-
Concordo com o Felipe Corona;
Ao fazer a conta com a espessura da parede com 0,15m de espessura o resultado da 14,40 m2 correspondente a letra C).
Volume total das 4 paredes (considerando 0,15m): (4 x 3 x 0,15) x 4= 7,20 m³. Multiplicando-se o volume por 2, temos 14,40 m³.
-
Provavelmente a banca quis cobrar 0,15m em vez de 0,05m. Só assim a questão faz sentido.
-
*espessura da parede = 0,15m
erro de digitação do enunciado da questão
-
Pesquisando no Google, achei isso no Site do Estratégia.
''Cabe recurso! Creio que a banca errou e, ao invés de colocar que a alvenaria tinha 0,15 m de espessura, colocou 0,05 m.
Primeiro, vamos calcular o volume total das 4 paredes (de acordo com as informações passadas): (4 x 3 x 0,05) x 4= 2,40 m³. Multiplicando-se o volume por 2, temos 4,80 m³.
Vamos ao livro “Como preparar orçamentos de obra”, São Paulo, PINI, Aldo Mattos
Demolição
O volume da estrutura a ser demolida “cresce” quando passa da construção ao entulho. Isso porque o arranjo da massa se desfaz e aumenta de volume. Esse “inchamento”, bem semelhante a um empolamento, varia de material para material, e de acordo com o método de demolição.
Para demolição de alvenaria de blocos, comum em obras e reformas, recomenda-se multiplicar o volume por 2. Em outras palavras, 1 m3 de alvenaria gera cerca de 2 m3 de entulho quando demolida.''
-
O primeiro passo é calcular o volume da parede multiplicando as 3 dimensões envolvidas:
De acordo com Mattos (2019), quando falamos de volume de entulho, existe a necessidade de considerar o seu inchamento, fenômeno parecido com o empolamento que acontece em solos. O autor sugere que para demolição de alvenaria de blocos, comum em obras e reformas, recomenda-se multiplicar o volume por 2.
Dessa forma o volume de entulho seria de 4,8 m³.
Parece que houve um erro de digitação das dimensões da parede, o que levou a banca a um gabarito errado. Questão passível de recurso.
Gabarito da Banca: Letra C.
Gabarito do Professor: ANULADO.
FONTE:
MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras‑ 3. ed. ‑ São Paulo : Oficina de Textos, 2019.