-
Gab.: E - se o número de clientes em uma fila já atingiu o número máximo permitido, os clientes podem ser rejeitados pelo sistema.
-
A teoria das filas de espera é um método estatístico que permite estimar as demoras que ocorrem quando um serviço tem de ser proporcionado a clientes cuja chegada se dê ao acaso, como, por exemplo, fregueses que esperem para ser atendidos numa loja e automóveis que se congestionem num pôsto de pedágio.
Um dos primeiros trabalhos efetuados sôbre o tema foi o de A. K. ERLANG, em relação a circuitos telefônicos, para a Companhia Telefônica de Copenhagen, em 1908. A Segunda Grande Guerra deu forte impulso a aplicações militares, verificando-se, terminada a conflagração, inúmeras aplicações da teoria na área civil.
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DAS FILAS
Em sua forma mais familiar uma fila é gerada quando unidades (clientes), chegando a um pôsto de serviço, não possam ser atendidas prontamente, tendo, ocasionalmente, que esperar para sê-lo. O grupo que espera é a fila; porém, êsse têrmo geralmente indica todos os clientes presentes, isto é, os que esperam e os que estejam sendo atendidos.
A estrutura básica do problema é bastante geral, de modo que muitas situações práticas, que aparentemente não constituem filas, podem ser estudadas através da teoria das filas.
Normalmente, a fila resulta da falta - deliberada ou não - de programação, pois, se fôsse possível organizar as chegadas e os serviços, seria também possível evitar completamente a espera dos clientes e não haveria fila. Na maioria dos casos, porém, é impossível programar; assim, as filas, embora não desejadas, são inevitáveis.
O processo de fila é caracterizado por três elementos:
1. Regime de chegada;
2. Regime de serviço; e
3. Disciplina da fila.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901966000300005
-
-
Gab.: E - se o número de clientes em uma fila já atingiu o número máximo permitido, os clientes podem ser rejeitados pelo sistema.
-
Teoria das filas: método estatístico que permite estimar as demoras que ocorrem quando um serviço tem de ser proporcionado a clientes cuja chegada se dê ao acaso, como, por exemplo, fregueses que esperem para ser atendidos numa loja (fila).
A) a utilização da gestão de filas é indicada quando é possível estocar os produtos acabados;
A Teoria da Filas está relacionada com a demora em prestar um serviço. O estoque de produtos acabados não influenciaria para que a Fila diminuísse.
B) utiliza-se a gestão de filas quando a chegada das demandas individuais é fácil de se prever ou o tempo para produção de um produto ou serviço é certo, ou em ambos os casos;
Se a chegada é fácil de prever então a filas poderão ser evitadas. A teoria das filas trabalha com chegadas de clientes ao acaso.
C) na gestão de filas, a demanda pode ser satisfeita instantaneamente em todos os momentos;
Se a demanda é satisfeita instantaneamente não haverá filas.
D) ao estocar os serviços, a fila será otimizada e os clientes serão atendidos mais rapidamente;
Serviços não podem ser estocados. A não ser que estejamos em futuro onde os robôs nos servem.
E) se o número de clientes em uma fila já atingiu o número máximo permitido, os clientes podem ser rejeitados pelo sistema.
Existe limite para um serviço ser prestado. Caso esse limite seja atingido, os clientes podem ser rejeitados.
Fonte: Prof. Karen Dutra Questão Concurso explicação em vídeo. Resumi a explicação que ela fez.
-
Nunca ouvi nem falar ... Eh cada uma!?! Puts
-
A primeira alternativa que eliminei era o gabarito kkkkkkkkkk
-
E
-
Teoria das Filas
A Teoria das Filas refere-se à otimização de arranjos em condições de aglomeração e espera e utiliza técnicas matemáticas variadas. A maior parte dos trabalhos de Teoria das Filas situa-se em problemas de gargalos e esperas, como ligação telefônica, problemas de tráfego, suprimentos, logística a atendimento a clientes. Na Teoria das Filas, os pontos de interesse são:
o tempo de espera dos clientes;
o número de clientes na fila;
razão entre o tempo de espera e o tempo de prestação de serviço
Entre as decorrências da Teoria das Filas estão a técnica japonesa denominada Just in Time (JIT), que levou ao conceito de fábrica enxuta e também o Kanban (do japonês, cartão), que é um método pra facilitar o uso e reposição de inventários para evitar esperas (quando insuficientes) ou excesso de materiais em estoque ou processamento (quando demasiados).
Prof. Fábio Arruda (qconcursos)