SóProvas


ID
2794948
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Relacione as características dos documentos de arquivo, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1 - Autenticidade
2 - Confiabilidade
3 - Unicidade
4 - Organicidade

( ) Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem.
( ) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.
( ) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar.
( ) Os documentos de arquivo precisam ser o que dizem ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    Princípio da Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.  A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

     

    Autenticidade: Capacidade de se provar que um documento efetivamente é o que diz ser e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

     

    Confiabilidade: decorre da Autenticidade e da Unicidade.

     

    Princípio da unicidade: o MESMO CONTEÚDO em um contexto DIFERENTE representa um novo arquivo (não é uma cópia). .

  • Organicidade-Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem.

     Confiabilidade - Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.

     Unicidade- Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar.

    Autenticidade- Os documentos de arquivo precisam ser o que dizem ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.


    Gab''C''

  • Como matei essa questão... lendo apenas os dois primeiros?

    De cara... deu pra saber que a primeira era o 4 ... só poderia ser a opção C ou E.

    Assim, a dúvida era saber se a segunda sentença era confiabilidade ou unicidade.

    ( ) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo. ( atestar a veracidade)

    O que ficou fácil, por saber que nem de perto seria princípio da unicidade. Só pode se encaixar em confiabilidade. Gabarito C

    Assim... ganhamos tempo, com um pouco de raciocínio lógico nas questões.

    Agora, tranquilamente podemos identificar os outros conceitos...

    ( ) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar. Unicidade

    ( ) Os documentos de arquivo precisam ser o que dizem ser, ( ou seja, precisam ser autênticos) independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Autenticidade

  • Gabarito: C

  • Brena tá em todas!!

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    FONTE: QC

  • Resolução:

    (4) Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem.

    A definição corresponde ao termo organicidade. Palavras-chave que promovem a ligação da definição com o termo: produzidos e acumulados

    (2) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.

    A definição corresponde ao termo confiabilidade. Palavras-chave que promovem a ligação da definição com o termo: veracidade

    (3) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar.

    A definição corresponde ao termo unicidade. Lembre-se que os documentos são únicos dentro do seu contexto de produção.

    (1) Os documentos de arquivo precisam ser o que dizem ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

    A definição corresponde ao termo organicidade. Um documento orgânico é aquele que foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição.

    Resposta: C

  • Gab. C

    C

    4, 2, 3 e 1.

    1 - Autenticidade 2 - Confiabilidade 3 - Unicidade 4 - Organicidade

    (4) Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem. (2) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo. (3) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar. (1) Os documentos de arquivo precisam ser o que dizem ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

    Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

    Autenticidade= precisa ser o que é, livre adulterações

    Confiabilidade= sustentar fatos q alega, relacionado ao momento produzido e a vdd do conteúdo