SóProvas


ID
2798059
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      As cirurgias plásticas nunca estiveram tão presentes e ao alcance como agora.

      A partir do barateamento dos recursos de reprodução de imagens em grande escala, ocorreu um fenômeno diferente, senão oposto, daquele proposto por Oswald de Andrade e pelo movimento antropofágico de 1928. Da antropofagia criativa, nós, consumidores, passamos para a “iconofagia”, a devoração indiscriminada de padrões de uma cultura universal de imagens pasteurizadas e homogeneizadas.

      A transformação do corpo em corpo-imagem é alardeada pelos mais diversos aparatos midiáticos como um avanço da medicina estética. Existem inúmeros veículos destinados a mostrar que nosso corpo não corresponde ao modelo imagético vigente e que cada um deve investir tempo e dinheiro para ficar “em forma”.

      O “corpo ideal” almejado por tantas mulheres (famosas ou não) faz parte de um ideal estético que Umberto Eco denominou “beleza da mídia”. Uma beleza “de e para o consumo” (de coisas ou imagens). Portar uma “beleza midiática” não significa ser saudável, mas ter uma imagem moldada para ser exposta.

      As diversas possibilidades de tornar o formato dos corpos reais o mais próximo possível da “beleza midiática” são artifícios de uma era iconofágica, de uma era de imagens que valem mais do que os corpos.

      Quando milhares de mulheres veem na mídia atributos esculpidos digitalmente, ou encontram nas celebridades exemplos de formatos corporais a serem seguidos, essas imagens não fazem outra coisa senão devorá-las diariamente.

      A “beleza midiática”, ou seja, tornar-se uma imagem poderosa, arrebata a mulher de forma avassaladora. Se há uma propriedade inerente às imagens, é sua capacidade de condensar e carregar sentidos, emoções e sentimentos, histórias, anseios, sonhos e projetos. Daí emerge seu enorme poder de captura.

(Adaptado de: SANCHES, Rodrigo Daniel e BAITELLO Jr, Norval. Folha de São Paulo.) 

Uma redação alternativa para uma frase do texto, em que se mantêm a correção e a lógica, está em:

Alternativas
Comentários
  • a) Veem-se inúmeros veículos cujo objetivo é mostrar que nosso corpo não corresponde ao modelo imagético em voga. (concordando com o sujeito no plural - inúmeros veículos...)

    b) Ao passo que milhares de mulheres veem na mídia atributos esculpidos digitalmente, as imagens acabam por destruí-las diariamente. (dstruir é VTD. logo, não se usa "lhes")

    c) Deseja-se por meio de imagens moldadas para serem expostas exibir uma “beleza midiática” que representa o oposto do que se considera saudável. (concordando com o sujeito - uma "beleza midiática)

    d) É própria das imagens a capacidade de condensar e carregar sentidos, emoções e sentimentos, histórias, anseios, sonhos e projetos. (concordando com o núcleo do sujeito - a capacidade) 

    Gab. letra "E"

    Não tenho certeza. Comentei pra tentar ajudar.

     

  • Parabéns Deivison,excelente iniciativa! Só para reforçar o que comentou..... O "Lhe/Lhes" é utilizado quando o verbo se trata de  "Vtdi".

  • Para complementar o comentário do colega. Acredito que "vêem" deveria receber acento para concordar com o termo no plural "milhares de mulheres"


    B) Ao passo que milhares de mulheres vêem na mídia atributos esculpidos digitalmente, as imagens acabam por destruí-las diariamente.  



  • Patricia Tolfo, não há acento no hiato EE e OO. No caso, trata-se do verbo VER. Ex: ela vê, elas veem. Diferente do verbo VIR. Ex: ela vem, elas vêm.



  • E Diversos aparatos midiáticos alardeiam a transformação do corpo em corpo-imagem como um avanço da medicina estética.

    "A transformação do corpo em corpo-imagem é alardeada pelos mais diversos aparatos midiáticos como um avanço da medicina estética."


    No item E percebe-se a inversão da ordem, o sentido não é alterado.

  • Gabarito - E

     

     

    a) VEEM-SE inúmeros veículos cujo objetivo é mostrar que nosso corpo não corresponde ao modelo imagético em voga. 

     

     

    →  O verbo "ver" deve se flexionar para concordar com o seu sujeito "inúmeros veículos".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) Ao passo que milhares de mulheres veem na mídia atributos esculpidos digitalmente, as imagens acabam por destruí-LAS diariamente.  

     

     

    →  O verbo "destruir" é transitivo direto, portanto, seu objetivo direto deve ser substituído por "o, a, os, as". Como o verbo "destruir" termina em "R" deve-se usar o "lo, la, los, las".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) DESEJA-se [ , ] por meio de imagens moldadas para serem expostas [ , ] exibir uma “beleza midiática” que representa o oposto do que se considera saudável.

     

     

    →  O verbo "desejar" deve se flexionar na 3º pessoa do singular para concordar com o seu sujeito oracional.

     

    →  Deve haver vírgulas isolando a expressão intercalada.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) É PRÓPRIA das imagens a capacidade de condensar e carregar sentidos, emoções e sentimentos, histórias, anseios, sonhos e projetos. 

     

     

    →  A expressão "são próprios" deve se flexionar para concordar com o seu sujeito "a capacidade".

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • So uma dica: CUIDADO COM O SUJEITO ORACIONAL pois aparece muito na FCC

    DESEJA-se exibir uma “beleza midiática” que representa o oposto do que se considera saudável.

    Deseja-se ISSO.

     

    EXPLICAÇÃO: 

    ujeito oracional ocorre quando há uma oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito.

    Ex: Praticar exercícios frequentemente é bom para a saúde.

    Perceba que a oração “Praticar exercícios frequentemente” é sujeito do predicativo “é bom para saúde”.

    Para identificar um sujeito oracional, basta substituir a oração por “isso”.

    Ex: Isso é bom para saúde.

    PS: O sujeito oracional equivale ao substantivo  masculino na terceira pessoa do singular. Logo, é preciso ter atenção com concordância.

     

     

    GABARITO ''E''

  • Apenas para complementar, há uma frase que ajuda a memorizar os verbos que, após a reforma ortográfica, perderam o acento circunflexo na 3ª pessoa do plural, quando terminados em -eem: "LEDA VÊ E CRÊ" (ler, dar, ver e crer). Portanto, ficam leem, deem, veem e creem. Bons estudos!

  • e) ``Diversos aparatos midiáticos alardeiam a transformação do corpo em corpo-imagem como um avanço da medicina estética.``


    O trecho: como um avanço da medicina estética. - Nao poderia ser considerado uma oracao conformativa e entao ser antecedido por virgula?


    , como um avanço da medicina estética.

    , conforme ...

  • Gente, a E não está errada ? ''corpo-imagem'' Préfixo terminado em vogal (corpO) fica sem HIFÉN diante de vogal diferente (Imagem).

    Outros exemplos: autoescola, antiaéreo, videoarte...

    Alguém consegue me tirar essa dúvida no pv ?

  • LETRA E: Diversos aparatos midiáticos alardeiam a transformação do corpo em corpo-imagem, (facultada) como um avanço da medicina estética.

    → Uso da VÍRGULA facultativo antes da conjunção "COMO".

    .

    .

    LETRA E: Como um avanço da medicina estética, diversos aparatos midiáticos alardeiam a transformação do corpo em corpo-imagem.

    → Uso da VÍRGULA obrigatório depois da oração subordinada adverbial.