SóProvas


ID
2797753
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo decisório, quando os tomadores de decisão não dispõem de informações suficientes para ter clareza quanto a possíveis alternativas, a decisão é feita sob condições de

Alternativas
Comentários
  • GAB: B.

    AMBIENTES NO PROCESSO DECISÓRIO:

    CERTEZA:

    É a situação em que temos informações seguras e confiáveis que nos permitem “saber” quais serão os resultados das alternativas que nos são propostas. Assim, uma situação de certeza ocorre quando sabemos o que ocorrerá em cada conjuntura – em cada alternativa de ação.

    RISCO:

    Existem informações suficientes para estimar uma probabilidade.

    INCERTEZA:

    Não existem informações disponíveis para que possamos calcular a probabilidade de um evento.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Gabarito B

     

    Incerteza: não existem informações suficientes para calcular a probabilidade.

     

    Essa decisão deverá ser do tipo não programada

     

     

    _____________________________________

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • CERTEZA => informações seguras e confiáveis

    RISCO => alguma informação; podemos calcular a probabilidade de algum resultado

    INCERTEZA => não existem informações

     

    Se bater a dúvida entre risco e incerteza, basta lembrar que INcerteza é o contrário de certeza.

     

    Bons estudos!

  • Fui de "RISCO" :(

  • Em 22/10/2018, às 22:05:26, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 07/10/2018, às 08:16:15, você respondeu a opção A.

    :(

  • ⠀⠀⠀⠀⠀⠀Gab B

    Incerteza É a condição sob a qual um indivíduo não tem a informação necessária para atribuir probabilidades para os resultados das soluções alternativas.

  • Mesmo acertando a questão me veio a seguinte dúvida: se não tenho certeza, será que não estarei correndo risco?

  • Incerteza = quando os tomadores de decisão não dispõem de informações suficientes para ter clareza quanto a possíveis alternativas.

    Risco = quando os tomadores de decisão dispõem de informações suficientes, mas a qualidade das informações e suas interpretações podem levar a diferentes probabilidades.

  • Se eles não dispõem de informações, eles não tem certeza (ou têm incerteza). No risco, há informações, mas elas são insuficientes.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gab B

    Decisão sob condições de incerteza.

    Incerteza É a condição sob a qual um indivíduo não tem a informação necessária para atribuir probabilidades para os resultados das soluções alternativas.

  • Certeza: é a condição sob a qual os indivíduos estão completamente informados acerca do problema, em que as soluções alternativas são óbvias e os resultados prováveis de cada solução são claros. Debaixo de uma condição de certeza, as pessoas podem pelo menos antecipar (se não controlar mesmo) acontecimentos e os seus resultados. Esta condição significa que tanto o problema quanto as soluções alternativas são conhecidos e bem definidas. A partir do momento em que um indivíduo identifica soluções alternativas e os seus resultados esperados, tomar a decisão é relativamente simples. Quem toma a decisão apenas escolhe a solução que apresente o melhor potencial resultante.

    Os gestores de "primeira linha" tomam diariamente decisões debaixo de condições perto da certeza. São decisões programadas.

    Risco: Risco é uma condição sob a qual os indivíduos podem definir um problema, especificar a probabilidade de certos acontecimentos, identificar soluções alternativas e formular a probabilidade de cada solução levar aos resultados desejados. Quando se fala em probabilidade é porque os resultados não são certos, mas existem informações suficientes para estimar a sua ocorrência. São decisões adaptativas.

    Incerteza: É a condição sob a qual um indivíduo não tem a informação necessária para atribuir probabilidades para os resultados das soluções alternativas. De fato, o indivíduo pode mesmo não ser capaz de definir o problema, quanto mais identificar soluções alternativas e possíveis resultados. A incerteza frequentemente sugere que o problema e as soluções alternativas são ambos ambíguos e altamente incomuns. São decisões inovadoras ou não programadas.

  • Incerteza: Não tem as informações

    Risco: Não é possível determinar as probabilidades

  • No risco, temos algumas certezas. Lembra daquela história do "risco calculo".

    Na incerta, só Deus sabe o que pode acontecer. O Gestor está às "cegas".

  • Não marquei "risco" por causa da ausência da palavra-chave: probabilidade.

  • Para que a questão seja respondida corretamente , precisamos ter conhecimentos sobre o ambiente da decisão. Vejamos os ambientes e qual das alternativas está correta.

    No geral, o processo decisório nas organizações se dá em quatro ambientes ou condições diferentes:

    1. Ambiente de certeza: é aquele que existe quando a informação é suficiente para prever os resultados que serão obtidos com cada alternativa. A informação para tomar a decisão é, portanto, confiável e mensurável em relação às consequências.
    2. Ambiente de risco: ocorre quando não é possível apontar quais serão os resultados para cada uma das alternativas apresentadas, o que se pode fazer é calcular uma probabilidade por meio procedimentos estatísticos ou intuição administrativa.
    3. Ambiente de incerteza: existe quando o responsável pela tomada de decisões possui poucas ou nenhuma informações sobre as alternativas à sua disposição.
    4. Ambiente de turbulência ou ambiguidade: acontece quando as metas não são claras ou quando o ambiente muda muito rápido.

    Após verificarmos quais são os tipos de ambientes, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.