-
Sobre a letra A: Risco nem sempre é negativo...são incertezas que podem aparecer no decorrer do processo e que poderão ter efeitos negativos ou positivos.
Aceitar o risco é simplesmente você aceitar que ele possa acontecer e decidirá como lidar com ele caso ocorra, ou seja, você não toma nenhuma atitude com a finalidade de evitá-lo ou de diminuir as chances de ocorrência.
-
A - tal gestão é a identificação do que pode dar errado em um projeto Errado: Segundo o PMBoK, o risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo
B - o impacto do risco é a sua chance de acontecer; Errado, esta é a definição de probabilidade.
C - a mitigação de um risco consiste em dividir os riscos com terceiros, por exemplo, um banco; Errado, esta é a definição de Transferência de Riscos, por exemplo: contratar um seguro.
D - a matriz probabilidade x impacto classifica o compartilhamento de riscos; Errado: A matriz de probabilidade x impacto classifica os riscos segundo sua probabilidade de ocorrer e o impacto que o risco, caso ocorra terá no projeto.
E - aceitar os riscos equivale a reconhecer o risco e optar por não agir. Certo: é uma das estratégias de tratamento dos riscos.
-
Gabarito E
Estratégias para riscos negativos ou ameaças:
Eliminar: Alterar o plano do projeto para eliminar totalmnte o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado.
exemplo: Transferir a festa do campo para um salão coberto, eliminando o risco de chuva ou mal tempo.
Transferir: Transferir o risco para um terceiro, transferindo os impactos e a responsabilidade. É preciso ter em mente que o risco não é eliminado, e quase sempre envolve o pagamento de prêmios a parte que está assumindo o risco.
exemplo: Contratação de um seguro de carro ou residência.
Mitigar: Reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.
exemplo: Ir ao banco sacar 100 mil reais no caixa eletrônico, acompanhado de seguranças fortemente armados e sair de lá em um carro blindado.
Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe do projeto decide correr o risco.
Estratégias para os riscos positivos ou oportunidades:
Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto.
exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação;
Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto;
exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.
Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça;
exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.
Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
A "E" é o gabarito. Mas, se fosse CESPE, poderia estar errada, pois nem sempre aceitar o risco tem caráter passivo, de não fazer nada. Pode significar também agir de forma paralela, por exemplo constituindo uma reserva de contingência...
-
a) tal gestão é a identificação do que pode dar errado em um projeto;ERRADO
O objetivo do gerenciamento do risco são aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos.
C) a mitigação de um risco consiste em dividir os riscos com terceiros, por exemplo, um banco; ERRADO
mitigar reduzir a probabilidade ou impacto
transferir o risco para terceiro
D) a matriz probabilidade x impacto classifica o compartilhamento de riscos;
a matriz probabilidade x impacto conduz a atividade de gerenciamento dos risco
E) aceitar os riscos equivale a reconhecer o risco e optar por não agir.
se for risco negativo aceitar o risco é não fazer nada ou estabelecer uma reserva contingencial
se for risco positivo aceitar o risco é estar disposto a aproveitar, mas não perseguir os riscos.