SóProvas


ID
2795860
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aprendizagem organizacional está relacionada à obtenção de mais conhecimentos sobre as demandas e as dinâmicas de uma empresa, e pode acontecer por meio de aprendizado dentro ou fora da organização, de forma direta ou indireta. Sobre a aprendizagem organizacional, analise as afirmativas a seguir.


I. Pode ocorrer graças à aprendizagem com o líder, a aprendizagem prática e a aprendizagem sistemática.

II. Pode ocorrer graças à experiência do profissional, ao benchmarking e ao compartilhamento de informações.

III. Pode ocorrer graças ao trade-off, à curva de Phillips e ao aprendizado praxeológico.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Benchmarking é um processo de comparação de produtosserviços práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

    bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.


    https://www.significados.com.br/benchmarking/

  • trade-off = visa solução de conflitos e não a aprendizagem organizacional

  • A questão versa sobre aprendizagem organizacional, tema pertinente ao tópico de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional.

    Aprendizagem a nível organizacional é uma das ferramentas de cunho estratégico utilizada pela organização com objetivo de melhorar a atuação da empresa na consecução de atividades fins em busca de alcançar sua missão.  Realiza-se mediante a constituição de uma cultura de capacitação contínua tendo em vista o desenvolvimento de competências de cunho crítico para seus empregados. Difere da Aprendizagem individual, o qual tem como objetivo desenvolver habilidades individuais a nível operacional, com alcance mais limitado, enquanto a aprendizagem organizacional tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades competitivas.

    Seu público alvo são todos aqueles que possuem influência no processo da empresa, como os clientes, fornecedores, terceiros, instituições de ensino superior, dentre outros.

    Tem como consequência a aquisição de vantagens competitivas que permitem que a organização se arrisque em novos mercados em busca do seu crescimento.

    De posse desses aspectos introdutórios, vamos aos comentários das alternativas:

    I - Verdadeira.
    Vamos aos comentários de cada tipo de aprendizagem que o item aborda.

    Aprendizagem com o líder: aqui, os interessados podem internalizar conhecimentos a partir da atuação do líder. Como figura que exerce influência, o líder pode propor melhorias, provocar discussões, exibir o manejo de alguma técnica, ensinar de forma geral seus liderados. O líder exerce importante papel na organização como exemplo a ser seguido.

    Aprendizagem prática: o colaborador desenvolve suas competências mediante o trabalho na prática, ao analisar e resolver problemas específicos em um determinado departamento. As atividades do dia-a-dia é uma das técnicas mais utilizadas nas organizações. Geralmente aplica-se em conjunto com outras técnicas de aprendizagem, dependendo do grau de conhecimento do colaborador na atividade a ser exercida

    Aprendizagem sistemática: consiste em um método de ensino organizado, construído por etapas e que possui uma meta a ser alcançada. Como se fosse um método guiado. Podem surgir como treinamentos (que possuem plano de ensino e um objetivo específico) ou até estudo de caso, em que o grupo organiza as discussões de um caso em específico para encontrar soluções em conjunto, de forma organizada.

    II - Verdadeira
    A experiência do profissional é obtida a partir da aprendizagem prática, como vimos no item anterior. A aprendizagem é o resultado tanto da capacidade técnica do profissional, quanto o conjunto de experiências frutos da sua atuação empírica. 

    O benchmarking constitui uma ferramenta de análise e comparação de funções e processos. Facilita a criação de novas estratégias para atuação da organização para vencer a concorrência com outras empresas. Não esqueça que estamos falando de aprendizagem organizacional e não individual! O benchmarking é uma ótima ferramenta que visa compreender de que forma a organização pode atuar a nível estratégico, possibilitando aprendizagem de resultados de produtos e serviços de outras organizações para melhoria do seu próprio desempenho.

    Já o compartilhamento de experiências também é um ótimo procedimento de aprendizagem organizacional. A troca de ideias, discussões em grupo com diversidade de experiências, permitem maior aprendizado. “Duas cabeças pensam melhor que uma"
    A troca de experiência permite também identificar possíveis falhas antigas ou futuras, estabelecer planos a curto e longo prazo, conhecer como são os processos com organizações que estão a mais tempo no mercado, dentre muitos outros.

    III - Falsa 

    Esses termos não referem-se à aprendizagem!


    Trade-off  é um termo usado para informar o custo de oportunidade. Refere-se à decisão tomada a respeito entre os custos e benefícios de uma dada questão.¹ Nesse caso, trade-off é uma escolha, e não uma possibilidade de aprendizagem. Por exemplo, ao decidir pagar seus estudos para passar em um concurso, você está escolhendo conforme o custo-benefício da sua decisão. Caso você esteja pensando em benefício a longo prazo, você achará que é vantagem o custo do material. É uma escolha, baseada em suas próprias convicções!

    A curva de Philips é uma ferramenta que explica que há um trade-off entre inflação x desemprego². A inflação e o desemprego estão relacionados de maneira inversa. Se a inflação aumenta, o desemprego diminui, e vice-versa.

    Gabarito da Professora: Letra B.

    ¹Site Capital Research

    ²Site Dicionário Financeiro