SóProvas


ID
2798032
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

             É um pássaro? É um avião? Não, é uma borboleta


      Há 30 anos, Brasília se tornava Patrimônio Cultural da Humanidade. Primeira (e ainda única) cidade moderna com tal honraria, a capital do país foi inscrita na lista de Patrimônio da Unesco em 7 de dezembro de 1987.

       O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco reconheceu a capital obra-prima do gênio criativo humano e exemplo eminente de conjunto arquitetural que representava período significativo da história. Para o comitê, Brasília era um marco do movimento moderno. Mas, para ganhar o título de patrimônio mundial, precisava de leis para protegê-la de alterações e deturpações fatais. A cidade construída em 1.296 dias, a partir de 1956, não contava com essa cobertura. Não havia nada que a livrava dos males da especulação imobiliária e de outras ameaças.

      Ao tomar conhecimento desse entrave, o então governador de Brasília, José Aparecido de Oliveira, publicou o decreto, em outubro de 1987, regulamentando a Lei n° 3.751, de 13 de abril de 1960, de preservação da concepção urbanística de Brasília. Em síntese, a lei manda respeitar as quatro escalas que definem os traços essenciais da capital, ou seja, as quatro dimensões dos quatro modos de viver na cidade.

      Criadas por Lucio Costa para organizar o sítio urbano que havia apresentado no concurso público aberto pelo Governo Federal para escolher o projeto da nova capital brasileira, as escalas são definidas como monumental (a do poder), residencial (das superquadras), gregária (dos setores de serviços e diversão) e bucólica (das áreas verdes entremeadas nas demais, incluindo a vegetação nativa). Com elas, o urbanista deixou claras as funções de cada espaço da cidade, definindo os setores de trabalho, moradia, serviços e lazer, em harmonia com a natureza.

      Era justamente esse conceito o grande trunfo de Brasília, que trazia um desenho único de cidade. Diferentemente do que muitos pensam, seria tombado o projeto urbanístico de Lucio Costa e não os prédios modernistas de Oscar Niemeyer. Esses viriam a ser protegidos por meio de outras leis. Mas as obras de Niemeyer contribuíram para a conquista do título da Unesco. Os representantes da organização ressaltaram que cada elemento − da arquitetura das áreas residenciais e administrativas à simetria dos edifícios − dos traços de Niemeyer estavam em harmonia com o desenho geral da cidade. Assim como o plano de Lucio, a Unesco considerou os prédios inovadores e criativos.

      Para muitos, o Plano Piloto lembra um avião. Mas Lucio Costa o comparava a uma borboleta. O arquiteto Leon Pressouyre, o relator da candidatura de Brasília ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, viu “um pássaro gigante voando em direção ao sudeste”. O certo é que o tombamento protegeu uma ideia de liberdade.

(Adaptado de: ALVES, Renato.  http://blogs.correiobraziliense.com.br

Diferentemente do que muitos pensam, seria tombado o projeto urbanístico de Lucio Costa e não os prédios modernistas de Oscar Niemeyer. (5° parágrafo)


Considerando-se o contexto, a forma verbal sublinhada designa, nessa frase, uma ação

Alternativas
Comentários
  • A FCC descreve o Futuro do Pretérito de uma forma burguesa, diferente, rebuscada. kkk Fia da gota, me confundi na resposta. 

  • Pessoal, já vi várias aulas do Alexandre Soares em que ele fala que o futuro do pretérito do indicativo é a ''ovelha desgarrada'', pois, mesmo pertencendo ao modo indicativo (factual), ele exprime uma ideia HIPOTÉTICA do modo subjuntivo, não é atoa que existem correlações tão manjadas como o futuro do pretérito do indicativo e o pretérito imperfeito do subjuntivo (se essa rua foSSE minha, eu mandaRIA ladrilhar). Portanto, de acordo com essa regra, a resposta mais adequada seria a alternativa (B).

     

    Acredito que a justificativa do gabarito é a interpretação do próprio texto em si, o qual deixa claro que "o projeto urbanístico de Lucio Costa" foi tombado. E dentre todas as alternativas a letra (E) é a única que deixa isso explícito.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • nossa : realizada no passado......................, mas num tempo futuro ........relativo a um marco anterior ....

    sabe aquele barulho do windows travando, então....

     

  • Indicativo, Futuro do pretérito, estudaria escreveria dividiria


    Tempo verbais compostos.

  • A alternativa certa parece Dilma falando.

  • Gabarito E



    Exemplo 1:

    Diferentemente do que muitos pensam, FOSSE tombado o projeto urbanístico de Lucio Costa e não os prédios modernistas de Oscar Niemeyer.


    O SUBJUNTIVO INDICA HIPÓTESE, POSSIBILIDADE.



    Exemplo 2:

    Se eu contasse minha história, ninguém acreditaria.

    Observa-se que, quando os verbos estão empregados no modo subjuntivo, transmitem uma ideia de possibilidade.





    erros, favor comentar e corrigir : ) BONS ESTUDOS


    .

  • PRETÉRITO IMPERFEITO:PASSADOD IMPERFEITO

    VA

    IA

  • RIA = FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO

  • nao entendi

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    to rindo de nervourser

  • A Dilma que tá elaborando as questões da FCC aí complica né
  • FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO

    UM EVENTO FUTURO, MAIS O MARCO TEMPORAL DELE É O PASSADO

    GAB: E

  • Maldita FCC

  • Pensei ser o pretérito mais que perfeito composto, errei feio
  • TÔ CHORANI!

  • Questão semelhante pra quem ficou com dúvidas: Q982521

  • FUTURO DO PRETÉRITO, ou seja, o futuro do passado, simples!

  • Não consigo ver como algo concluído. Até porque, historicamente, não foi concluído. O próprio texto diz que não aconteceu o tombamento do Lúcio, mas sim do Oscar.

  • Futuro do pretérito do indicativo.

    Ação realizada caso algo ocorra.

    Há hipótese de acontecer

    O gabarito AFIRMA que a ação aconteceu no passado! O que não é caracterisco do futuro do pretérito

    Gabarito que não concordo