SóProvas


ID
2795209
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Apesar das transformações nas relações entre assessoria de imprensa e a mídia, o release se mantém como uma estratégia de comunicação válida, na medida em que

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA E.

    FIQUEI NA DUVIDA SE ESSE ERA O CONCEITO DE COLETIVA DE IMPRENSA...RS

  • Entre as opções, a letra E é de fato a certa. Até porque, é baseada em um trecho do livro da Maristela Maffei:

    "O release é usado basicamente quando as assessorias precisam pulverizar informações a serem divulgadas para um número maior de veículos de comunicação" (MAFFEI, p. 46)

    Fonte: Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a mídia, Maristela Maffei

    Porém, por outro lado, essa ideia vai de encontro com o entendimento de Jorge Duarte sobre release:

    "Se a informação é relevante e está sendo oferecida apenas a determinado jornalista, terá preferência na publicação e provavelmente ocupe mais espaço do que normalmente receberia. Jornalistas sempre vão preferir material restrito ou exclusivo." (DUARTE; p. 210)

    Fonte: Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia, Jorge Duarte

    Enfim, não estou questionando o gabarito da banca (dadas a alternativas, eu realmente acho que é mesmo a opção certa. Dá pra acertar até por eliminação), apenas desabafando sobre essas inconsistências que acontecem em concursos de comunicação social, em que muitas vezes dois autores usados como referências nas provas se contradizem.

  • Em resposta à Amanda, não acredito que haja contradição. Fica mais fácil de entender quando se tem vivência prática de assessoria, mas vou tentar explicar. Se você possui uma informação que sabe ser de importância para determinado jornalista, e que a chance dela ser publicada de forma correta e ganhar publicidade é alta, então use o artifício da exclusiva. Isso é comum, por exemplo, com colunistas e alguns blogs que possuem alta visibilidade e propagação.

    No entanto, se a sua informação precisa ser propagada de forma rápida e generalizada, ou seja, que atinja o maior número de veículos e leitores ao mesmo tempo, então o release simultâneo para muitos veículos será o mais indicado.

    É exatamente o que diz a alternativa E: "deve ser priorizado quando o objetivo é pulverizar uma informação de modo ágil e, se possível simultâneo, para muitos veículos de comunicação."

    Exemplo 1: notícia com teor político que pode gerar burburinho e movimentação nos bastidores da política. (coluna ou blog)

    Exemplo 2: mudança de sistema cadastral em órgão público que afetará milhões de pessoas em todo o país (múltiplos veículos de comunicação).