SóProvas


ID
2797756
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A combinação sinérgica de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, evidenciada pelo desempenho do indivíduo em seu contexto profissional, agregando valor tanto à pessoa quanto à organização em que ela atua, é a

Alternativas
Comentários
  • competência:

    conhecimentos-->saber

    habilidades--> saber fazer

    atitudes--> querer fazer

     

    atenção: Existe diferença entre gestão por competência e gestão de competência

     

    gestão de competência:  diz respeito à forma como a organização planeja, organiza, desenvolve e acompanha as competências necessárias ao seu negócio (GÊNERO)

     

    gestão por competência: sugere que a organização divida o trabalho de suas equipes segundo as competências. (ESPÉCIE) 

     

  • Lestra D.
    Competência: conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) .

  • GABARITO:D


     

    Competência, em administração, refere-se à posse, por parte de um indivíduo ou de uma organização, das características necessárias para se realizar uma determinada atividade. [GABARITO]
     

    A competência integra as diversas dimensões humanas quando se trata de desenvolver uma atividade. A ação humana envolve o atendimento de necessidades, tais como desejos, emoções, tarefas de trabalho, alimentar-se, e isso incentiva a criação de conhecimentos e habilidades.
     

    Para Rabaglio, competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas. Para ela, ser competente e ter competência são coisas diferentes. Uma pessoa pode ter sido competente ao ser designada a fazer uma determinada tarefa, mas isso não significa que ela seja sempre competente, ou seja, esta mesma pessoa pode ser designada a fazer uma outra tarefa e não obter o mesmo nível de satisfação. Assim, ser competente está relacionado com um bom desempenho numa determinada tarefa, o que não garante que este desempenho será sempre bom. Ter competência para a realização de uma tarefa significa ter conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o desempenho dela e ser capaz de colocar esse potencial em prática sempre que for necessário. As competências comportamentais são as atitudes e comportamentos que uma pessoa possui. Já as competências técnicas são os conhecimentos e habilidades que uma pessoa aplica em técnicas ou funções específicas. 

     

    Para Fleury, competência é saber ouvir de maneira responsável, implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Saber agir de maneira responsável significa que o indivíduo deve entregar-se completamente para a empresa, ou seja, comprometer-se com seus objetivos. Já Boog escreve sobre a competência empresarial, que é para o autor um conjunto de qualidades e características que a empresa desenvolve para produzir e aperfeiçoar, com continuidade, bens e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e usuários. Ele também escreve sobre a competência gerencial é o conjunto de qualidades e características que os gerentes desenvolvem para atingir continuamente os resultados de uma empresa.

  • Trata-se da identificação de competências conceituais (conhecimento teórico), técnicas (habilidades) e interpessoais (atitudes) necessárias para que determinado desempenho seja obtido.

     

    Fonte. Ribas, Gestão de Pessoas.

  • COMPETÊCIACHA

     

    Conhecimentos =====> Saber

    Habilidade =====> Saber Fazer

    Atitude =====> Querer fazer