MANUAL DE CONSERVAÇÃO DE CANTARIAS/ IPHAN - 2000
6.2- RECONSTITUIÇÃO DE CANTARIAS
6.2.1- COM PRÓTESES
Consiste na reconstituição das perdas ocorridas na cantaria, através da aplicação de próteses de pedra com as mesmas características físicas da original. A escolha das próteses de pedra a serem aplicadas requer um apurado dom artístico, pois somente técnicos-escultores são capazes de confeccionar determinados tipos de prótese, principalmente aquelas que exigem complementação de ornatos, cimalhas, cartelas de pedra. Na escolha da pedra a ser aplicada como complemento da lacuna, é preciso considerar também a cor e a textura, que deverão ser o mais semelhantes possível da cantaria a ser reconstituída.
GABARITO: D
Manual de Conservação de Cantarias - IPHAN
A) "...é preciso considerar também a cor e a textura, que deverão ser o mais semelhantes possível da cantaria a ser reconstituída."
B) "A aplicação de próteses de menores dimensões pode ser feita apenas com o auxílio de colas ou resinas."
C) "As juntas também devem ser reconstituídas, pois as emendas dessas pequenas próteses não poderão se tornar aparentes, sob pena de prejudicar a leitura da cantaria."
D) GABARITO
E) "Quando se empregam próteses de maiores dimensões, necessária se faz a aplicação de reforços com pinos metálicos ( aço inox ou latão)."