O que é remuneração estratégica?
Essa é uma forma de pagamento em que, além do salário convencional, o profissional recebe um conjunto de outras compensações por sua produtividade. Benefícios adicionais, comissões, participação nos lucros e resultados e outros tipos de incentivos são alguns exemplos de proventos que caracterizam a remuneração estratégica.
Como funciona?
Normalmente, entende-se que a remuneração estratégica pode ser composta por uma porção estável e uma que varia. A parte fixa é aquela que inclui o salário padrão do cargo e os benefícios, usuais da empresa, como auxílio alimentação e plano de saúde. Já a porção variável é aquela em que os pagamentos são proporcionais à produtividade e aos resultados alcançados, incluindo premiações e comissão, por exemplo.
Qual a importância?
Quando adequadamente orientado para os objetivos da empresa e estruturado de forma correta, esse tipo de pagamento pode ser uma maneira de promover o aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores, elevando os níveis de motivação. Também pode ser observado como efeito positivo a busca, por parte dos profissionais, pela melhoria contínua. Ou seja, o êxito na implementação de um consistente programa de remuneração estratégica pode trazer bons resultados para a empresa e para a sua equipe.
fonte: https://www.metadados.com.br/blog/remuneracao-estrategica-vale-a-pena-adotar-esse-modelo-na-empresa/