SóProvas


ID
2794927
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em atenção às recomendações do Conselho Nacional de Arquivos para digitalização de documentos arquivísticos permanentes, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve contribuir para o amplo acesso e disseminação dos documentos arquivísticos por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação.
II. Deve incrementar a preservação e segurança dos documentos arquivísticos originais que estão em outros suportes não digitais, por restringir seu manuseio.
III. Deve eliminar os acervos arquivísticos não digitais, na medida em que reproduz formatos e apresentações diferenciados do formato original.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra D.

  •  Recomendações do Conselho Nacional de Arquivos

     O QUE É A DIGITALIZAÇÃO

    Entendemos a digitalização como um processo de conversão dos documentos arquivísticos em formato digital, que consiste em unidades de dados binários, denominadas de bits - que são 0 (zero) e 1 (um), agrupadas em conjuntos de 8 bits (binary digit) formando um byte, e com os quais os computadores criam, recebem, processam, transmitem e armazenam dados. De acordo com a natureza do documento arquivístico original, diversos dispositivos tecnológicos (hardware) e programas de computadores (software) serão utilizados para converter em dados binários o documento original para diferentes formatos digitais. No entanto, o produto dessa conversão não será igual ao original e não substitui o original que deve ser preservado.


    A digitalização, portanto é dirigida ao acesso, difusão e preservação do acervo documental.


     POR QUE DIGITALIZAR

    Contribuir para o amplo acesso e disseminação dos documentos arquivísticos por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação;

    • Permitir o intercâmbio de acervos documentais e de seus instrumentos de pesquisa por meio de redes informatizadas; •

    Promover a difusão e reprodução dos acervos arquivísticos não digitais, em formatos e apresentações diferenciados do formato original;

    Incrementar a preservação e segurança dos documentos arquivísticos originais que estão em outros suportes não digitais, por restringir seu manuseio. 

  • Item III incorreto.

    Um documento digitalizado não possui validade legal, portanto jamais se pode eliminar o documento original só por que o mesmo foi digitalizado.

  • GABARITO: D

    III - Deve eliminar os acervos arquivísticos não digitais, na medida em que reproduz formatos e apresentações diferenciados do formato original. INCORRETO O processo de digitalização não objetiva substituir os documentos, é dirigido ao acesso, difusão e preservação do acervo documental.

  • Gabarito: D

    POR QUE DIGITALIZAR 

    • Contribuir para o amplo acesso e disseminação dos documentos arquivísticos por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação;
    • Permitir o intercâmbio de acervos documentais e de seus instrumentos de pesquisa por meio de redes informatizadas;
    • Promover a difusão e reprodução dos acervos arquivísticos não digitais, em formatos e apresentações diferenciados do formato original;
    • Incrementar a preservação e segurança dos documentos arquivísticos originais que estão em outros suportes não digitais, por restringir seu manuseio. 

    FONTE: Resolução nº 31 do CONARQ: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/Recomendacoes_digitalizacao_completa.pdf