SóProvas


ID
2800534
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU lançou, em 2017, cinco padrões de conduta para empresas do setor privado, a fim de que estas cumpram com suas responsabilidades em relação aos direitos humanos e tornem-se agentes ativos no progresso rumo à igualdade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo. São identificados como padrões da ONU:

Alternativas
Comentários
  • Letra "D".


    Orientações da ONU:


    SEMPRE: Respeitar os direitos humanos de funcionários, clientes e membros da comunidade LGBTI;

    NO LOCAL DE TRABALHO: Acabar com a discriminação contra funcionários LGBTI e apoiar funcionários LGBTI no ambiente de trabalho;

    NO MERCADO: Não discriminar clientes, fornecedores e distribuidores LGBTI, além de insistir que seus parceiros de negócios também não discriminem;

    NA COMUNIDADE: Defender os direitos humanos de pessoas LGBTI nas comunidades onde realizam seus negócios.


    Fonte: https://nacoesunidas.org

  • GABARITO: ALTERNATIVA D

    Respeitar os direitos humanos em todas as ocasiões; eliminar a discriminação no local de trabalho; apoiar no local de trabalho; prevenir outras violações de direitos humanos no mercado; agir na esfera pública na comunidade.

    Os Padrões de Conduta baseiam-se nos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, adotados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2011.

    Os cinco padrões de conduta para empresas do setor privado, a fim de que estas cumpram com suas responsabilidades em relação aos direitos humanos e tornem-se agentes ativos no progresso rumo à igualdade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, são:

    RESPEITAR os direitos humanos de seus trabalhadores LGBTI, clientes e membros do público

    ELIMINAR a discriminação no local de trabalho contra funcionários LGBTI

    APOIAR funcionários LGBTI no trabalho

    PREVENIR a discriminação e abusos relacionados com os clientes, fornecedores e distribuidores LGBTI - e insistir para que os fornecedores façam o mesmo

    AGIR pelos direitos humanos das pessoas LGBTI nas comunidades onde as empresas fazem negócios

    FONTE: https://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=22163&LangID=E

  • Falou "pagar" já risquei logo. Só sobrava A e D. Como na A diz "todas as ocasiões", muito embora seja Direitos Humanos, não arriscaria. Então dava pra chutar D. Foi difícil mas não eliminaria os candidatos.

  • Assertiva D

    Respeitar os direitos humanos em todas as ocasiões; eliminar a discriminação no local de trabalho; apoiar no local de trabalho; prevenir outras violações de direitos humanos no mercado; agir na esfera pública na comunidade.

  • O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos desenvolveu cinco Padrões de Conduta para apoiar a comunidade empresarial no enfrentamento à discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo (LGBTI). O resumo pode ser encontrado em https://www.unfe.org/wp-content/uploads/2018/04/Pa...


    Os cinco Padrões de Conduta são:

    "Em Todas As Ocasiões:
    1. RESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS. Empresas devem desenvolver políticas, exercer a devida diligência e remediar impactos adversos para garantir que elas respeitem os direitos humanos de pessoas LGBTI. Empresas devem também estabelecer mecanismos para monitorar e reportar o cumprimento das normas de direitos humanos.

    No Local De Trabalho:
    2. ELIMINAR A DISCRIMINAÇÃO. Empresas deveriam garantir que não há discriminação no recrutamento, na contratação, nas condições de trabalho, nos benefícios, no respeito à privacidade ou no tratamento de situações de assédio.
    3 APOIAR. Empresas devem promover um ambiente positivo e afirmativo para que funcionários LGBTI possam trabalhar com dignidade e sem estigma.

    No Mercado: 
    4 PREVENIR OUTRAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS. Empresas não devem discriminar fornecedores, distribuidores ou clientes LGBTI e devem usar sua influência para prevenir discriminação e abusos relacionados da parte de seus parceiros de negócios.

    Na comunidade: 
    5 AGIR NA ESFERA PÚBLICA. As empresas são encorajadas a contribuir para impedir abusos de direitos humanos nos países em que operam. Para isso, elas devem consultar-se com a comunidade local para identificar os passos que devem tomar – incluindo incidência no debate público, ações coletivas, diálogo social e apoio a organizações LGBTI, questionando ações abusivas de governos".

    Considerando as alternativas, temos que a resposta correta é a letra D, que indica corretamente os cinco padrões estabelecidos.

    Gabarito: a resposta é a LETRA D.