SóProvas


ID
2799658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.


A presença de mutação no alelo do fator VIII permite concluir que havia outro hemofílico na cena do crime, com o genótipo XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y.

Alternativas
Comentários
  • É um distúrbio da coagulação sanguínea, em que falta o fator VIII, uma das proteínas envolvidas no processo, encontrado no plasma das pessoas normais. É condicionada por um gene recessivo, representado por h, localizado no cromossomo X. É pouco frequente o nascimento de mulheres hemofílicas, já que a mulher, para apresentar a doença, deve ser descendente de um homen doente (XhY) e de uma mulher portadora (XHXh) ou hemofílica (XhXh).

  • Gabarito Errado.


    As hemofilias são doenças resultantes da deficiência quantitativa dos fatores VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) da coagulação, podendo decorrer de fatores adquiridos ou hereditários. As formas adquiridas, mais raras, são resultantes do desenvolvimento de autoanticorpos, associados a doenças autoimunes, câncer ou causas de origem idiopática. A hemofilia hereditária resulta de alterações genéticas nos genes que codificam o fator VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) da coagulação.

    Por ser uma doença genética recessiva ligada ao cromosomo X, a hemofilia A afeta quase exclusivamente homens. Homens possuem um único alelo de fator VIII (XY) enquanto as mulheres possuem dois alelos (XX). Homens com um alelo com mutação (XHY, hemizigose) terão a doença, enquanto mulheres com um único alelo com mutação (XHX, heterozigose) serão portadoras e, portanto, com 50% de probabilidade de transmitir o alelo anormal à sua prole, em cada gestação. Já as mulheres com mutações em ambos os alelos (XHXH, homozigose) manifestarão a doença, embora esta seja uma situação muito rara.


    Logo,


    A presença de mutação no alelo do fator VIII permite concluir que havia outro hemofílico na cena do crime, (certo)    com o genótipo XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y (errado).

  • R: ERRADO

    Vamos analisar a afirmativa em partes:

    A presença de mutação no alelo do fator VIII permite concluir que havia outro hemofílico na cena do crime (...) >>> Esse trecho está correto

    Hemofilia é causada pela ausência do gene que modifica a habilidade do organismo para produzir fatores suficientes para gerar a coagulação. Nos tipos mais comuns de hemofilia estão ausentes o fator VIII ou fator IX.

    (...) com o genótipo XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y. (...) >>> aqui está o erro.

    A hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo X. Assim, afeta quase exclusivamente homens. Pois homens precisam de um único alelo de fator VIII (XY) para manifestar a doença, enquanto mulheres precisam de dois alelos com a mutação para serem hemofílicas (XX). 

  • O núcleo da célula é uma estrutura característica dos eucariontes, onde se encontram os genes responsáveis pelo controle de atividades celulares e características hereditárias dos organismos. Dentro do núcleo estão os cromossomos, pequenas partículas em forma de bastonetes. Cada cromossomo é classificado de acordo com sua posição e possui formas e tamanhos diferentes, de acordo com seu cariótipo. A espécie humana apresenta 44 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais. Os cromossomos X e Y possuem partes homólogas e não homólogas, e algumas mutações nesses genes (partes não homólogas) podem causar distúrbios, como o daltonismo e a hemofilia que são heranças ligadas ao cromossomo X. Esses genes são chamados de gene com herança ligada ao sexo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando a afirmativa sobre a questão, a hemofilia é uma doença genética recessiva do cromossomo X, apresentando herança ligada ao sexo, e não do cromossomo Y. Seria um genótipo XdY para caracterizar um homem hemofílico. 

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Eu pensei também que como podemos afirmar com certeza que havia outro hemofílico na cena do crime se não fala em momento algum que com certeza o assassino é um homem?

  • Vimos que a hemofilia é uma doença relacionada a falha no processo de coagulação sanguínea. 

    O texto nos leva a concluir que a vítima era hemofílica, e que havia outra amostra de sangue também hemofílica na cena do crime (mutação no alelo do fator VIII). 

    Porém, o padrão de herança está ligado ao sexo (cromossomo X), se tratando de herança recessiva. Nesse caso, homens hemofílicos apresentam genótipo XhY.

    GABARITO: ERRADO

  • errado

  • gab e!!

    havia outro hemofílico na cena do crime, com o genótipo XYH devido a presença de mutação no alelo do fator VIII. (correto)

    Fatores 7 e 8 são fatores de regeneração. presentes nas plaquetas sanguíneas! Hemofílicos tem problemas com essa regeneração. Por isso um corte pode matá-los.

    XYH, já que a hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo Y

    errado. é ligada ao cromossomo X. recessivo homozigoto para mulher (rr). e recessivo unitário para homem. Assim como daltonismo.