-
O BSC (Balanced Scorecard) implanta a visão do longo prazo nas rotinas do curto prazo esse é um método voltado ao gerenciamento da estratégia das empresas. Seu principal objetivo é possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo), atuando para concretizar ações ou projetos que garantam um crescimento sólido às empresas com 4 perspectivas: Financeira, de Clientes, de Processos Internos e de Aprendizado e Crescimento.
http://www.blogdaqualidade.com.br/o-que-e-bsc-balanced-scorecard/
-
pra quem não é assinante o gabarito é a letra A
-
O BSC apenas decodifica a estratégia em objetivos, ou seja, retira o abstratismo estratégico e transforma em metas, algo mais palpável. Além disso não se limita a metas simplesmente financeiras, mas também engloba aquelas ligadas aos clientes, estrutura interna da empresa e aprendizado/ crescimento organizacional.
-
O BSC traduz os objetivos estratégicos da organização para Todos os envolvidos, a fim de alcançarem sua Visão de Futuro e cumprirem sua Missão perante a sociedade.
Utiliza Indicadores Mensuráveis, que auxiliam na Medição de suas Perspectivas e, assim Retroalimentar a organização.
Apesar de ser uma ferramenta reconhecida, vejo falhas na economicidade da máquina pública, uma vez que permitem a abertura de créditos suplementares, adicionais e o déficit da Dívida brasileira continua a crescer.
Vamos trabalhar para ajudar a extinguir os cargos cabide, exonerar os cargos em comissão, reduzir a corrupção/criminalidade e enfim ajudar na transformação social para o bem de nossos filhos e netos. É para isso que estudamos.
-
Balanced Scorecard (BSC)
Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).
Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."
O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração
-
O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgar a estratégia, promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas.
-
A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced ScoreCard.
O Balanced scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)
Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.
Analisando cada perspectiva separadamente podemos resumi-las da seguinte forma:
- Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.
- Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.
- Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.
- Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)
A- CORRETA. Traduz (alinha) o planejamento estratégico ao planejamento operacional.
B- INCORRETA. Não é um dos objetivos do BSC.
C- INCORRETA. Não é um dos objetivos do BSC.
D- INCORRETA. Não é um dos objetivos do BSC. Os indicadores devem ser mensuráveis.
GABARITO: LETRA A