SóProvas


ID
2799733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

    Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

Brasil. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 2.ª ed. Brasília, 2002.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, de acordo com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).


A concisão é uma qualidade da redação oficial que atende ao princípio da economia linguística, segundo o qual se deve reduzir ao mínimo de palavras possível o conteúdo a ser comunicado, evitando-se redundâncias ou trechos inúteis.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    A CONCISÃO é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.

     

    O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de ECONOMIA LINGUÍSTICA, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

     

    ______________________________________________

     

    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

     

    www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/Manual_Rich_RedPR2aEd.rtf

  • GABARITO - CERTO

     

    A questão explica o que é concisão, conforme o que está no MRPR.

  • CERTO

    CONCISÃO, transmitir o MÁXIMO de informações com um MÍNIMO de palavras.

  • curto e grosso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • GABARITO: CERTO



    CONCISÃO: eCONomia lexical; evitar excessos; ser objetivo; evitar adjetivos excessivos.

  • CERTO

     

    "Ser conciso é dizer o necessário com o mínimo de palavras, sem prejudicar a clareza da frase. É ser objetivo e direto."

     

     

    Uma boa redação: a CONCISÃO por Sérgio Nogueira

    http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/camera-educacao/platb/2013/03/06/uma-boa-redacao-a-concisao-por-sergio-nogueira/

     

     

  • CONCISÃO: ELEGÂNCIA 

  • Gab Certa

     

    Concisão:

    - Economia linguística

    - Não pode haver ambiguidade

    - Frases na ordem direta. 

  • RESPOSTA: CERTO


    JUSTIFICATIVA (abaixo).


    Veja trecho do item 1.4 do MRPR (com destaques), que sustenta a afirmação correta da banca.

     

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras (...) Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.


    DICAS DE PORTUGUÊS? SIGA-ME PELO INSTAGRAM @CRISORZIL E ME MANDE UM OI PELO WHATSAPP (31) 98497 - 4272. BONS ESTUDOS!

  • Escrever pouco, dizendo muito. Observe que é somente escrever pouco, ou seja, não é aceitável ter pobreza de pensamento ou na escrita.

  • GABARITO CORRETO.

    1.4. Concisão e Clareza

           A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéia


  • Concisão: transmitir o máximo com o mínimo

  • Questão correta, outras semelhantes ajudam a responder, vejam:

    Prova: Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos (Cargos 1 e 7); Ano: 2012; Banca: CESPE; Órgão: TRE-RJ - Redação Oficial - Aspectos gerais da Comunicação Oficial , Manual de Redação da Presidência da República, Princípios da Redação Oficial

    A concisão é uma característica de toda e qualquer comunicação oficial que possibilita fornecer o máximo de informações com o mínimo possível de palavras.

    GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2013 - SEGESP-AL - Técnico ForenseDisciplina: Redação Oficial

    A concisão, uma das qualidades essenciais ao texto oficial, para a qual concorrem o domínio do assunto tratado e a revisão textual, consiste em se transmitir, no texto escrito, o máximo de informações empregando-se um mínimo de palavras.

    GABARITO: CERTA.

  • 3.3 Concisão

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.

    3 a edição, revista, atualizada e ampliada

  • Não conhecia esse princípio...

  • a concisão transmissão de palavras !!! com um máximo de informação sem repetições desnecessárias de ideias

  • Novo Manual de Redação (Página 18)

    3.3 Concisão

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    [...]

  • Para que o candidato consiga responder a essa questão, é preciso ter conhecimento sobre os atributos da redação oficial, especificamente sobre a concisão.
    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial, tendo em vista que é considerado conciso o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Assim a concisão determina que só fique no texto o que é essencial para a clareza. Nesse sentido, é possível verificar que a afirmação feita nesta questão está correta.
    Gabarito: CERTO  
  • Concisão: economia linguística.

  • Só lembrar que conCISÃO parece com circunCISÃO ! Os dois cortam!

  • Concisão → É quando o texto consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. {PRINCÍPIO DA ECONOMIA LINGUÍSTICA - o que não se confunde com economia dos pensamentos}

  • Embora esse trecho tenha sido retirado da 2ª edição do Manual de Redação da Presidência da República, está em perfeita consonância com a versão atual.

    Resposta: CERTO

  • reduzir O minimo .... reduzir AO minimo

  • GABARITO: CERTO

    O conceito de concisão cai bem naquele ditado: "falou pouco, mas falou bonito! rsrs..."

    Brincadeiras à parte, veja uma questão que traz o conceito de concisão:

    CESPE - Analista Judiciário (TRE PI)/Administrativa/2016 (e mais 3 concursos)

    e) A concisão de um texto oficial relaciona-se à sua capacidade de transmitir o máximo de informações empregando o mínimo de palavras. 

    Acredite! Vai dar certo!

  • ICUCU - Impessoalidade

    Clareza

    Uniformidade

    Concisão - economia de palavras, mas deixando o texto compreensível.

    Uso de linguagem formal

  • Trazendo para o "POPULARZÃO" : Seja conciso = Não encha linguiça!

    GABARITO CERTO!

    PRF PERTENCEREI!

  • CESPE - 2001

    Concisão é a característica que tem como base o ditador popular "falou pouco, mas falou bost@". ERRADO

    Concisão = falou pouco, mas falou bonito. CERTO

  • Típica questão do cespe que qq resposta está errada

  • Pra quem é esquecido.

    concisão ---> económico nas palavras, mas com clareza na informação.

  • CONCISÃO - REDUÇÃO - POUCA FALA - BOA INFORMAÇÃO

  • Conforme o MRPR:

    "Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito"

  • CERTO.

    O emissor deve sempre buscar dizer o máximo de conteúdo com a menor quantidade de palavras, em nome da eficiência da comunicação. 

  • Concisão

    • Texto que diz muito com poucas palavras, sem redundâncias ou texto inútil.

    ...................................................❌Concisão não é Economia de pensamento...................................................

  • CERTO

    concisão é uma qualidade do texto, principalmente o do oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. A concisão é, basicamente. Isso não quer dizer economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

  • Eu acho que essa questão deveria ser anulado,pois a concisão é reduzir AO MÁXIMO o texto.

  • Concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial, tendo em vista que é considerado conciso o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Assim a concisão determina que só fique no texto o que é essencial para a clareza. Nesse sentido, é possível verificar que a afirmação feita nesta questão está correta.

  • Gabarito: Certo

    "A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão."

  • Concisão - Reduzir um minimo de palavras mantendo a clareza do texto.

  • Exemplo de redundância: A pandemia do Coronavírus começouum ano atrás

    CORRETO: um ano atrás ou há um ano

  • principio da economia linguista é cada uma ... até nessa matéria querem impor diversos princípios....

  • Questão dada. Gente, não vocês não precisam ficar gravando inúmeros princípios. Só precisa verificar se são coerentes com o proposto adequado.

  • É A OBJETIVIDADE!

  • GAB: CERTO

    "Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras"

    MRPR página 18

  • 3.3 Concisão

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial.

    Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

    Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho.

    Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.

  • Concisão: É um texto que se diz muito com poucas palavras, sem redundâncias ou texto inútil. Porém, isso não significa uma "economia de pensamento".

    Fonte: Estratégia

  • QUESTÃO CORRETA!

    RESUMINDO:

    é ser objetivo;

    é não ficar "enrolando" para transmitir a mensagem;

    é ser direto, mas claro: NÃO ELIMINAR PARTES IMPORTANTES do texto;

    NÃO é escrever pouco. **PS: o que adianta escrever pouco e o destinatário NÃO entender;

    DICA:

    As bancas adoram afirmar "economia de pensamentos" - ERRADOOOO!!

    Agora, se a banca afirmar "economia de palavras" - CORRETO!

  • CONCISÃO, transmitir o MÁXIMO de informações com um MÍNIMO de palavras.

  • CONCISÃO é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.