a-
Na análise e síntese, insights são organizados em padrões, criando desafios que auxiliem na compreensão do problema. Para isso podem ser criados cartões de insights, gerados a partir da fase de imersão com as informações organizadas, identificando padrões e interrelações dos dados.
o processo de análise e síntese usa diferentes modelos que caracterizam um processo metacognitivo: mapas conceituais, mentais e visuais, personas, mapa de empatia, jornada do usuário, entre outros.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido em design thinking. Neste caso, marquemos a alternativa que contém a técnica que pode ser utilizada para realizar a análise e síntese de um problema.
O design thinking é um modelo mental utilizado para gerar soluções que podem trazer melhorias para as pessoas, tendo como base o modelo de aprendizagem prática e contínua. Transforma uma situação desejada em uma situação existente. Conforme Tim Brown apresenta: sua missão é traduzir observações em insights.
Conforme nos apresenta Paludo (2020), para diversos autores, os pilares do design thinking são:
- Empatia
- Colaboração
- Experimentação
Pode ser dividido em algumas etapas, sendo elas:
Imersão: aproxima a equipe do problema. Pode ser dividida em preliminar (contato inicial e identificação do problema, identificação dos atores e usuários, pesquisa de insumos); e profundidade (exploração do contexto do problema, identificação prévia de oportunidades e criação de insumos para análise/síntese).
Análise e síntese: os dados e informações coletados na imersão são agrupados, organizados em "cartões de insights", e visualizados por toda a equipe, de forma a permitir a melhor compreensão do problema e a identificação das perspectivas de soluções.
As técnicas mais comuns usadas nesta etapa são:
- Cartões de insight
- Diagrama de Afinidade
- Mapa Conceitual
- Critérios Norteadores
- Personas
- Mapa de Empatia
- Jornada do Usuário
- Blueprint
Ideação: a partir dos insights, utiliza-se diversas ferramentas ou técnicas para estimular ideias criativas e gerar soluções inovadoras. Tendo o foco nos usuários, a equipe heterogênea e outras pessoas com experiências, visões e conhecimentos diferentes criam ideias novas e diversificadas, sendo o brainstorming como uma das técnicas.
Prototipação: tem a finalidade de validar as melhores ideias encontradas. As ideias ganharão vida a partir da criação de protótipos para representar o que se pretende, testar e validar a ideia.
Tendo visto o assunto acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
PALUDO, Augustinho. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. 4. ed. Salvador: Juspodivm, 2020