SóProvas


ID
2799355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A correção gramatical do texto precedente, assim como sua coerência e sua coesão, seriam preservadas se


a forma verbal “conhecidos” e a expressão “os seios paranasais”, no primeiro período do texto, fossem substituídos, respectivamente, por conhecidas e por cavidades paralelas ao nariz.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Alterou o sentido do texto. 

  • os seios é MASCULINO, não da pra botar CONHECIDAS sem alterar o sentido do texto.

  • Gabarito: ERRADO.

    -

    Trecho: "Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal."

    -

    Já observamos um erro de cara, quando do erro gramatical na troca de "conhecidos" para "conhecidas", visto que existe a concordância entre "seios aéreos faciais" que demanda o verbo no masculino (DOS).

    -

    OBS: Alguns usuários estão falando acerca da mudança de sentido textual, mas observem que a banca pede => A correção gramatical do texto precedente, assim como sua coerência e sua coesão.

  • São palavras evidentemente masculinas. Não tem como colocar feminino. Só aí já mata a questão sem esquentar a cabeça.  Tomara que caia uma dessa na prova.

  • Vocês estão acertando, mas pelos motivos errados.

    A questão pede para trocar DOIS TERMOS AO MESMO TEMPO.

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Termos: "conhecidas" e "cavidades paralelas ao nariz"

    Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Os termos passam, sim, a concordarem entre si, mas percebam que a banca "comeu" o artigo, que é necessário para a coesão, coerência e correção gramatical do texto.

    Para mim, é essa a explicação mais plausível. Por favor, corrijam-me se eu estiver errada.

    Gabarito: errado.

  • Questão Errada

    Não tinha notado a ausência do artigo, Fernanda Souza!

    " Os termos passam, sim, a concordarem entre si, mas percebam que a banca "comeu" o artigo, que é necessário para a coesão, coerência e correção gramatical do texto. "

    Excelente sacada!

     

  • Quando o termo está POSPOSTO a cocordancia é feita com o termo mais próximo ou com todos os elementos no gênero que predomina (se existirem mil termos femininos e 1 masculino o gênero que predomina é o masculino), mas se o termo estiver ANTEPOSTO (posição normal) a concordância é feita com o elemento mais próximo. No caso da questão, "conhecidos" está ANTEPOSTO, então a concordância será feira com o termo que vem logo em seguida: "seios áereos faciais"

  • Pela primeira substituição já ocorre erro.  ERRADA 

    " os seios (...) "

  • Quero acertar pelo motivo errado ou certo na hora da prova também!

  • explicação excepcional Fernanda!!

  • A ausência do artigo "as" em "cavidas ..." fere a coesão, pois deixa de ligar "cavidades ..." com o "popularmente conhecidas por ...", ou seja, ambas tornam-se estruturas autônomas no período; e isso faz com que, outrossim, a coerência seja afetada, já que a sequência lógica de ideais deixou de existir. 

  • Vejo dois erros: "conhecidas" não concorda com "seios paranasais" e faltou o artigo "as" no início, após a virgula de

    "cavidades paralelas ao nariz"



  • Conhecidos como seios

    Substituição: conhecidas como seios

    Correção: Conhecidas por seios

  • Cespe tava pistola nessa prova ein

  • 1. Se o autor citou uma expressão que já é popular, já não seria possível substuí-la sem alterar o sentido do texto;

    2. Cavidade remete a buraco, e seio remete ao oposto.

  • Simples: impossível a concordândia entre (L.1) "Popularmente conhecidas..." e (L.2) "...os seios paranasais..." .

     

    Mas, sim, Vanessa Loback... muito assertivo seu comentário !

  • Se você substituir Seios paranasais por cavidades paralelas ao nariz o texto fica com erro de concordância.

     

    " Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, os cavidades paralelas ao nariz".

     

    Questão errada

     

    Não desativem a versão antiga do QC. O filtro e a pesquisa são infinitamente superiores aos dessa nova. Não estraguem o site. 

  • ITEM ERRADO.

    Original:  Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Reescritura:  Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Questão complicada e que tem uma malícia. Muita gente acertou pelos motivos errados. Vejamos.

    CORREÇÃO GRAMATICAL: Há um erro claro de concordância mas que não é fácil de perceber. O termo “conhecidas” concorda com “cavidades paralelas ao nariz”, assim como “conhecidos” concordava com “os seios paranasais”. Por sua vez, a substituição suprimiu o artigo “as”. Ocorre que o sujeito está no plural, mas sem artigo. Mas preste atenção no artigo, pois é ele que determinará como o verbo fará a concordância, já que, sem artigo, a regra diz que o verbo virá no singular.

    COERÊNCIA E COESÃO: Entendo que dá para considerar o reescritura coerente e coesa. Talvez não tenha a melhor estilística.

    Portanto, o item está errado, pois há erro gramatical.

    Fonte: Canal no Youtube " Minhas Questões Concursos" do professor Alexandre Bento.

  • O comentário da Fernanda (25 de Setembro de 2018) é o mais apropriado.

  • A maioria dos comentários estão equivocados.


    https://www.youtube.com/watch?v=nkvRZCcNK1w&t

    Coloque no tempo: 3m50s

  • Vi muitos comentários errôneos. 
    Ana Marques e Fernanda Souza explicaram perfeitamente.
    Gabarito ERRADO. A falta do artgo "as" foi crucial para o erro.

  • Em outras questões já ocorreu essa supressão de artigo e não foi essa a incorreção.

    "A correção gramatical do texto precedente, assim como sua coerência e sua coesão, seriam preservadas se" como que a coerência e coesão NO TEXTO serão mantidas se mudarmos apenas o primeiro período?

    Você está mudando as referências em um trecho, por consequência "NO TEXTO" a coesão será prejudicada. Ainda temos a coerência prejudicada, pois você está falando de uma coisa no primeiro período e no resto do texto está falando de outra.

    Acredito que este é o erro. Beleza?

  • HAMILTON, É VERDADE. AO LER TODO O PARÁGRAFO, HÁ VÁRIAS PALAVRAS SE REFERINDO A SEIOS PARANASAIS E COM A REESCRITURA DEVERIA HAVER A CONCORDÂNCIA, COESÃO COM CAVIDADES PARALELAS AO NARIZ, ALGO QUE NÃO ACONTECE NA QUESTÃO. 

  • Doraci não sabe, mas ainda iremos nos casar um dia

    S2

  • Desça direto ao comentário da Fernanda Souza.

  • Gab. E

  • Não se atentem ao ARTIGO O, mas reparem que a para introduzir "cavidades paralelas ao nariz"

    Original:  Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Reescritura da forma correta:  Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz, começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Percebam que ""cavidades paralelas ao nariz" tem que vir separado por virgula para explicar "seios aéreos faciais".

  • O colega PRF Aquino nos ajudou com o link do Prof. Pablo Jamilk comentando essa questão. Vcs irão entender o porquê dela estar errada.

    https://www.youtube.com/watch?v=nkvRZCcNK1w&t

    Coloque no tempo: 3m50s

  • Pra mim foi uma questão bem fácil, porém quando fui ver os comentários, não tinha nenhum atestando o mesmo erro que eu encontrei.

    O simples erro não seria a concordância do "conhecidas", que deveria estar no masculino para concordar com seios paranasais?

    Creio que assim estaria correto:

    "Popularmente conhecidOs como cavidades paralelas ao nariz, (os) seios paranasais começam a se desenvolver..."

    Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

  • Observemos o trecho original:

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    O termo “conhecidos” concorda em gênero e número com “os seios paranasais”.

    Observemos também a presença do artigo definido “os”, responsável por determinar o substantivo, dando a entender que se está falando de uma região da face específica, previamente identificada e delimitada.

    Dito de outra forma, é como se já se soubesse previamente onde se localizam os seios paranasais. Eles têm uma localização específica.

    Observemos a reescrita proposta:

    Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    O termo “conhecidas” concorda em gênero e número com “cavidades paralelas ao nariz”, ou seja, a correção gramatical se preserva.

    No entanto, notemos a ausência do artigo definido “as” antes de “cavidades”. Essa ausência nos permite entender se trata de uma região da face não específica, não previamente identificada e delimitada.

    Dito de outra forma, é como se não se soubesse previamente onde exatamente se localizam as cavidades. Eles não têm uma localização específica. Podem surgir em vários pontos paralelos ao nariz.

    É essa sutil ausência do artigo que muda a coerência (sentido) original.

    O item, portanto, está ERRADO!

  • RESPOSTA E

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, [as] cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    #SEFAZ-AL

  • Não há possibilidade de mudar genero sem mudar no minimo o sentido. Sem contar a correçãqo gramatical que mudaria significativamente ou até mesmo iria se referi a outro termo 

  • Errado. O texto fica incoerente, pois mais adiante o texto retoma "Seios" do primeiro período.

  • ERRADO

    Perdeu coerência !

    Bons estudos.

  • Você escreve "OS SEIOS" ou "AS SEIOS" ?

  • Melzinho na pepeta meu aluno >> Professor alexandre soaresss

    Gab :E

    T.LEAL

  • meu raciocínio foi o mesmo que o do Wesley Oliveira e da Fernanda Souza, ou seja, faltou o artigo "AS" antes de "CAVIDADES ..."

  • Como o trecho ficaria:

    Conhecidas como seios aéreos faciais...(Erro de coesão - seios [masculino], conhecidas [feminino])

    Cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções desses seios...(Erro de coerência e coesão - ele repete a palavra seios sozinha para retomar a expressão cavidades paralelas ao nariz e o correto seria usar a palavra cavidades).

  • GALERA NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS , NUNCA PARE DE ESTUDAR , GOTE PC-DF.

  • Comentário excelente da colega Fernanda Souza.

    Nem me atentei a isso kkk acertei a questão por motivos alheios à vontade do agente!

  • Aqui, a concordância seria mantida, pois “conhecidas” concordaria com o núcleo “cavidades”. Porém, observe que não seria muito coerente, primeiro porque os seios paranasais não são conhecidos como “cavidades paralelas ao nariz”; segundo porque nem todos os seios paranasais são paralelos ao nariz (há alguns acima dos olhos).

  • Assertiva E

    a forma verbal “conhecidos” e a expressão “os seios paranasais”, no primeiro período do texto, fossem substituídos, respectivamente, por conhecidas e por cavidades paralelas ao nariz.

  • IGNORE OS COMENTÁRIOS. OBSERVE A SUBSTITUIÇÃO:

    [...] conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais [...]

    [...] conhecidas como seios aéreos faciais, os cavidades paralelas ao nariz [...]

  • Comentário feito pela colega Fernanda Souza. Reproduzi apenas para facilitar a localização pois ele é de 2018. Bons estudos!

    A questão pede para trocar DOIS TERMOS AO MESMO TEMPO.

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Termos: "conhecidas" e "cavidades paralelas ao nariz"

    Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Os termos passam, sim, a concordarem entre si, mas percebam que a banca "comeu" o artigo, que é necessário para a coesão, coerência e correção gramatical do texto.

    Para mim, é essa a explicação mais plausível. Por favor, corrijam-me se eu estiver errada.

    Gabarito: errado.

  • ERRADO

  • Gab. ERRADA

    Diante da substituição solicitada, há de notar um erro de concordância.

    Reescritura:  Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Podemos perceber, de mesmo modo, que há um problema de coerência quando o autor "Retoma" o texto após a primeira oração, com o uso do termo "As funções DESSES SEIOS" (não retoma cavidades paralelas) e o termo "sugere que ELES (os seios) aliviam" (também não retoma cavidades).

    Acredito na falta de coesão e coerência textual pela "retomada de termos".

  • acertei pela segunda vez , mas ainda não tinha encontrado uma informação plausível, então olhando mais abaixo na linha 3 temos "As funções DESSES SEIOS" que naverdade deveria ser "dessas cavidades", pois se fosse pra relacionar com seios "seria aqueles seios"!

    Banca medonha!!!

  • ''Seios aérios faciais'' ta no masculino. como vai antrecipar por ''conhecidas'' tem que ser ConhecidOs

  • Nem indicou linha de onde os termos estão.

  • Vejamos que o seguimento do texto no segundo período do primeiro parágrafo retoma o termo masculino " A função desses seios" o que gera uma discordância com o período anterior, ao meu ver , esse é o erro da questão.

  • ERRADO

  • paranasais é paralelos onde? quem tem sinusite sabe kkkkkkkkkkkkkkk

  • Notei a falta do artigo, voltei ao enunciado e reli, pois há questões em que a banca fala "feitas as devidas adaptações" e como nessa não tinha, esse "detalhe" poderia ser a questão!

  • O texto fez foi sumir. Eu hein

  • não tem como responder sem texto. Alô qc !!!!!

  • sem texto

  • CadÊ o texto?????????/

  • Como está faltando o texto, basta entrar na prova e acessar o PDF. O texto e a prova completa estão lá.

  • Sugestão da banca:

    Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções desses seios não são totalmente...

    Segundo a professora Adriana Figueiredo, o erro está na expressão "as funções desses seios", pois, com as substituições pretendidas pela questão, essa expressão também deveria ser alterada para que houvesse coesão e coerência.

    Assim ficaria correto:

    Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções dessas cavidades não são totalmente compreendidas...

    Mas surge a dúvida: Ah, mas a expressão "as funções desses seios" poderia retomar "seios aéreos faciais".

    Só que não! A concordância deve ser feita com o termo principal. O primeiro período está deslocado. Veja na ordem direta:

    Os seios paranasais, popularmente conhecidos como seis aéreos faciais, começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções desses seios...

    ou

    Cavidades paralelas ao nariz, popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções dessas cavidades...

    • Essas duas formas estariam corretas.

    Obs: Segundo a professora, o erro da questão não é devido à retirada do artigo, uma vez que a sua supressão não gera incoerência, não acarreta erro gramatical e nem gera problema de coesão. Em contrapartida, acarreta mudança de sentido, já que a presença do artigo determina e sua ausência generaliza, todavia a questão não perguntou sobre o sentido.

  • O texto não aparece mas peeeeeeense num chute certo que eu dei. Não estou perdendo nada mesmo ahahaha

    Gab.: ERRADO

  • E eu lendo e relendo para resolver sem o texto - _-

  • mais alguém sem o texto?

  • Gente, baixem a prova online e abra em uma aba à parte e vejam o texto na prova, enquanto o QC corrige o erro no site.

  • tem algum bug nas questões de Português PRF de 2018. Não estou conseguindo ler os textos associados às questões. Além disso, tem exercícios com gabarito deslocado. Ex.: Gabarito e comentários da questão 2 estão disponíveis na número 3.
  • TEXTO:

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções desses seios não são totalmente compreendidas, mas a grande maioria da literatura anatômica sugere que eles aliviam o crânio e adicionam ressonância à voz. Entre os principais seios do crânio humano destacam-se os seios maxilar, frontal, esfenoidal e etmoidal. Um considerável interesse na identificação forense de indivíduos tem-se voltado para o estudo do seio frontal. O estudo comparativo de imagens do seio frontal tem valor significativo para o estabelecimento da identificação do indivíduo sob exame. Como as impressões digitais, os padrões dos seios frontais são únicos para uma pessoa. A identificação comparativa de radiografias do seio frontal é muito segura porque não há duas pessoas com a mesma configuração de seio frontal. Além das radiografias de projeção tradicional normal, a tomografia computadorizada do seio frontal também tem sido usada para essa identificação. À semelhança do que ocorre com a identificação de indivíduos por meio de suas impressões digitais, a identificação a partir do estudo dos seios frontais pode inviabilizar-se em algumas situações. Há casos, por exemplo, de indivíduos adultos em que essas cavidades não se formam. Além disso, os seios frontais podem ser afetados por traumas e por patologias agudas ou crônicas, como inflamações, displasias endócrinas e osteíte

  • Cadê o texto??

  • os seios aéreos faciais são conheciDOs.

  • Eu posso trocar (cavidades paralelas ao nariz/os seios paranasais), sim posso. Beleza.

    Eu posso trocar (conhecidos/conhecidas), não porquê...?

    Conhecido - tá ligado (seios aéreos faciais) masculino. ah! tá.

    ela tá deslocada e separada por vírgula.

  • Gabarito e

    Trecho original:

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Proposta da banca:

    Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal.

    Seria necessário a presença do artigo definido ''as'' (as cavidades paralelas ao nariz), para que haja retomada coesa, de forma que o artigo ''as'', feminino plural, vai ditar a concordância nominal do adjetivo conhecidas.

    ''as cavidades paralelas ao nariz são conhecidas como seios aéreos''

    (minha opinião: acho que o importante não é acertar, mas sim entender o porquê do acerto. Questão bem difícil a meu ver. Eu deixaria em branco. )

  • Não aparece o texto.

  • que dificuldade de corrigir um erro no site. só copiar e colar o texto, depois mandar atualizar o site... fecho.
  • O texto não aparece!

  • cadê o texto?

  • O texto bugou

  • TEXTO:

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções desses seios não são totalmente compreendidas, mas a grande maioria da literatura anatômica sugere que eles aliviam o crânio e adicionam ressonância à voz. Entre os principais seios do crânio humano destacam-se os seios maxilar, frontal, esfenoidal e etmoidal. Um considerável interesse na identificação forense de indivíduos tem-se voltado para o estudo do seio frontal. O estudo comparativo de imagens do seio frontal tem valor significativo para o estabelecimento da identificação do indivíduo sob exame. Como as impressões digitais, os padrões dos seios frontais são únicos para uma pessoa. A identificação comparativa de radiografias do seio frontal é muito segura porque não há duas pessoas com a mesma configuração de seio frontal. Além das radiografias de projeção tradicional normal, a tomografia computadorizada do seio frontal também tem sido usada para essa identificação. À semelhança do que ocorre com a identificação de indivíduos por meio de suas impressões digitais, a identificação a partir do estudo dos seios frontais pode inviabilizar-se em algumas situações. Há casos, por exemplo, de indivíduos adultos em que essas cavidades não se formam. Além disso, os seios frontais podem ser afetados por traumas e por patologias agudas ou crônicas, como inflamações, displasias endócrinas e osteíte

  • NÃO ESTA APARECENDO O TEXTO

  • A concordância é mantida entre "conhecidas" e "cavidades", ambos termos femininos. O problema está na omissão do artigo definido. No trecho original, a expressão "os seis paranasais" refere-se a uma parte específica do corpo humano. Na reescritura, a expressão "cavidades paralelas ao nariz", sem artigo, refere-se a cavidades genéricas. Veja que essa nova redação não deixa claro que o texto fala sobre uma parte específica do corpo humano, portanto, prejudica a COESÃO do texto.

  • EIS O TEXTO

    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/26635054/84ea1b6cf792/papiloscopista_policial_federal.pdf

  • Galera, um outro ponto de vista: Considerei errado tbm pelo "cavidades paralelas..." Pelo sentido de paralelo, só isso tornaria errado, não?

  • Gab. E.

    Segue o primeiro parágrafo do texto:

    "Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções desses seios não são totalmente 4 compreendidas, mas a grande maioria da literatura anatômica sugere que eles aliviam o crânio e adicionam ressonância à voz."

    Proposta de reescrita:

    "Popularmente conhecidas como seios aéreos faciais, os cavidades paralelas ao nariz começam a se desenvolver precocemente na vida fetal."

    Erro de concordância no artigo "os" que deveria funcionar como um caracterizador do substantivo "Cavidades".

  • Questão de alto nível... quase imperceptível esse artigo que foi omitido na reescrita proposta.

  • quem disse que a porr@ do texto aparece!!!

  • qconcurso, conserta o texto!
  • o texto não aparece!
  • Os termos passam, sim, a concordarem entre si, mas percebam que a banca "comeu" o artigo, que é necessário para a coesão, coerência e correção gramatical do texto.

    Errado

  • só faltou cuspir no chão.

  • texto

    Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver precocemente na vida fetal. As funções desses seios não são totalmente 4 compreendidas, mas a grande maioria da literatura anatômica sugere que eles aliviam o crânio e adicionam ressonância à voz. Entre os principais seios do crânio humano 7 destacam-se os seios maxilar, frontal, esfenoidal e etmoidal. Um considerável interesse na identificação forense de indivíduos tem-se voltado para o estudo do seio frontal. 10 O estudo comparativo de imagens do seio frontal tem valor significativo para o estabelecimento da identificação do indivíduo sob exame. 13 Como as impressões digitais, os padrões dos seios frontais são únicos para uma pessoa. A identificação comparativa de radiografias do seio frontal é muito segura 16 porque não há duas pessoas com a mesma configuração de seio frontal. Além das radiografias de projeção tradicional normal, a tomografia computadorizada do seio frontal também tem sido 19 usada para essa identificação. À semelhança do que ocorre com a identificação de indivíduos por meio de suas impressões digitais, a identificação 22 a partir do estudo dos seios frontais pode inviabilizar-se em algumas situações. Há casos, por exemplo, de indivíduos adultos em que essas cavidades não se formam. Além disso, os 25 seios frontais podem ser afetados por traumas e por patologias agudas ou crônicas, como inflamações, displasias endócrinas e osteíte.

  • Fragmento suficiente pra responder

    "Popularmente conhecidos como seios aéreos faciais, os seios paranasais começam a se desenvolver 

    precocemente na vida fetal."

  • kd o texto?

  • Sem o texto da questão é difícil responder kkkkkk todas as questões dessa prova para papiloscopista estão assim.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÃO!?

    Porque não adianta de nada passar na prova objetiva e reprovar na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site: https: //go.hotmart.com/D49209586D

  • como entender o contexto ? sem o texto ?