-
GABARITO: CERTO
A CONCISÃO é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.
O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de ECONOMIA LINGUÍSTICA, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
______________________________________________
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/Manual_Rich_RedPR2aEd.rtf
-
GABARITO - CERTO
A questão explica o que é concisão, conforme o que está no MRPR.
-
CERTO
CONCISÃO, transmitir o MÁXIMO de informações com um MÍNIMO de palavras.
-
curto e grosso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
GABARITO: CERTO
CONCISÃO: eCONomia lexical; evitar excessos; ser objetivo; evitar adjetivos excessivos.
-
CERTO
"Ser conciso é dizer o necessário com o mínimo de palavras, sem prejudicar a clareza da frase. É ser objetivo e direto."
Uma boa redação: a CONCISÃO por Sérgio Nogueira
http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/camera-educacao/platb/2013/03/06/uma-boa-redacao-a-concisao-por-sergio-nogueira/
-
CONCISÃO: ELEGÂNCIA
-
Gab Certa
Concisão:
- Economia linguística
- Não pode haver ambiguidade
- Frases na ordem direta.
-
RESPOSTA: CERTO
JUSTIFICATIVA (abaixo).
Veja trecho do item 1.4 do MRPR (com destaques), que sustenta a afirmação correta da banca.
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras (...) Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
DICAS DE PORTUGUÊS? SIGA-ME PELO INSTAGRAM @CRISORZIL E ME MANDE UM OI PELO WHATSAPP (31) 98497 - 4272. BONS ESTUDOS!
-
Escrever pouco, dizendo muito. Observe que é somente escrever pouco, ou seja, não é aceitável ter pobreza de pensamento ou na escrita.
-
GABARITO CORRETO.
1.4. Concisão e Clareza
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéia
-
Concisão: transmitir o máximo com o mínimo
-
Questão correta, outras semelhantes ajudam a responder, vejam:
Prova: Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos (Cargos 1 e 7); Ano: 2012; Banca: CESPE; Órgão: TRE-RJ - Redação Oficial - Aspectos gerais da Comunicação Oficial , Manual de Redação da Presidência da República, Princípios da Redação Oficial
A concisão é uma característica de toda e qualquer comunicação oficial que possibilita fornecer o máximo de informações com o mínimo possível de palavras.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - SEGESP-AL - Técnico ForenseDisciplina: Redação Oficial
A concisão, uma das qualidades essenciais ao texto oficial, para a qual concorrem o domínio do assunto tratado e a revisão textual, consiste em se transmitir, no texto escrito, o máximo de informações empregando-se um mínimo de palavras.
GABARITO: CERTA.
-
3.3 Concisão
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.
3 a edição, revista, atualizada e ampliada
-
Não conhecia esse princípio...
-
a concisão transmissão de palavras !!! com um máximo de informação sem repetições desnecessárias de ideias
-
Novo Manual de Redação (Página 18)
3.3 Concisão
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
[...]
-
Para que o candidato consiga responder a essa questão, é preciso ter conhecimento sobre os atributos da redação oficial, especificamente sobre a concisão.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial, tendo em vista que é considerado conciso o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Assim a concisão determina que só fique no texto o que é essencial para a clareza. Nesse sentido, é possível verificar que a afirmação feita nesta questão está correta.
Gabarito:
CERTO
-
Concisão: economia linguística.
-
Só lembrar que conCISÃO parece com circunCISÃO ! Os dois cortam!
-
Concisão → É quando o texto consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. {PRINCÍPIO DA ECONOMIA LINGUÍSTICA - o que não se confunde com economia dos pensamentos}
-
Embora esse trecho tenha sido retirado da 2ª edição do Manual de Redação da Presidência da República, está em perfeita consonância com a versão atual.
Resposta: CERTO
-
reduzir O minimo .... reduzir AO minimo
-
GABARITO: CERTO
O conceito de concisão cai bem naquele ditado: "falou pouco, mas falou bonito! rsrs..."
Brincadeiras à parte, veja uma questão que traz o conceito de concisão:
CESPE - Analista Judiciário (TRE PI)/Administrativa/2016 (e mais 3 concursos)
e) A concisão de um texto oficial relaciona-se à sua capacidade de transmitir o máximo de informações empregando o mínimo de palavras.
Acredite! Vai dar certo!
-
ICUCU - Impessoalidade
Clareza
Uniformidade
Concisão - economia de palavras, mas deixando o texto compreensível.
Uso de linguagem formal
-
Trazendo para o "POPULARZÃO" : Seja conciso = Não encha linguiça!
GABARITO CERTO!
PRF PERTENCEREI!
-
CESPE - 2001
Concisão é a característica que tem como base o ditador popular "falou pouco, mas falou bost@". ERRADO
Concisão = falou pouco, mas falou bonito. CERTO
-
Típica questão do cespe que qq resposta está errada
-
Pra quem é esquecido.
concisão ---> económico nas palavras, mas com clareza na informação.
-
CONCISÃO - REDUÇÃO - POUCA FALA - BOA INFORMAÇÃO
-
Conforme o MRPR:
"Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito"
-
CERTO.
O emissor deve sempre buscar dizer o máximo de conteúdo com a menor quantidade de palavras, em nome da eficiência da comunicação.
-
Concisão
- Texto que diz muito com poucas palavras, sem redundâncias ou texto inútil.
...................................................❌Concisão não é Economia de pensamento ❌...................................................
-
CERTO
A concisão é uma qualidade do texto, principalmente o do oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. A concisão é, basicamente. Isso não quer dizer economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
-
Eu acho que essa questão deveria ser anulado,pois a concisão é reduzir AO MÁXIMO o texto.
-
Concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial, tendo em vista que é considerado conciso o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Assim a concisão determina que só fique no texto o que é essencial para a clareza. Nesse sentido, é possível verificar que a afirmação feita nesta questão está correta.
-
Gabarito: Certo
"A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão."
-
Concisão - Reduzir um minimo de palavras mantendo a clareza do texto.
-
Exemplo de redundância: A pandemia do Coronavírus começou há um ano atrás
CORRETO: um ano atrás ou há um ano
-
principio da economia linguista é cada uma ... até nessa matéria querem impor diversos princípios....
-
Questão dada. Gente, não vocês não precisam ficar gravando inúmeros princípios. Só precisa verificar se são coerentes com o proposto adequado.
-
É A OBJETIVIDADE!
-
GAB: CERTO
"Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras"
MRPR página 18
-
3.3 Concisão
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial.
Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho.
Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.
-
Concisão: É um texto que se diz muito com poucas palavras, sem redundâncias ou texto inútil. Porém, isso não significa uma "economia de pensamento".
Fonte: Estratégia
-
QUESTÃO CORRETA!
RESUMINDO:
é ser objetivo;
é não ficar "enrolando" para transmitir a mensagem;
é ser direto, mas claro: NÃO ELIMINAR PARTES IMPORTANTES do texto;
NÃO é escrever pouco. **PS: o que adianta escrever pouco e o destinatário NÃO entender;
DICA:
As bancas adoram afirmar "economia de pensamentos" - ERRADOOOO!!
Agora, se a banca afirmar "economia de palavras" - CORRETO!
-
CONCISÃO, transmitir o MÁXIMO de informações com um MÍNIMO de palavras.
-
A CONCISÃO é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.