SóProvas


ID
2801014
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O estoque pode ser definido como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação, e alguns de seus custos estão diretamente associados com:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B

    CUSTOS DE COLOCAÇÃO DE PEDIDO: Este custo está relacionado ao custo de "reabastecimento" do estoque. Pode-se citar o custo de transporte e o custo de adaptações.


    "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes."

    Isaac Newton

  • Custos de manutenção: incluem o custo de oportunidade do capital, os custos associados aos impostos e seguros, os custos de armazenagem física, e, finalmente, os custos associados ao risco de manter o estoque, ou seja, custos de perdas por deterioração, obsolescência, dano e furto.


    Custos de pedido: custos associados ao processo de aquisição dos itens de reposição do estoque (custo do processamento dos pedidos, custo do envio dos produtos, custo de preparação da produção ou do manuseio para atender o lote solicitado, custo incorrido nas operações de recebimento). Enfim, tudo o que envolve a parte de movimentação ou reposição dos estoques, leva custos à empresa. Dessa maneira, estão incluídos nesse tipo de custos, os contatos telefônicos com os fornecedores, o uso de softwares para se fazer pedidos automáticos, a impressão de ordens de compra, a remuneração das pessoas envolvidas com os pedidos, entregas e organização dos produtos, entre outros.


    Custos do produto: preço do item obtido de uma fonte externa quando sua reposição é necessária.


    Custos de falta de estoques: ocorrem quando há demanda por itens em falta no estoque e podem ser classificados em dois tipos: custos de vendas perdidas e custos de atrasos. O custo de venda perdida pode ser estimado como o lucro perdido na venda (no caso dos produtos acabados, é a margem de contribuição de cada venda perdida por indisponibilidade do produto) somado a qualquer perda de lucro futuro pela imagem prejudicada da empresa; já o custo de atraso resulta em gastos diretos para a empresa e também podem afetar a imagem da empresa. Por outro lado, no caso de insumos, o custo da falta deve ser mensurado em função do impacto que a indisponibilidade causa para a empresa. Isto pode ser estimado pelas paradas de produção devido à falta de insumos.


    Fonte: https://www.pwi.com.br/blog/4-tipos-de-custos-de-estoque-que-precisam-ser-levados-em-consideracao/

  • . Lembra da equação CUSTO DE ESTOQUE = CUSTO DE PEDIDO + CUSTO DE ARMAZENAMENTO , TODOS OS VALORES DA EQUAÇÃO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS.

  • Eu marquei a letra C, mas parando pra pensar melhor, em relação ao custo pra estocar, pouco importa quanto custou o material. Se um pedaço de madeira custou 10 reais no fornecedor A e um outro com mesmas características custou 20 no fornecedor B, o que mudou foi o custo de aquisição, mas o custo pra armazenar, já que ambos têm as mesmas características, vai ser o mesmo.

  • Diretamente ao ponto da questão:

    CUSTO DE ESTOQUE = CUSTO DE PEDIDO + CUSTO DE ARMAZENAMENTO 

    CK = CP+CA

  • Indiquem para comentário!

  • pedindo comentários do professor. entendi foi nada.

  • Alguns comentários bem intencionados estão equivocados.

    A fórmula para calcular os custos diretamente proporcionais é: CC = CA + CK. Onde: CC = custo de carregamento CA = custo de armazenagem; CK = custo de capital.

    O Custo de Capital (CK) leva em conta a taxa de juros e o custo estimado para a produção do item de estoque. Logo, toda variável que afete o custo estimado da produção, o que inclui a matéria-prima na confecção do produto, deve ser equacionado. Nessa lógica, o aumento/diminuição do preço da matéria prima afeta diretamente o custo do estoque, portanto, o custo da matéria-prima (assertiva C) poderia ser o gabarito da questão.

    A avaliação do estoque não avalia tão somente o custo de armazenagem, como dito pelo Guilherme Gomes, mas também deve equacionar as perdas financeiras calculadas pelo CK, haja vista que elas podem ser altas o suficiente para não justificar o estoque.

    Ainda, segundo a apostila ENAP, Apostila de Administração de Materiais "Custos inversamente proporcionais ao nível do estoque médio

    Estes custos decrescem com o aumento da quantidade média em estoque. São usualmente referidos como custos de pedido (no caso de o estoque ser composto por materiais a serem comprados) ou custos de produção (no caso de se optar por produzir internamente a produção". Em geral, quanto maior o nível do estoque médio, menor será o custo de pedido no período considerado.