SóProvas


ID
2797714
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Maravilhas da Casa Velha da Ponte

Na Casa Velha os quartos têm nome: varandinha, quarto escuro, quarto de oratório, alcova da vó Fiinha, sobradão, sobradinho, quarto da Felizarda.
O quarto donde escrevo chama-se sobradinho. A janela do sobradinho olha o rio e eu, da janela, olho o mundo.
Vejo a ponte, em ângulo, o Hotel Municipal, o banco de pedra, um pedaço de cais e gente que passa.
Vejo um poste alto e uma rede de fios em fio inclinado saindo das piorras de louça branca. Desce do alto do poste em fio inclinado que atravessa o rio e vem se encravar na base do velho muro da Casa Velha.

CORALINA, Cora. Maravilhas da Casa Velha da Ponte. In: CORALINA, Cora. Villa Boa de Goyas. São Paulo: Global, 2003, p. 31.

No texto, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nome de batismo da escritora Cora Coralina, enfatizou a Cidade de Goiás e seus lugares coloniais, assim como fez em outros poemas registrados em seus livros. Em relação às suas obras, a autora

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

  • Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade.

    Nascimento: 20 de agosto de 1889, Goiás, Goiás

    Falecimento: 10 de abril de 1985, Goiânia, Goiás 

    GABARITO: LETRA B

  • Incrível a nossa poeta!

  • Acertei esta questão, por me lembrar da propaganda que passava na televisão, onde mostrava a Cora já velhinha, sentada em uma cadeira perto da janela em sua casa na cidade de Goias Velho.

  • Cora Coralina era o pseudônimo utilizado por Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, uma poetisa e contista goiana nascida em 20 de agosto de 1889, na cidade de Goiás/GO.

    Cora Coralina começou a escrever muito cedo, mas teve o seu primeiro livro publicado apenas aos 76 anos de idade, em junho de 1965.

    Gabarito: B

  • Chute certeiro! rsrs

  • corinha linda! <3

  • Essa eu lembrei da profe explicando durante uma viagem para Goiás VelhO, meados de 2008. Memórias de viagens e acerto em questão.

    (O que eu estudei ontem eu erro... kkkk)

  • Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. 

    Fonte : Wikipédia

  • Seu primeiro livro publicado foi Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, em 1965.