SóProvas


ID
2797741
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional reflete

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Estruturas organizacionais são todos os aspectos da organização formal, e abrange divisão do trabalho, especialização e hierarquia. São definidas na estratégia organizacional, pela gerência, diretoria ou qualquer outro conceito que seja ligado ao conceito de “alta cúpula da organização”.

     

    https://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/

  • GAB: B.

    Elementos básicos da estrutura organizacional:

    1.      CADEIA DE COMANDO (autoridade e responsabilidade);

    2.      AMPLITUDE ADMINISTRATIVA ou CONTROLE;

    3.      CENTRALIZAÇÃO e DESCENTRALIZAÇÃO;

    4.      ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO;

    5.      FORMALIZAÇÃO;

    6.      DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • GABARITO:B

     

    Estrutura organizacional é um conceito da área de administração e gestão de empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos com fins de cumprir os objetivos da companhia.


    Muitas vezes a estrutura organizacional é exemplificada com um organograma identificando a hierarquia e divisão em departamentos.
     

    Existem dois tipos de estruturas organizacionais:

     

    Estrutura organizacional formal


    estrutura organizacional formal é representada pelo organograma e segue estritamente as relações hierárquicas e por departamentos como previstas. Por exemplo: um documento criado pelo departamento de manutenção precisa ser validado pelo setor de projetos, aprovado pela gerência, ser apreciado pela secretaria executiva para então ser assinado pela diretoria. Se um destes elementos não o fizer, ou apresentar alterações, o processo para ou retrocede.


    Um dos tipos de estrutura organizacional mais tradicionais e antigos advém deste modelo, que é a estrutura organizacional linear. É aquela que segue a hierarquia, da mais alta linha de comando até aqueles que apenas executam as ordens. O exemplo mais claro é o exército e suas linhas de comando.


    As estruturas organizacionais formais ainda são divididas em:


    Funcional - a estrutura é montada pela função de cada departamento. Exemplo: Departamento de Marketing, Departamento Financeiro, e etc.


    Territorial - por regiões, no caso de empresas geograficamente espalhadas. Exemplo: Região Sul, Região Norte.


    Clientes - por públicos. Exemplo: Infantil e Masculino.


    Processos - Algumas indústrias que são divididas entre Montagem, Pintura, Acabamento, e etc.


    Projetos - Principalmente construtoras, que possuem projetos temporários e profissionais que atuam por projeto, e não continuamente na mesma função.


    Matriarcal - quando existem, hierarquicamente, dois departamentos a coordenar o trabalho de um.


    Mista - quando mistura-se dois ou mais tipos de estruturas para se adequar à realidade da empresa e/ou do mercado.


    Estrutura organizacional informal


    estrutura organizacional informal não define o relacionamento entre as áreas da empresa, pressupondo uma ação mais natural entre os colaboradores.


    Seguindo o mesmo exemplo da estrutura organizacional formal, o departamento de manutenção poderia mandar diretamente o documento para a diretoria, mas talvez fosse mais eficiente fazer isto pela equipe de projetos, sem passar pela gerência ou pela secretaria. Há mais agilidade em alguns passos, mas em compensação no caso de erros ou retrabalhos pode atrapalhar o andamento dos procedimentos. 

  • Gabarito: B

    Elementos da Estrutura Organizacional:

    1 - cadeia de comando (autoridade e responsabilidade);

    2 - amplitude de controle;

    3 - centralização e descentralização;

    4 - especialização do trabalho;

    5 - departamentalização

    6 - formalização

  • GABARITO: B.

  • Segundo Stoner (1992, p. 203) as estruturas organizacionais são formas pelas quais as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

    Nas palavras de Robbins (2002, p. 401), a estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas.

    Já Maximiano (1986:153) explica que a estrutura organizacional é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho, e define não apenas as atribuições específicas, mas também o modo como devem estar interligados os diversos grupos especializados, chamados departamentos.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento do que está envolvida na estrutura organizacional. Vejamos o assunto e em seguida qual das alternativas está correta no que afirma.

    Para Robbins (p. 470, 2010), "uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Os gestores precisam ter em mente seis elementos básicos quando projetam a estrutura de suas organizações: a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e descentralização, e a formalização".

    Após verificar o que está envolvido no assunto, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional.14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.