-
Gab. A
TEORIA X e Y - McGregor
X: Não gostam de trabalhar, só pensam no salário e evitam assumir responsabilidades, por tais razões devem ser controlados.
Y: Os trabalhadores gostam do trabalho, querem responsabilidades, os administradores veem que eles são fator. São essenciais para o crescimento da empresa e que sem o elemento humano, ela não vai prosperar.
B- Errado. A pirâmide de Maslow apresenta 5 necessidades, sendo que as fisiológicas são as mais básicas, estando na base da pirâmide e as mais elevada são as de autorrealização.
A pirâmide completa é disposta na seguinte ordem: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Autorrealização.
C- Errado. Teoria da equidade tem o foco na recompensa, relação direta entre a contribuição dada pelo empregado e o pagamento recebido. A relação entre trabalho e recompensa é individual.
D- Errado. Teoria do reforço enfatiza o comportamento do indivíduo, se o comportamento satisfaz deve ser reforçado positivamente por meio de benefícios.
Se for um comportamento que insatisfaz, ele deve ser punido com o objetivo de extingui-lo, aqui temos o reforço negativo.
E- Errado. Teoria da expectativa acredita que o comportamento é voltado para resultados, tem a ver com o valor que é dado a determinado desempenho.
-
A C não está de todo errada, já que diz que o funcionário está o tempo todo fazendo comparativos entre sua situação e a situação de outros funcionários de mesmo cargo em outros órgãos.
-
É bobo, mas memorizei assim e não esqueci mais: se ficar na dúvida, pense "Xiii... o funcionário é preguiçoso"
-
A C é uma doideira, mas esta ainda errada sim pois não é o Executivo e Legislativo que se comparam com o Judiciario, e sim, o Executivo comparado com o Legislativo e Judiciario, onde há a premissa que de esses dois não podem receber mais do que o primeiro.
-
McGregor - Teoria X e Y (GABARITO)
X --> homem liXo ( BIZU TIPO X )
Y--> positivos,ambiciosos
A teoria X e a teoria Y – McGregor
A teoria de McGregor é, na verdade, um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados X e Y. Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de Teoria X e Teoria Y. Para McGregor, se aceitarmos a teoria X, e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já, se aceitarmos a teoria Y, as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.
Teoria X – Concepção negativa da natureza humana. ( HOMEM LIXXXXO )
• O homem médio não gosta do trabalho e o evita.
• Ele precisa ser forçado, controlado e dirigido.
• O homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição.
• Ele busca apenas a segurança.
Teoria Y – Concepção positiva da natureza humana.
• O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.
• O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho.
• O homem exercerá autocontrole e autodireção, se as necessidades próprias forem satisfeitas.
• A pessoa média busca a responsabilidade.
• O empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem autodireção e autocontrole.
-
-
Teoria do McGregor: "O cuzão do UFC"
Teoria X = Xô trabalho (você)
Teoria Y = Yes trabalho (seu pai)
-
Teoria do McGregor: "O cuzão do UFC"
Teoria X = Xô trabalho (você)
Teoria Y = Yes trabalho (seu pai)
-
Teoria do McGregor: "O cuzão do UFC"
Teoria X = Xô trabalho (você)
Teoria Y = Yes trabalho (seu pai)
-
Teoria do McGregor: "O cuzão do UFC"
Teoria X = Xô trabalho (você)
Teoria Y = Yes trabalho (seu pai)
-
✿ Teoria X e Y de McGregor - McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y).
✎ Teoria X - É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano:
▪ As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.
▪ Falta-lhes ambição: não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentir-se seguras nessa dependência. O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.
▪ A sua própria natureza as leva a resistir às mudanças: procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.
▪ A sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina: elas precisam ser dirigidas e controladas pela administração.
Fonte: ☛ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
-
Gabarito A.
-
Gabarito: a
-
Acerca dos estudos de motivação no trabalho, é correto afirmar que:
A) a Teoria X sustenta que os funcionários não gostam de trabalhar, evitam responsabilidades e são preguiçosos; (CORRETO)
B) a hierarquia ou pirâmide das necessidades de Maslow consiste em cinco necessidades, sendo que a inferior é a fisiológica e a superior é a estima;
(a superior é de realização - ERRADO)
C) a Teoria da Equidade ou da Justiça Organizacional defende que os servidores do Executivo ou Legislativo procuram comparar sua remuneração com a dos servidores do Poder Judiciário;
(comparação entre indivíduos de benefícios, pode ser interna ou externa. Não possui relação com o que está no item - ERRADO)
D) a Teoria do Reforço foca nas condições internas do indivíduo, ou seja, na sua motivação intrínseca;
(Teoria de Skinner diz que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente, os reforços - ERRADO)
E) a Teoria da Expectativa ou da Expectância consiste em esperar de seus empregados uma performance abaixo da média, caso estejam desmotivados.
(Relação de esforço - expectância; Desempenho - instrumentalidade; Recompensa - valência - ERRADO)
-
A
-
Comentário:
Questão fresquinha para treinarmos uma vasta gama das teorias motivacionais. Observe a avaliação dos itens:
a) Temos nosso gabarito. Lembra que eu disse que a Teoria X relata tudo de ruim para o trabalhador? Ele é preguiçoso, indolente, não gosta de trabalhar, evitam responsabilidades e só trabalham pela retorno financeiro. Necessitam de chefes que marquem colado, rsrs. Já a Teoria Y defende que o trabalhador gosta de trabalhar como se fosse um lazer. Adora assumir responsabilidades e é automotivado. Assim, necessita de líderes que deem apoio e orientação. Logo, alternativa correta.
b) Errado. A Hierarquia das necessidades traz 5 (cinco) necessidades humanas: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e de autorrealização. Assim, a superior é a necessidade de autorrealização.
c) Errado. A Teoria da equidade defende que os seres humanos se motivam a partir da comparação da sua relação esforço-recompensa com a relação esforço-recompensa que outros trabalhadores em situação semelhante. Então a Teoria não tem nada a ver com os Poderes. Item falso.
d) A Teoria do Reforço dá enfoque justamente nas condições EXTERNAS do indivíduo, no ambiente. Item errado.
e) Esse item a questão viajou na maionese, hehehe. A Teoria da Expectância trabalha em cima da valorização que o trabalhador dá a certa recompensa, e como enxerga que o esforço leva ao resultado. Item incorreto também.
Gabarito: A
-
A a Teoria X sustenta que os funcionários não gostam de trabalhar, evitam responsabilidades e são preguiçosos;
Para essa teoria o ser humano possui aversão ao trabalho, precisa ser controlado e punido para que se esforce e cumpra os objetivos organizacionais e evita a responsabilidade por estar interessado apenas em sua própria segurança pessoal e financeira. (correta)
B a hierarquia ou pirâmide das necessidades de Maslow consiste em cinco necessidades, sendo que a inferior é a fisiológica e a superior é a estima;
Seria autorrealização
C a Teoria da Equidade ou da Justiça Organizacional defende que os servidores do Executivo ou Legislativo procuram comparar sua remuneração com a dos servidores do Poder Judiciário;
Segundo a teoria, as pessoas comparam os benefícios(resultados) que obtém através de determinado nível de esforço(investimentos).
D a Teoria do Reforço foca nas condições internas do indivíduo, ou seja, na sua motivação intrínseca;
Essa teoria diz que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente.
E a Teoria da Expectativa ou da Expectância consiste em esperar de seus empregados uma performance abaixo da média, caso estejam desmotivados.
A ideia dessa teoria é: os funcionários ficaram motivados para um trabalho quando acreditarem que seus esforços geraram o desempenho esperado pela organização e que esse desempenho fará com que eles recebam recompensas da organização, que servirão par a satisfação de suas metas pessoais.
-
C) a Teoria da Equidade ou da Justiça Organizacional defende que os servidores do Executivo ou Legislativo procuram comparar sua remuneração com a dos servidores do Poder Judiciário; ERRADO
Teoria da Equidade
A motivação, segundo a teoria da equidade, ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações em que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça nas relações sociais no trabalho.
O termo “Teoria da equidade” elaborado por Stacey Adams (1965) propõe que funcionários observam o que possuem na organização (salários, benefícios, promoções, méritos) com suas (experiência, escolaridade, empenho) fazendo uma equiparação com funcionários que exercem a mesma função ou similar. Através deste julgamento os indivíduos buscam observar se existe um nível de igualdade entre seus benefícios em comparação aos demais, para determinar se há entre suas competências e sua função a outro indivíduo com competências parecidas e desempenham funções similares, e julgam através desta percepção se a consideram justa.
Para Adams (1965) um indivíduo considera determinada ação ou comportamento justo quando existe equidade entre os benefícios, ou seja, quando através de sua percepção encontrar igualdade nos benefícios comparado aos demais, caso contrário ocorre uma tensão de equidade.
Existem 4 (quatro) pontos de referência que são adotados para serem utilizados como método de comparação sobre determinado comportamento ou ação, são eles:
· Próprio-interno: Determinada experiência em uma diferente posição dentro da mesma organização.
· Próprio-externo: Determinada experiência em uma diferente posição em outra organização.
· Outro-interno: Outro indivíduo ou grupo de pessoas dentro da mesma organização
· Outro-externo: Outro indivíduo ou grupo de pessoas em outra organização.
A Teoria da equidade define 6 (seis) escolhas que o colaborador pode adotar como postura após construir uma percepção de injustiça:
· Mudar suas contribuições;
· Mudar seus resultados;
· Deturpar a imagem de si mesmo;
· Deturpar a imagem do outro;
· Buscar no próximo um novo ponto de referência ou;
· Retirar-se.
Entendo que o erro do item se deu por conta de não mencionar se as carreiras são similares, pois sendo similares as carreiras (experiência, escolaridade, empenho) poderia ocorrer a comparação entre os servidores. O sentimento de equidade é ativado quando as funções exercidas são equivalentes ou similares.
-
Alternativa A. Correto. Teoria X é a teoria da percepção de tudo de ruim. Segundo essa teoria os subordinados não gostam de trabalhar, evitam responsabilidades e precisam ser controlados.
Alternativa B. Errado. A necessidade máxima na Teoria de Maslow é a autorrealização.
Alternativa C. Errado. A teoria da equidade propõe que os indivíduos são motivados a alcançar uma condição de igualdade nas suas relações com outras pessoas ou organizações. Para tanto o indivíduo realiza comparações com diferentes tipos de organização e não se limita a uma comparação entre Poderes.
Alternativa D. Errado. A teoria do Reforço de Skinner foca a motivação extrínseca.
Alternativa E. Errado. A alternativa não traz nenhuma característica da Teoria da Expectativa.
Gabarito: A
-
GABARITO: LETRA A
As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.
Teoria X
“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”
McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
Teoria Y
“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.
FONTE:
http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/
-
Teoria X e Y de McGregor
Pela teoria X, as pessoas seriam naturalmente preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano não gosta de trabalhar e irá fazer o menor esforço possível! Gestor tende a ser mais fiscalizador e controlador. Preferem não assumir responsabilidades.
Já a teoria Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nesta situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa. Buscam assumir responsabilidade e desafios.
-
a velho sério que existe uma teoria assim? kkkkkkkkkkktnc
-
GAB A
A TEORIA X E Y FOI IDENTIFICADA POR DOUGLAS McGREGOR.
- TEORIA X==> EXPLORA O TRABALHADOR: A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.
- TEORIA Y==> VALORIZA O TRABALHADOR: A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.
RESUMINDO:
- eXplora os trabalhadores
- valorYza os trabalhadores
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
a) A Teoria X relata tudo de ruim para o trabalhador? Ele é preguiçoso, indolente, não gosta de trabalhar, evitam responsabilidades e só trabalham pela retorno financeiro. Necessitam de chefes que marquem colado, rsrs. Já a Teoria Y defende que o trabalhador gosta de trabalhar como se fosse um lazer. Adora assumir responsabilidades e é automotivado. Assim, necessita de líderes que deem apoio e orientação. Logo, alternativa correta.
b) Errado. A Hierarquia das necessidades traz 5 (cinco) necessidades humanas: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e de autorrealização. Assim, a superior é a necessidade de autorrealização.
c) Errado. A Teoria da equidade defende que os seres humanos se motivam a partir da comparação da sua relação esforço-recompensa com a relação esforço-recompensa que outros trabalhadores em situação semelhante. Então a Teoria não tem nada a ver com os Poderes. Item falso.
d) A Teoria do Reforço dá enfoque justamente nas condições EXTERNAS do indivíduo, no ambiente. Item errado.
e) Esse item a questão viajou na maionese, hehehe. A Teoria da Expectância trabalha em cima da valorização que o trabalhador dá a certa recompensa, e como enxerga que o esforço leva ao resultado. Item incorreto também.
Gabarito: A
-
Imaginei o seu madruga com a camisa X da seleção e o seu barriga com a camisa Y... nunca mais esqueci a definição dos dois