SóProvas


ID
2792983
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma Unidade Básica de Saúde apresenta população adstrita e um território bem desigual com a seguinte configuração: uma parte da população é ribeirinha e mora às margens de um rio que frequentemente inunda durante os períodos de chuva e outra parte vive longe do rio em uma área alta e plana. Nesse contexto, para que se operacionalize o princípio da equidade, a oferta de serviços da unidade deve ser dirigida a atender mais

Alternativas
Comentários
  • FUNDAMENTO:

                                                             LETRA : B

    EQUIDADE

     

    Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.

    Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, especialmente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

    O princípio da equidade também norteia políticas de saúde, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto dos determinantes sociais da saúde aos quais estão submetidos. Neste sentido, no Brasil, existem programas de saúde em acordo com a pluralidade da população, contemplando as populações do campo e da floresta, negros, ciganos, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

     

     

    https://pensesus.fiocruz.br/equidade

  • Entendido. Obg.

  • Achei a questão passiva de dupla interpretação, tendo em vista que o "fundamento" da equidade é "dar mais a quem mais precisa", na alternativa C -"os usuários que apresentam casos clínicos mais graves, independentemente do local de moradia, em detrimento dos que apresentam casos clínicos mais brandos.", se encaixa no principio básico. Tendo em vista que a gravidade do caso clínico justifica a atenção prioritária, independente do local de moradia. Interpretei dessa forma. --'

  • Tive o mesmo raciocínio que a Danielle, independente de morar em lugar x ou y, casos graves sempre terão prioridade.

  • meio sem entender o pq nao da letra C,

    A nao ser que a alternativa C representa um caso de principio da UNIVERSALIDADE, sendo a saude pra qualquer pessoa independente de sua condição.

    Caso eu esteja pensando errado, favor me corrijam!

  • Equidade é assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos. A equidade se refere ao atendimento para os indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade. Portanto no caso apresentada pela banca a população ribeirinha está exposta a mais riscos acarretando na necessidade de um atendimento prioritário, enfim, a população ribeirinha e menos a população da área alta.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia

    http://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

    https://pensesus.fiocruz.br/equidade