SóProvas


ID
2794501
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os CIAMs, Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, passaram por três etapas de desenvolvimento.


Considerando-se a sequência cronológica destas etapas, suas ênfases predominantes foram, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A) doutrina / planejamento urbano / idealismo liberal.

  • Os CIAMs, segundo Kenneth Frampton, passaram por três etapas distintas de desenvolvimento. Os CIAMs I a III, dominada pelos arquitetos de língua alemã (suíços e alemães), de tendência socialista, trata do início do movimento com preocupações sociais e técnicas (racionalização da construção). Os CIAMs IV a VII, com domínio da língua francesa, representado pela figura de Le Corbusier, dá ênfase nas discussões para uma doutrina funcionalista urbana, a Carta de Atenas. Os CIAMs VIII a X, com o domínio da língua inglesa (ingleses e holandeses), trata da emergência do Team X, crítica e dissolução do movimento de ordem funcional, de defesa da introdução de dimensões normativas e de eficiência nos métodos de produção. (FRAMPTON, 2008, p. 328)
  • A criação dos CIAM pode ser considerada como o marco inicial do período “acadêmico” do Movimento Moderno, sucedendo o período de vanguarda, ou período heroico.

    Entre a declaração de La Sarraz de 1928 (1º CIAM) e a ultima conferência, realizada em Dubrovnik 1956, os CIAM passaram por 3 etapas de desenvolvimento, de acordo com Frampton.

    - A primeira fase, que foi de 1928 a 1933, foi dominada pelos arquitetos da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade) de língua alemã, que tinham quase todos tendências socialistas.  Esses Congressos voltaram-se num primeiro momento (Frankfurt, 1929) para os problemas dos padrões mínimos de vida digna para uma habitação, e em seguida (Bruxelas, 1930), para as questões da altura ideal da edificação e dos espaços entre os blocos.

    - A segunda fase, de 1933 a 47, foi dominada pela personalidade de Le Corbusier, que deliberadamente alterou a ênfase até então predominante, fazendo-a incidir doravante sobre o planejamento urbano. O CIAM IV, de 1933, foi sem sombra de dúvida o congresso mais abrangente do ponto de vista urbanístico, em virtude de sua análise comparativa de 34 cidades europeias, propiciando a elaboração da Carta de Atenas (Frampton).

    - A terceira fase, de 1947 a 56, de acordo com Frampton foi dominada pelo idealismo liberal que triunfou completamente sobre o materialismo do período anterior. Vai recusar o racionalismo da ‘cidade funcional’ e introduzir os conceitos de lugar, de pertencimento etc.

  • Os CIAM (Congrés Internationaux d'Architecture Moderne), Congressos Internacionais de arquitetura moderna, foram encontros que aconteceram entre os anos de 1928 e 1956, período de difusão da arquitetura internacional. Os CIAMS são classificados, de acordo com Frampton, em três etapas distintas.

    A primeira etapa abrange os três primeiros CIAMs (1928, 1929, 1930) em que a ideologia socialista e radical de arquitetos alemães e holandeses é predominante. Os principais temas abordados nestes três primeiros congressos envolviam estudos do urbanismo e zoneamentos, política de uso do solo, habitação mínima, divisão racional do solo e métodos construtivos racionais.

    A segunda etapa engloba os CIAMs IV, V e VI e é marcada pela presença do influente Le Corbusier. O IV CIAM deu origem à Carta de Atenas e os princípios da “cidade funcional", definidos por quatro funções predominantes na cidade industrial: o trabalho, a residência, o descanso e a circulação, juntamente à temática do patrimônio histórico das cidades.

    A terceira etapa caracteriza-se como um período conflituoso. Segundo Montaner, a partir do VII Congresso, realizado em Bérgamo (Itália), entra-se na terceira etapa dos CIAM, marcada por uma lenta aparição de conflitos, pela massificação da assistência com a presença de numerosos estudantes e o definitivo predomínio dos arquitetos de ideologia liberal. A nova geração de arquitetos propunha que a arquitetura refletisse a diversidade dos modelos sociais e culturais e de identidade da vida das pessoas na complexa vida urbana.

    Gabarito do Professor: Letra A. 

    Fonte: MONTANER, Josep Maria. Depois do Movimento Moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.