SóProvas


ID
2800939
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitos servidores administrativos de certa prefeitura encontram-se desmotivados.


Segundo a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, sobre a motivação no trabalho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    Aumento na remuneração é um fator higiênico, apesar de evitar a não insatisfação, não motiva.

     

     

                                                         TEORIA DOS DOIS FATORES -  Frederick Herzberg

     

       

    --> FATORES HIGIÊNICOS------------>  ASPECTOS LIGADOS AO AMBIENTE DE TRABALHO

     

         -> Se forem atendidos não vão motivar, mas causam a não insatisfação com o trabalho.
     

        --> Se não forem atendidos causam a insatisfação do colaborador.

     

    EX: Salário, estrutura de trabalho. 

     

    ===========================================================================

     

    --> FATORES MOTIVACIONAIS ------> ASPECTOS LIGADOS AO CONTEÚDO DE TRABALHO

     

       --> Se forem atendidos vão satisfazer/ motivar o indivíduo.
     

       --> Se não forem atendidos não vai ocorrer a desmotivação, mas uma falta de entusiasmo/ motivação, 
             que não se confunde com desmotivação.

     

    EX: Metas desafiadoras a serem atingidas, reconhecimento pelo trabalho bem feito.

  • Gabarito Letra A

    Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas (relação interpessoal) motivam os trabalhadores. Um ambiente harmônico não é necessariamente um ambiente altamente motivador.


    Fonte: Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos.

  • No mínimo estranho, pois o aumento de salário é tido como uma maneira de reconhecer o trabalhador. Assim sendo, o reconhecimento é um fator motivacional.

  • Marcos Teles, brigar com a teoria não é o melhor caminho. Vá por mim.

    A questão versa sobre a Teoria dos Dois Fatores. Simples assim.

    Explicação bem objetiva no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NTV9xajEtrk

  • Marcos Teles, vc pode aumentar o salário e consequentemente aumentar o número de tarefas. O reconhecimento pelo trabalho vai além, seja em uma promoção do trabalho, seja em um quadro de melhores funcionários do mês e etc.

  • Esse é um ponto que as bancas sempre cobram quando falam da teoria dos dois fatores de Herzberg.


    O salário é fator HIGIÊNICO, ou seja, previne a insatisfação. Os fatores MOTIVACIONAIS, que promovem satisfação, estão mais ligados à responsabilidade, reconhecimento, desafios e valorização do colaborador.

  • Esse é um ponto que as bancas sempre cobram quando falam da teoria dos dois fatores de Herzberg.


    O salário é fator HIGIÊNICO, ou seja, previne a insatisfação. Os fatores MOTIVACIONAIS, que promovem satisfação, estão mais ligados à responsabilidade, reconhecimento, desafios e valorização do colaborador.

  • Esse é um ponto que as bancas sempre cobram quando falam da teoria dos dois fatores de Herzberg.


    O salário é fator HIGIÊNICO, ou seja, previne a insatisfação. Os fatores MOTIVACIONAIS, que promovem satisfação, estão mais ligados à responsabilidade, reconhecimento, desafios e valorização do colaborador.

  • Eu particularmente não concordo com essa teoria, pois creio que salario realmente motiva, se não fosse por isso, não existiria os Workaholics.

    Porém, pra responder como a teoria diz, o salario é apenas um fator que inibe a insatisfação, e não motiva propriamente.

  • O salário não é um fator motivacional, visto que vc se acostuma com ele.

  • Pra você não é, pra mim é.

  • Na pratica $$ é motivaação ... oh se é kk

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado. 

  • Lembrem-se:

    FATOR HIGIÊNICO NÃO MOTIVA: NO MÁAAAAXIMO LEVA A NÃO INSATISFAÇÃO!

  • Gabarito A

    A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores!

    Os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.

    Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.

    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados:condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisso: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

    De acordo com Herzberg, o trabalho do gestor seria o de remover os fatores higiênicos que estejam criando insatisfação e criar os fatores motivadores para que seus funcionários atinjam um alto grau de desempenho.

    Estes fatores também podem ser chamados de intrínsecos (motivacionais, ou relacionados com o conteúdo do cargo e ao funcionário em si) e extrínsecos (higiênicos, ou relacionados ao ambiente da empresa).

    fonte: Rodrigo Rennó, estratégia concursos

  • Gabarito A

    Prestem bem atenção nisso: o salário não é fator motivacional!(Apesar de que não seja assim na pratica, mas na teoria é)

    A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.  

     

  • Gabarito: A

  • A

  • Alternativa A. Correto. Questão Clássica! De fato, a remuneração não é um fator motivacional segundo a teoria dos dois fatores.

    Alternativa B. Errado. Os fatores higiênicos não são capazes de motivar.

    Alternativa C. Errado. Descreve as características da Teoria das necessidades adquiridas.

    Alternativa D. Errado. Descreve as características da Teoria da Fixação de Metas de Edwin Locke.

    Alternativa E. Errado. A remuneração não é um fator motivacional segundo a teoria dos dois fatores.

    Gabarito: A

  • Gabarito Letra A

    A teoria defende que os fatores higiênicos/ extrínsecos não motivam. A sua ausência traz insatisfação e a sua presença traz a "não insatisfação"!

    . De acordo com essa teoria, o dinheiro não traz motivação. A banca adora falar que dinheiro trás motivação, pois se a pessoa não estudou o tema, logo irá pensar que não seria correto dizer que dinheiro não motiva, porém nós sabemos o que realmente a banca deseja de nós.

     

  • gab:A

    galera, trago o seguinte questionamento, segundos as teorias de "fulano" e "cicrano" o salario não é fator motivacional, sabe o que eu penso em quanto a isso? é verdade, não é fator motivacional, sei bem que talvez você não concorde, é o seguinte, já parou para pensar o porquê que juízes e auditores federais ganham R$ 27.500,17 em media (valor inicial) e ainda assim, fazem greve? diz que o salario não basta e tal anomalias? se dinheiro realmente fosse motivacional eles não fariam greve com tal salario, o padrão de vida deles é tão alto que tal valor não basta, mais para um pobre com salario mínimo de R$ 1.034,00 é suficiente.

    após a minha mini redação o assunto vai grudar em sua mente como chiclete.

    eu costumo trazer comentários curtos e eficientes, pois é neles que eu acredito, desculpe-me pelo "textão" kkk

  • Hersberg= Fatores Higiênicos + Fatores motivacionais. O primeiro é extrínseco. Relacionam-se com o ambiente e são controlados pela organização. Ex. Dinheiro. Para ele, é algo necessário, embora não seja suficiente. Mormente, Fatores motivacionais são relacionados ao intrínseco do indivíduo. Aquele, estando presente, gera satisfação, do contrário, insatisfação.

    Obs. Resumos sobre esse e demais assuntos, encontram-se no canal da Prof. Ana Paula, a saber: Engenho de Letras Devagar e Sempre

  • I - Os membros da equipe desejam mais autonomia para a realização do trabalho; os membros da equipe se consideram capazes e gostariam de assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; (realização)

    II - A equipe considera que não está recebendo o feedback adequado sobre o seu desempenho. (expansão vertical dos cargos)

    III - A gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos e atribuições da equipe que permitissem estimular a motivação dos membros. (estabelecimento de relacionamentos com os clientes.)

  • GAB A

    TEORIA DOS DOIS FATORES OU BIFATORIAL DE HERZBERG

    1. Os FATORES MOTIVACIONAIS seriam aqueles relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    2. Já os FATORES HIGIÊNICOS influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisso: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

    Fatores Motivacionais: Está relacionado ao Conteúdo do trabalho; de dentro para fora.

    1. Presença de Fatores Motivacionais --> Satisfação
    2. Ausência de Fatores Motivacionais --> Não-Satisfação (NEUTRO)

    Fatores Higiênicos: Está relacionado ao Ambiente de Trabalho: de fora para dentro.

    1. Presença de Fatores Higiênicos --> Não-Insatisfação (NEUTRO)
    2. Ausência de Fatores Higiênicos --> Insatisfação.

     FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Teoria dos dois fatores de Herzberg (Teoria de Conteúdo)

    1. Fatores Higiênicos – ou fatores extrínsecos pois estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipos de chefia ou condições físicas e ambientais de trabalho.*

    2. Fatores Motivacionais – ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha.

  • aumenta o meu salário então.