SóProvas


ID
2795881
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria da motivação ERC baseia-se nas necessidades de existência, relação e crescimento não hierarquizadas e que funcionam de forma simultânea. Ela afirma que a motivação da conduta humana pode apresentar sentidos progressivos ou regressivos, pois, na medida em que a satisfação de necessidades mais elevadas é frustrada, a pessoa pode regredir ao nível anterior (princípio da regressão da frustração).


Assinale a opção que indica o psicólogo criador da teoria ERC.

Alternativas
Comentários
  • Correta: Letra D

     a) Abraham Maslow: Teoria da Hierarquia das Necessidades. 

     b) David McClelland: Teoria dos Motivos ou da Realização ou das Necessidades Socialmente Adquiridas.

     c) Frederick Herzberg: Teoria dos dois fatores

     d) Clayton Alderfer:  Teoria ERC ou ERG

     e) Bernard Mausner: Teoria Bifatorial (ou dos dois fatores).

  • Clayton Alderfer:  Teoria ERC ou ERG

    Necessidades de Existência: incluem todos os desejos materiais e fisiológicos (ex. comida, água, ar, segurança, sexo, etc.). Corresponde aos primeiros dois níveis de Maslow; Necessidades de Relação: referem-se à motivação que as pessoas têm para manter relações interpessoais (envolvimento com família, amigos, colegas de trabalho e patrões). Esta categoria tem as mesmas características das necessidades sociais de Maslow (terceiro e quarto níveis da pirâmide de Maslow); Necessidades de Crescimento: refere-se ao desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal, às necessidades de estima e auto-realização (desejo de ser criativo, produtivo e completar tarefas importantes). Corresponde ao quinto nível (topo da pirâmide) de Maslow.

    De acordo com a teoria ERG, focar-se exclusivamente numa necessidade de cada vez não será uma motivação eficaz. Para Alderfer, as três áreas ERG não estão hierarquizadas de nenhuma forma pois, ao contrário da ideia de Maslow, o acesso aos níveis mais elevados da sua pirâmide não precisa da satisfação das necessidades dos níveis inferiores. Segundo esta teoria, pode haver mais do que uma necessidade activa ao mesmo tempo e se uma necessidade de nível superior for reprimida o desejo de satisfazer uma de nível mais baixo aumentará. Isto significa que não existe uma relação exacta de hierarquia, podendo as três categorias funcionar simultaneamente.

    https://www.portal-gestao.com/artigos/6689-teoria-erg-a-teoria-da-motiva%C3%A7%C3%A3o-de-alderfer.html

  • Teoria ERC ou ERG de Clayton Alderfer

    A Teoria ERG (Existência-Relacionamento-Crescimento) formulada por Alderfer (1969), também derivada diretamente das ideias de Maslow e do seu Esquema Hierárquico de Necessidades. Basicamente, é uma adaptação da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. A diferença entre ambas orientações teóricas consiste, não só no número de categorias que definem a escala de necessidades (cinco no modelo de Maslow e três no de Alderfer), mas, principalmente, no sentido ou direção do desenvolvimento motivacional.

    1. Necessidades de existência (existence): incluem as necessidades de bem-estar físico: existência, preservação e sobrevivência. Incluem as necessidades básicas de Maslow, ou seja, as fisiológicas e as de segurança.

    2. Necessidades de relacionamento (relatedness): são as necessidades de relacionamentos interpessoais, ou seja, de sociabilidade e relacionamento social. Podem ser associadas às necessidades sociais e de estima de Maslow.

    3. Necessidades de crescimento (growth): são as necessidades que o ser humano tem de desenvolver seu potencial e crescer. Relacionam-se com as necessidades de autorrealização de Maslow.

    DICA 1: mais de um tipo necessidade pode ser satisfeita ao mesmo tempo e;

    DICA 2: se a gratificação de uma necessidade de nível mais alto é reprimida, o desejo de satisfazer uma necessidade de nível mais baixo aumenta.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • Ø   As Teorias de Conteúdo são as seguintes:

    Ø   Teoria da Hierarquia das Necessidades (de Maslow)

    Ø   Teoria ERC / Teoria ERG (de Alderfer)

    Ø   Teoria dos dois Fatores / Teoria Bifatorial (de Herzberg)

    Ø   Teoria das Necessidades Adquiridas (de McClelland)

    Ø   Teoria X e Y (de Douglas McGregor)

  • GAB D

    TEORIA ERC – Clayton Alderfer

    A Teoria ERC afirma que a motivação do trabalhador pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porém, diferente de Maslow, para esta teoria não é necessário subir progressivamente dentro da hierarquia das necessidades. O autor considera que as pessoas podem subir ou descer dentro da hierarquia das necessidades e que existiam apenas três fatores essenciais para a motivação:

    1. Necessidade de existência: necessidades básicas de Maslow que inclui as necessidades fisiológicas e de segurança;
    2. Necessidade de relacionamento: o ser humano tem necessidade de relacionamentos interpessoais, ou seja, necessidades sociais e de estima;
    3. Necessidade de crescimento: que equivale à necessidade de autorrealização.

    FONTE: MEUS RESUMOS