SóProvas


ID
2800969
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional é representada pelo organograma, no qual se encontram diversas informações, como a divisão do trabalho, a cadeia de comando e a comunicação organizacional.


O organograma no qual se encontram abaixo da Presidência as unidades de trabalho especializadas, como Direção de Marketing, Direção de Finanças, Direção da Produção e Operações, e Direção de Recursos Humanos, caracteriza uma organização:

Alternativas
Comentários
  • B)

    É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
    Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    Figura 4.11 – Departamentalização funcional
    Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
    Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.

  • Departamentalização por função.

    Nesse tipo de questão, ainda mais da FGV, é necessário buscar palavras chaves. Nesse caso, foi "especialidade".

  • Para os 20% que marcaram a letra E:

    Não existe departamentalização departamental! A departamentalização geralmente (pq adm é um kinder ovo, já já surge outro teórico inventado outro tipo de departamentalização) se divide em:

    Departamentalização locacional ou geográfica

    Departamentalização funcional

    Departamentalização por cliente

    Departamentalização por produto ou serviço

    Departamentalização por projetos ou matricial


    Departamentalização locacional:


    Conforme a localização geográfica, os departamentos são distribuídos de forma estratégica — com facilidade de acesso dos clientes, matéria-prima, canais de venda, entre outros.

    Isso garante um entendimento melhor do local e das necessidades do negócio, podendo otimizar a execução do serviço para melhor atender os clientes e aumentar o fluxo do trabalho do negócio.


    Departamentalização funcional:


    A mais comum de todas. Nesse modelo os colaboradores são reunidos em grupos, de acordo com as funções exercidas por eles. Ao dividir cada setor em uma área especializada, o rendimento das atividades flui melhor, permitindo uma produção maior e com mais qualidade.

    Cada área recebe um gerente que ficará responsável por acompanhar a execução geral das atividades.


    Departamentalização por cliente:


    Todo negócio precisa alcançar a satisfação da clientela para continuar as suas atividades de maneira cada vez melhor. A ideia da departamentalização por cliente é separar os setores da empresa de acordo com o público compatível ao produto.

    Assim fica mais fácil conhecer os consumidores e suas necessidades, podendo-se investir no tipo de atendimento ideal para cada situação.


    Departamentalização por produto ou serviço:


    É a departamentalização focada em um produto ou serviço forte no mercado que requer maior empenho da organização.

    Esse modelo permite que toda a equipe — empresários, gestores, colaboradores etc. — esteja voltada para trabalhar com essa inovação da empresa, otimizando processos de produção e divulgando melhor a novidade com a marca.


    Departamentalização por projetos ou matricial:


    Tem como foco o projeto e segmenta recursos materiais, financeiros e humanos, tendendo a ser temporária.

    Dessa forma é possível fazer a divisão de um projeto entre diversas áreas, facilitando o controle de serviços, o acompanhamento de eventuais ROIs — retornos sobre o investimento —, bem como auxiliando a encontrar erros em suas origens — garantindo uma melhor tomada de decisões para resolvê-los.


  • B. Organização funcional. É a mais usada pelas empresas.

  • Para Elisabete Moreira (2016, p. 332) a departamentalização funcional consiste no agrupamento do trabalho de acordo com a similaridade das tarefas, habilidades, conhecimento e uso de recursos, baseado na especialização.

    A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. É a divisão lógica de acordo com as funções (especializações) a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização.

     

    O principal ponto forte da departamentalização funcional é o agrupamento de especialistas ao mesmo tempo em que permite o compartilhamento dos recursos especializados entre os diversos produtos. Seu principal ponto fraco é a dificuldade de coordenação das tarefas dos diversos especialistas funcionais, possuindo um alto grau de diferenciação, de modo que as atividades sejam concluídas dentro do orçamento e prazos.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • B

    é a estrutura funcional que é especializada.

  • Organização funcional é a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização

  • Gabarito: B

    GERENCIAL é uma forma de administração Pública, não uma DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

  • DICA!

    Quando a questão falar em ESPECIALIZAÇÃO, falou em departamentalização funcional. 

  • B

  • Divisão do trabalho baseado do critério de similaridade de funções compõe o formato de organização mais comum no dia a dia: organização funcional.

    Gabarito: B

  • Gabarito B

    Caracteriza uma organização funcional.

    As atividades são agrupadas de acordo com as diversas

    funções especializadas que são realizadas dentro da empresa.

    ***Atividades “semelhantes/similares”.

  • gab:B

    as unidades de trabalho especializadas, como Direção de Marketing, Direção de Finanças, Direção da Produção e Operações, e Direção de Recursos Humanos.

    perceba que cada direção tem uma função, portanto, gabarito é funcional.

  • A questão se refere à estrutura funcional, que é o tipo de estrutura baseada no conceito de especialização. Sua aplicabilidade é muito intuitiva, pois é dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, marketing, recursos humanos, etc. Nesta estrutura, cada setor pode contribuir com seus conhecimentos para que os setores de execução possam atingir seus objetivos. Isto pode parecer complicado, mas cada chefe funcional só transmite ordens relacionadas com sua especialidade. 

    Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

    Gabarito: Letra B

  • GAB B

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL: É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc. Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    VANTAGENS

    1. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada;
    2. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional;
    3. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa;
    4. Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal;
    5. É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
    6. É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo;
    7. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização;
    8. Baseia-se em tarefas interdependentes.

    DESVANTAGENS:

    1. A cooperação e comunicação interdepartamental é reduzida;
    2. Criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos;
    3. Geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores;
    4. Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas;
    5. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis;
    6. Ocorre diluição e a perda de autoridade de comando;
    7. Subordinação múltipla.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS