As políticas fiscal e monetária são mecanismos pelos quais o Estado, por meio do Governo, tenta abrandar os efeitos dos citados esequilíbrios. A primeira consiste na política das receitas públicas, a política tributária, e na política dos dispêndios públicos, a política orçamentária. A segunda consiste no controle da oferta de moeda da economia e da taxa de juros.
Fonte: https://jus.com.br/artigos/17920/a-intervencao-do-estado-na-economia-por-meio-das-politicasfiscal-e-monetaria-uma-abordagem-keynesiana
Funções Econômicas do Estado
1) Alocativa - oferecer bens e serviços que não seriam oferecidos pelo mercado, ou seriam em condições ineficientes, e criar condições para que bens privados sejam oferecidos (devido ao alto custo, risco etc). Além de corrigir imperfeições no sistema de mercado (oligopólios e monopólios).
2) Distributiva - tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através de tributação e transferências, subsídios, incentivos, alocação de recursos etc.
3) Estabilizadora - relacionada com a intervenção do Estado na economia, para alterar o comportamento do níveis de preços e empregos, já que esses não ocorrem, de maneira satisfatória, de forma automática na economia.
a) Errado. Monopólio -> função alocativa.
b) Errado. Provisão de bens públicos -> função distributiva.
c) Certo. Política monetária -> função estabilizadora.
d) Errado. Regulação de bens onde EXISTAM falhas de mercado -> função alocativa.
e) Errado. Distribuição de renda -> função distributiva.