SóProvas


ID
2796190
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na dinâmica das leis

   Toda legislação racionaliza os valores sociais, buscando reconhecê-los e afastá-los do âmbito das paixões ou dos interesses mais estritos do indivíduo, bem como compreendê-los no tempo vivo da História. Diz-se que as leis “caducam”, e o termo, pouco ortodoxo, é expressivo: por anacronismo, dispositivos legais podem perder a razão de ser, superados que são pela primazia que ganham novos costumes.
   São vários os fatores que determinam mudanças drásticas em nosso comportamento. Entre eles está a alta tecnologia de ponta, com seus incontáveis reflexos na vida cotidiana: o que fazer, por exemplo, do direito à privacidade na onipresença de câmeras instaladas por medida de segurança? No campo da moral e da ética, das disputas políticas, das ideologias, do comportamento, dos hábitos cotidianos, muito do que ontem valia deixa de ter sentido hoje; considere-se, pois, a possibilidade sempre aberta para que um novo “espírito” de uma lei deva corresponder a uma nova prática social. Nessa atualização necessária, conta-se com a sensatez e o senso de oportunidade do legislador, sem falar na atenção continuada aos dispositivos básicos constitucionais já estabelecidos na Carta Magna.
   A mobilidade dos costumes enseja a formação de novos sujeitos sociais. Note-se que, além das instituições já clássicas, nosso tempo vem testemunhando a criação dos chamados “coletivos”, cuja natureza se distingue da dos partidos políticos ou dos órgãos de classe tradicionais, embora sejam agrupamentos cuja ação se reveste de evidente importância política e cuja representação de setores específicos da sociedade pode ser vista como legítima. É possível que a legislação venha a contemplar as iniciativas desses “coletivos”, munindo-se de novos dispositivos para acompanhar os novos traços de uma sociedade em movimento.
(Alcebíades Nunes Cardoso, inédito

Há emprego de forma verbal na voz passiva e está plenamente adequada a correlação entre os tempos e os modos dos verbos na frase:

Alternativas
Comentários
  • A) Não fossem os ajustes a que são levados os legisladores para a atualização das leis, ocorreria um grave descompasso entre estas e os hábitos sociais. (Gabarito - Correlação típica entre o Pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do pretérito do indicativo).

    .

    B) Embora pudessem ser pouco ortodoxas, sempre haverá (HAVERIA) oportunidade para experimentarmos o sabor informal de algumas expressões.  

    .

    C) Se um dia a mobilidade dos costumes não implicar (IMPLICASSE) a formação de novos grupos, menos trabalho haveria para que ocorra a atualização das leis. 

    .

    D) Ainda que a necessidade de atualização não fosse permanente, sempre houvera (HAVERIA) o compromisso de fazer andar no mesmo passo as leis e os usos. 

    .

    E)Como não haveria quem contestasse a presença de tantas câmeras, quando estas vierem (VIESSEM) a impedir de vez a nossa privacidade?

    .

    Qualque erro, avise-me!

  • Regra que resolve 80% de questões deste tipo:


    1 - Se eu pudesse, faria.


    2. - Se eu puder, farei.

    2.1 - Caso eu possa, farei.



    Com a primeira já resolve-se a questão inteira:

    a) fossem - ocorreria

    b) pudessem - haverá

    c) implicar - haveria

    d) fosse - houvera

    e) haveria - vierem

  • VEJA, É MUITO SIMPLES (CIRO, 2018).

     

    CORRELAÇÃO VERBAL

    FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO COM: 

    -FUTURO DO SUBJUNTIVO:  ex.: entregarei o presente quando ele estiver em casa.

    -PRESENTE DO SUBJUNTIVO:  ex.:  eu irei assim que ele saiba.

    -FUTURO COMPOSTO DO SUBJUNTIVO:  ex.: ele chegrá assim que eu tiver contado. 

     

    PRESENTE DO INDICATIVO COM:

    -PRESENTE DO SUBJUNTIVO:  ex.: exigo que ele entregue a bola.

    -PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO DO SUBJUNTIVO:  ex.: espero que ele tenha feito o dever de casa

     

    PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO COM:

    -PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO: ex.:  exigi que fosse comigo.

    -FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO: ex.:   falaria mais, caso soubesse do assunto.

     

    PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO COM:

    -MAIS-QUE-PERFEITO-COMPOSTO DO SUBJUNTIVO: ex.:  nadava no rio, mas caso se ele não estivesse  secado.

     

     

  • Gabarito - A

     

     

    a) Não fossem os ajustes a que são levados os legisladores para a atualização das leis, ocorreria um grave descompasso entre estas e os hábitos sociais. 

     

     

    Correlação  Pretérito imperfeito do subjuntivo [ fossem ] e futuro do pretérito do indicativo [ocorreria].

     

     

     

    Erros:

     

     

    b) Embora pudessem ser pouco ortodoxas, sempre haverá [ HAVERIA ] oportunidade para experimentarmos o sabor informal de algumas expressões.  

     

    c) Se um dia a mobilidade dos costumes não implicar [ IMPLICASSE ]  a formação de novos grupos, menos trabalho haveria para que ocorra [ OCORRESSE ] a atualização das leis. 

     

    d) Ainda que a necessidade de atualização não fosse [ SEJA ] permanente, sempre houvera [ HAVERIA ] o compromisso de fazer andar no mesmo passo as leis e os usos. 

     

    e) Como não haveria quem contestasse a presença de tantas câmeras, quando estas vierem [ VIESSEM ] a impedir de vez a nossa privacidade? 

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Pessoal, dica que aprendi hoje: para descobrir se há voz passiva analítica: verbo ser + particípio.

    a) são levados

  • Não sei vocês são assim, mas, algumas vezes, eu me perco e acabo analisando uma coisa e esquecendo a outra.

    Nessa questão mesmo, me mantive atento e conseguir ver os erros de todas as alternativas, coisa que há dias tento, e encontrei o gabarito, depois de errar 1 milhão de vezes.

  • Embora tenha acertado essa, fico sempre procurando a pegadinha da FCC

  • EXEMPLO

    ATIVA JOÃO ( SUJEITO) + COMEU ( VTD) + O  BOLO ( OBJETO DIRETO)

    VOZ PASSIVA = O BOLO ( SUJEITO) + FOI COMIDO ( VERBO SER + PARTICIPIO )POR JOÃO (AGENTE DA PASSIVA).

  • Se a primeira for hipótese a segunda não pode ser certeza.



    Ex: Se fossemos jovens, entenderíamos os jovens ( temos duas hipóteses)



    Se fossemos jovens, entendemos os jovens (temos uma hipótese e uma certeza) Errado

  • SER,TER,HAVER+ PARTICÍPIO >> VOZ PASSIVA!

    Porém, muito cuidado pois pediu tempo e modo verbal, além da voz passiva! Aplicando a regra do SSE+ RIA, vc mata a questão!

    Não sou bom nesse conteúdo, mas pegando muitas dicas sobre a banca, consigo acertar bastantes questões desse tempo e modo verbal! Por isso, ESTUDEM A BANCA!

  • Pessoal,

    Parece que sumiram todos os comentários dos professores na disciplina de português, principalmente no filtro da banca FCC. Não sei também, pode ser que seja o meu login! Notifiquem esse erro por favor ao QC.

    Grato e bons estudos!