-
letra a
Corrente/ativo/movimento/ primeira idade: documentos frequentemente consultados, devem estar fisicamente próximos de quem os está utilizando.
Intermediário/semiativo/ limbo/purgatório/segunda idade: o documento ainda tem uso administrativo. Não é aberto ao público em geral.
Permanente/inativo/custódia/terceira idade: já perdeu o uso administrativo, mas ainda possui algum potencial, informativo, probatório ou histórico. Quando o documento perdeu o uso administrativo ou ele será permanente ou será descartado. Documentos permanentes não podem ser descartados em nenhuma hipótese, pois são imprescritíveis e inalienáveis.
-
GABARITO:A
Os ciclos vitais dos documentos compreendem três idades/ fases, a primeira é dos arquivos correntes (valor primário), onde se abriga os documentos durante seu uso funcional, administrativo e jurídico, a segunda fase é dos arquivos intermediários (valor primário) onde os papéis já ultrapassaram o seu prazo de validade jurídico-administrativa, porém ainda podem ser utilizados pelo seu produtor.
De acordo com a legislação no país, estado ou município, abre-se a terceira idade dos 25 aos 30 anos contando a partir da data de produção do documento ou do fim de sua tramitação, o recolhimento desses papéis a um local de preservação definitiva é chamado de arquivo permanente (valor secundário).
Arquivo Corrente: Também chamado de arquivos ativos ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados. [GABARITO]
Arquivo Intermediário: Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.
Arquivo Permanente: Também conhecido como arquivo histórico. É arquivo onde se encontram documentos cujo uso deixou de ser frequente, e que necessitam ser conservados por causa de seu valor histórico, que servem de comprovação de como os fatos evoluíram, disponíveis para consulta. São compostos por todos os documentos que, tendo perdido a sua utilidade administrativa, pelo seu valor probatório, informativo, histórico e de investigação não podem ser destruídos, sendo de conservação permanente ou definitiva.
-
Arquivo Corrente---------------------> Valor Primario
( Sao consultados Frequentimente)
Aquivo Intermediario------------------> Valor Primario
( Deixam de ser Consultados Frequentimente)
Arquivo Permanente -------------------> Valor Secundario
OBS: CUIDADO COM AS PEGADINHAS!!!!!
GABARITO: (A)
-
Arquivo Corrente
-
GABARITO: LETRA A
Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Características dos arquivos correntes: alta frequência e possibilidade de uso, demanda atual, os documentos ficam junto ao setor de trabalho, valor primário alto.
Características dos arquivos intermediários: frequência e possibilidade de uso reduzida, demanda solucionada, valor primário reduzido, documentos ficam em um local separado e não necessariamente na sede da instituição, documentos aguardam a sua destinação final - eliminação ou guarda permanente.
Características dos arquivos permanentes: documentos cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário) e adquiriram um outro valor institucional (valor secundário), produção de instrumentos de pesquisa, acesso é o objetivo.
Na questão temos um arquivo: consulta frequente e valor primário, então temos um arquivo corrente. Repare que o arquivo intermediário também possui documentos com valor primário, só que é reduzido. O valor primário é fortemente encontrado nos arquivos correntes.
Resposta: A