SóProvas


ID
279730
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I: 

      Nascem os homens iguais; um mesmo, e igual princípio os anima, os conserva, e também os debilita, e acaba. Somos  organizados pela mesma forma, e por isso estamos sujeitos às mesmas paixões, e às mesmas vaidades. Para todos nasce o  Sol; a Aurora a todos desperta para o trabalho; o silêncio da noite, anuncia a todos o descanso. O tempo que  insensivelmente corre, e se distribui em anos, meses e horas, para todos se compõe do mesmo número de instantes. Essa  transparente região a todos abraça; todos acham nos elementos um patrimônio comum, livre, e indefectível; todos  respiram o ar; a todos sustenta a terra; as qualidades da água, e do fogo, a todos se comunicam.

                                                                         (Reflexões sobre a Vaidade dos Homens por Matias Aires)

TEXTO II:

Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas há tão misteriosas quanto o tempo. A ironia é que mal nos damos conta disso. Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noção de tempo, aceita por todos à nossa volta, tendemos a achar que ela é a única que corresponde à realidade. Causa um grande choque saber que outras culturas têm formas diferentes de perceber o tempo e de representar o curso da história. Ainda assim, acreditamos que elas estão erradas e nós, certos. Ledo engano. 

(SEVCENKO, Nicolau. Istoé, Edição especial: Vida digital, 1999. / com adaptações) 

O uso da expressão “ledo engano” no contexto em que foi usada, denota:

Alternativas
Comentários
  •  palavra "ledo" vem do latim e significa "risonho, contente, alegre". Então a expressão "ledo engano" significa "engano alegre"?
    O iDicionário Aulete define-a assim:


    Ledo engano
    Engano que se cometeu ou em que se incorreu de boa-fé, sem intenção.

    "Ledo engano" portanto significa que a pessoa não tem consciência do engano. Pensa estar acertando e sente-se feliz, apesar de enganada.

    Sinceramente, nao acho que nenhuma opção seja perfeita para a expressão, e as opções "triste engano" e "terrivel engano" se encaixam perfeitamente no contexto. 
  • "Ainda assim, acreditamos que elas estão erradas e
    nós, certos. Ledo engano."

    Na minha interpretação, o trecho acima demonstra uma presunção da nossa parte, segundo o autor do texto. Logo, no texto, interpreto como presunçoso engano (engano provocado pela presunção de que estamos certos e os outros, errados.

    Para mim, o "terrível engano" não passa da interpretação totalmente pessoal do examinador da prova. Em nenhum momento o autor do tetxo demonstra achar que esse engano seja uma coisa terrível (muito ruim, péssima).

    Enfim, acredito que o gabarito correto é a "A"
  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "E", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Bons estudos!
  • Olá, pessoal, boa tarde ! 

    Então...a palavra "ledo", pelo que me consta, remete a algo engraçado, feliz. Ao passo que a palavra "pueril" traz a ideia de inocência, pureza. 

    Portanto, me parece razoável a substituição...

    Boa sorte e estudos a todos. 
  • Por curirosidade: quem nunca usou a expressão "ledo engano"?

  • Wilson, complementando seu comentário, quem já usou a expressão ledo engano sem sequer saber o que significa? kkkkkkkk