SóProvas


ID
2800936
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.


Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Steve Jobs são exemplos de líderes que souberam transformar a realidade a seu redor e, com isso, inspirar pessoas a mudar, inovar e engajar-se em prol de um objetivo comum, além de desafiar todos a ir sempre um pouco mais além.



    Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/conceito-de-lideranca-transformacional/

  • Gab. D

     

    LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL  ------> Ir além 

     

    O líder inspira o liderado a ir além dos seus papéis para tornar o desempenho da organização ou/ e do grupo melhor.

    Causa grande impacto.

     

     

     

  • A) Liderança Transacional com recompensa transigente;

    B) Liderança Transacional com gestão por exceção passiva;

    C) Liderança Transacional com gestão por exceção ativa;

    D) Liderança Transformacional;

    E) Liderança Transacional com gestão laissez-faire (autores: Burns e Bass) / Liderança Liberal ou Laissez-faire (autores: Whitte e Lippit) _> não tenho certeza sobre as diferenças entre ambas as teorias e qual seria mais adequada a esta afirmativa; mas ambas se posicionam em oposição à teoria autocrática.

     

  • Liderança transacional

    O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emo-ções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).


    Liderança transformacional

    Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.

    A liderança transformacional, por outro lado, possui ―líderes que inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados (Robbins et. al., 2010).


    Apostila de Administração – Prof. Heron Mendes – Tiradentes Online

  • Gab. D

    O líder transformacional é um inspirador de seus subordinados. Não se apóia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados.

    O líder transacional é aquela onde existe uma relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos.

  • GAB.D.

    O líder transformacional - Ir além.

  • Gabarito: Letra D.

     

    A liderança transformacional, também chamada de “carismática”, tem como essência a premiação por parte do líder à realização da própria tarefa; os liderados recebem recompensas de conteúdo moral e o líder empenha-se em fazer com que os seus liderados atinjam suas metas superando os seus interesses individuais com o máximo de comprometimento, tornando-se, assim, fiéis seguidores.

    Para tanto, os líderes atentam-se para as necessidades e potencialidades dos liderados, trabalham com a emoção e coragem dos seguidores, trazendo inspiração para que ofereçam o máximo de si, ou seja, criam meios de motivar e guiar os liderados, a partir de valores e padrões estabelecidos, aos objetivos estabelecidos. 

    Alguns exemplos de recompensas carismáticas são: satisfação e oportunidade de crescimento pessoal, possibilidade de participar de projetos desafiadores, agradecimentos pelo desempenho, promessa de desenvolvimento de competências, dentre outras.

    Já a liderança transacional, para atingir os objetivos propostos, o líder utiliza os interesses dos liderados, recompensando-os materialmente ou emocionalmente pelo alcance das metas. 

    A liderança transacional baseia-se no princípio de que o desempenho e a competência devem ser recompensados segundo algum critério.

  • A letra E também está correta, porém se refere a liderança transacional.

    Laisser-faire = deixar os administrados tomarem decisões.

  • Não confundir com o líder TRANSACIONAL, o qual oferece recompensas por alcance de metas.

    Gabarito, D.

  • Gabarito: D

  • Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles:

    A) negociam a troca de recompensas por esforço e reconhecem as conquistas;

    (líder transacional - ERRADO)

    B) administram por exceção: intervêm apenas quando os padrões não são alcançados;

    (líder transacional - ERRADO)

    C) procuram e observam os desvios das regras e dos padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias;

    (líder transacional - ERRADO)

    D) inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo;

    (líder transformacional - CORRETO)

    E) têm uma gestão laissez-faire, oposta à gestão autocrática.

    (não possui relação)

  • D

  • O ITEM "A" TRATA DA LIDERANÇA TRANSACIONAL.

    LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL É AQUELA QUE TEM COMO CARACTERÍSTICAS PROMOVER A INTELIGÊNCIA E BUSCAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FORMA RACIONAL POR PARTE DE SEUS COLABORADORES.

  • Isso é coaching é?

  • Observe:

    a) Errado, pois a teoria que retrata a troca de benefícios por desempenho é a da liderança transacional.

    b) Errado, já que a Administração por Exceção Passiva é uma das dimensões da Liderança Transacional, e não da Liderança Transformacional.

    c) Errado, pois esta também é uma dimensão da Liderança Transacional, a dimensão Administração por Exceção Ativa.

    d) Corretíssimo. Os líderes transformacionais são inspiração e acabam transformando drasticamente os liderados, os quais acabam transcendendo limites e seus próprios interesses para que o objetivo organizacional seja atingido.

    e) Errado. Gestão Laissez-Faire, ou liberal, também é uma das dimensões da Liderança Transacional, conforme falamos na parte teórica. Observem que a banca o tempo todo tenta confundir Liderança Transacional com Liderança Transformacional. Atenção!

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Liderança Transacional - neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.

    Liderança Transformacional - este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.

    FONTE: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/diferenca-entre-lideranca-transacional-transformacional/

  • A liderança transformacional é um estilo de liderança que o líder colabora com os liderados para identificar a mudança necessária, criando uma visão para orientar a mudança através da Inspiração para o bem da , causando um efeito excepcional diante de seus liderados e se preocupando com o desenvolvimento mudando a maneira de pensar, buscando sempre a melhoria.

  • É necessário saber as diferenças entra líderes transacionais e transformacionais para responder essa questão.

    Um líder simplesmente transacional guia os seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo suas funções e os requisitos da sua tarefa. O líder transformacional exerce um nível de influência mais alto do que um líder transacional, pois ele consegue inspirar os seguidores para transcender seus interesses pessoais para o bem da organização. Em alguns casos, o líder transformacional consegue produzir um efeito extraordinário nos seus seguidores já que eles prestam atenção às preocupações e necessidades dos seguidores individuais, eles mudam a consciência dos seguidores sobre as questões, ajudando-os a olhar velhos problemas de novas formas, eles estimulam e inspiram seguidores a colocar para fora o esforço extra para alcançar objetivos do grupo.

    Vamos analisar as alternativas.

    As alternativas A, B, C e E são características de líderes transacionais. A única alternativa que traz corretamente uma característica dos líderes transformacionais é a alternativa D.

    Quer lembrar todas as características das lideranças transacionais e transformacionais? Veja:

    Gabarito: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Letra  A:  errada.  A  recompensa  contingente  (troca  recompensa  por  esforço;  líder  promete recompensas em troca de bom desempenho) é uma característica de liderança adotada pelo líder transacional.  

    Letra B: errada. A exceção passiva (líder intervém para corrigir as ações apenas quando os padrões ou as metas não são alcançados) é uma característica de liderança adotada pelo líder transacional.  

    Letra C: errada. A exceção ativa (líder monitora as ações e corrige os desvios assim que eles forem identificados) é uma característica de liderança adotada pelo líder transacional

    Letra  D:  correta.  Perfeito!  De  fato,  os  líderes  transformacionais  inspiram  os  seus  liderados  a transcenderem os seus próprios objetivos e interesses, pelo bem do grupo ou da organização. 

    Letra  E:  errada.  Laissez-faire  (líder  evita  tomar  decisões  e  abdica  de  suas  responsabilidades, deixando as decisões por conta dos liderados) é uma característica de liderança adotada pelo líder transacional.

  • cuidado: eu li errrado

    carismático

    Transacional ( confundi essse )

    Transformacional( confundi esse)

    Visionária

     

     

  • cuidado: eu li errrado

    carismático

    Transacional ( confundi essse )

    Transformacional( confundi esse)

    Visionária

     

     

  • Liderança Transformacional. Nesse tipo de liderança o líder se preocupa com as necessidades de seus liderados. Ele inspira os seus liderados a transcenderem os seus próprios objetivos e interesses. Segundo Bass (1990), os lideres podem adotar quatro estilos de comportamentos transformacionais:

    Influência idealizada: o líder estimula o orgulho e ganha o respeito e a confiança de seus subordinados. Ele oferece uma visão e o sentido da missão.

    Motivação inspiracional: o líder comunica as suas altas expectativas. Ele utiliza símbolos para focalizar os esforços e manifesta propósitos importantes de maneira simples.

    Estimulação intelectual: o líder promove a inteligência e a racionalidade de seus liderados. Além disso, desenvolve a cuidadosa resolução dos problemas. 

    Consideração individualizada: o líder fornece orientação personalizada para cada liderado. Ele orienta, aconselha e trata cada funcionário de forma individualizada.

  • Liderança Transacional. Nesse tipo de liderança, o líder orienta os subordinados e os mantém motivados através da troca (transações mútuas). O líder conduz os subordinados através do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas. O foco do líder está nos objetivos. Na liderança Transacional há uma “relação de troca” entre o líder e os subordinados. Isto é, o subordinado realiza as tarefas conforme estipulado pelo líder (atingindo metas, objetivos, etc.); e o líder, por sua vez, oferece recompensas ao subordinado pela realização dessas tarefas (atingimento das metas e objetivos, etc.). Ou seja, o líder oferece recompensas com o intuito de fazer com que os subordinados atinjam as metas e os objetivos organizacionais. Trata-se de um líder tradicional que orienta e motiva os seus liderados através de incentivos materiais. De acordo com Bass (1990)5 , nesse estilo de liderança, os seguintes tipos de abordagem podem ser adotados pelo líder:

    Administração por recompensa contingente: o líder negocia a troca de recompensas por esforço. Ele promete recompensas pelo bom desempenho e reconhece as conquistas dos liderados. Ele diz exatamente o que o subordinado deve fazer para ser recompensado. Administração por exceção ativa: o líder procura, observa e monitora as ações dos subordinados para tomar as atitudes corretivas necessárias assim que os desvios das regras e padrões forem identificados (perceba que, nesse caso, o líder está atuando ativamente). Administração por exceção passiva: o líder intervém para corrigir as ações dos subordinados apenas quando os padrões ou as metas não são alcançados (perceba que, nesse caso, o líder está atuando passivamente; ou seja, apenas depois que os resultados não foram alcançados). 

    Administração Laissez-faire: o líder evita tomar decisões. Ele abdica de suas responsabilidades. A tomada de decisões fica por conta dos liderados.