem uma motivação natural para o trabalho. Quanto à Teoria Y, os funcionários acham o trabalho algo tão natural quanto descansar ou se divertir. Sob esta visão, uma pessoa mediana pode aprender a aceitar responsabilidades ou até buscá-las. A supervisão dos funcionários, conforme visto pela Teoria Y, poderia ser mais branda, já que eles sentiriam uma motivação natural para o trabalho.
"Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
-
Gab. E
Teoria X e Y - McGregor
X: Não gostam de trabalhar, só pensam no salário e evitam assumir responsabilidades, são preguiçosos. Por isso, devem ser controlados.
Y: Os trabalhadores gostam do trabalho, querem responsabilidades, os administradores veem que eles são fator. São essenciais para o crescimento da empresa e que sem o elemento humano, ela não vai prosperar.
-
Letra A: Macclelland Envolve a Necessidade de Afiliação, realização e Poder.
Letra B: Herzberg envolve os fatores Motivacionais e Higiênicos
Letra C: Maslow envolve a hierarquia das necessidades, sendo da base ao topo: Fisiológicas, segurança, sociais, estima e Autorrealização.
Letra E: CORRETA.
-
Gabarito E
Dicotomia: divisão de um elemento (no caso o conceito de motivação) em duas partes, geralmente, contrárias.
Das teorias da motivação, quem traz isso é o MCgregor:
✎ Teoria X (homem LIXO) e
✎ Teoria Y (Yes we can))
RESUMOS: https://goo.gl/92FN88
-
e)
2 A teoria X e a teoria Y – McGregor
A teoria de McGregor é, na verdade, um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados X e Y. Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de Teoria X e Teoria Y. Para McGregor, se aceitarmos a teoria X, e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já, se aceitarmos a teoria Y, as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.
Teoria X – Concepção negativa da natureza humana.
• O homem médio não gosta do trabalho e o evita.
• Ele precisa ser forçado, controlado e dirigido.
• O homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição.
• Ele busca apenas a segurança.
Teoria Y – Concepção positiva da natureza humana.
• O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.
• O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho.
• O homem exercerá autocontrole e autodireção, se as necessidades próprias forem satisfeitas.
• A pessoa média busca a responsabilidade.
• O empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem autodireção e autocontrole.
-
GABARITO: E
Teoria X e Teoria Y
McGregor apresentam duas visões:
Teoria X (visão negativa): os funcionários vão evitar o trabalho porque não gostam de trabalhar (são preguiçosos). Negativa, mais comum em organizações tradicionais --> o trabalho é um sofrimento.
Teoria Y (visão positiva): os funcionários acham o trabalho natural. Positiva, mais comum em organizações modernas --> o trabalho é um meio para realizações.
Fonte: meus resumos
-
McGregor trouxe a ideia de que e existem DUAS " MANEIRAS " DE SE VER AS PESSOAS. Essas visões seriam contrárias, ou seja, antagônicas (dicotomia). Uma seria negativa e antiquada (teoria X, baseada na desconfiança). E a outra seria mais positiva e moderna ( a teoria Y, baseada na confiança nos indivíduos). Pela teoria X, as pessoas seriam naturalmente PREGUIÇOSAS, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano NÃO GOSTA DE TRABALHAR E IRÁ FAZERO MENOR ESFORÇO POSSÍVEL.
Já a teoria Y seria mais embasada na CONFIANÇA NAS PESSOAS! Nessa situação, o gestor acredita que seus funcionários são AMBICIOSOS E GOSTAM DE TRABALHAR, têm capacidade decidir e iniciativa.
-
Tranquilo né pessoal? Questão pra dar confiança na prova.
-
Teorias da motivação X e Y de MCGregor:
Teoria X (Xô trabalho) (visão negativa) >>> trabalhadores não gostam de trabalhar, querem só o salário.
Teoria Y (Yes we can) (visão positiva)>>> trabalhadores gostam de trabalhar, como gostam de outra atividade qualquer.
-
ESSA SHEYLA É PORRADA.
-
Teoria de Herzberg:
Fatores Higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc
A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador
Fatores Motivacionais
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho.....
A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação.
-
Comentário:
Dicotomia quer dizer “dois lados de uma moeda”, de forma mais fácil para você entender. Dois pontos de vista conflitantes. Com isso estabelecido, vamos aos itens:
a) McClelland realmente desenvolveu a Teoria das Necessidade Adquiridas, mas esta não separa indivíduos em grupos A e B. Essa explicação da teoria não tem nada a ver com o modelo, que divide as necessidades humanas em afiliação, poder e realização. Item incorreto.
b) A Teoria Bifatorial de Herzberg também foi relacionada de forma incorreta a sua explicação. Na verdade, esta teoria defende que as necessidades humanas podem ser divididas em 2 (dois) tipos da fatores: os motivadores/satisfacientes/intrínsecos e os higiênicos/insatisfaciente/extrínsecos. Portanto, item incorreto.
c) Mais um item que relaciona a teoria a uma explicação inverídica. A Teoria da Hierarquia das Necessidades divide os desejos humanos em 5 (cinco) categorias: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e autorrealização. Não tem nada a ver com condições do ambiente (ligadas à Teoria de Skinner). Afirmativa falsa.
d) A teoria ERC não defende que a motivação pode ser inata ou adquirida. Ela divide as necessidades do homem em de Existência, Relacionamento e Crescimento.
e) Item verdadeiro, pois essa teoria realmente divide os perfis comportamentais em dois tipos totalmente distintos: o homem X (apático, indolente, que não gosta de trabalhar e precisa de controle rígido) e o homem y (percebe o trabalho como algo bom, automotivado e precisa de um líder).
Gabarito: E
-
GABARITO: LETRA E
As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.
Teoria X
“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”
McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
Teoria Y
“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.
FONTE:
http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/
-
-
Gabarito: E
A questão exige conhecimentos sobre a Teoria X e Y de McGregor, que apresenta concepções extremas da natureza humana em relação ao trabalho.
Teoria X: as pessoas não gostam de trabalhar, o ambiente deve ser mais autocrático e coercitivo;
Teoria Y: as pessoas aceitam responsabilidades e desafios e o trabalho é algo natural para elas.
@adm.semduvida
-
Dicotomia significa divisão de um elemento em duas partes. Vamos analisar as alternativas.
Alternativa A. Errado. De acordo com a teoria das necessidades adquiridas, os indivíduos ao longo da vida, a partir dos resultados das suas experiências, vão aprendendo e adquirindo três tipos de necessidade: necessidades de realização, necessidades de poder e necessidades de afiliação.
Alternativa B. Errado. A teoria Bifatorial é dicotômica, mas a alternativa erra ao explicar a teoria. A teoria bifatorial tenta explicar a motivação através de dois fatores: motivacionais e higiênicos.
Alternativa C. Errado. A teoria de Maslow envolve a hierarquia das necessidades, sendo da base ao topo: Fisiológicas, segurança, sociais, estima e Autorrealização.
Alternativa D. Errado. Aldefer classificou os tipos de necessidade em apenas três grupos em vez dos cincos grupos propostos por Maslow, quais sejam: necessidades de existência, necessidades de relacionamento, necessidades de crescimento.
Alternativa E. Certo. Essa é a teoria dicotômica que divide a natureza humana em X e Y.

Gabarito: E