SóProvas


ID
2801176
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Uma das sentenças mais conhecidas da história da filosofia foi formulada pelo filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo”. Para chegar a essa sentença, Descartes põe em dúvida o conhecimento da realidade. Mas, com essa sentença, ele garante que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D)

    Descartes é o Pai da Filosofia Moderna, racionalista, duvidava de tudo que era imposto e tinha como única verdade incontestável as ciências matemáticas.

  • Vamos a um prognóstico rápido. Descartes foi um filósofo Francês, e seu pensamento teve influência de Aristóteles, do Platão, dos céticos, etc. O ceticismo acreditava que como tudo era conflituoso, então não havia motivo pra acreditar em algo, assim duvidava-se de tudo. Descartes teve influência desse pensamento, tanto é, que ele queria encontra o conhecimento inquestionável.  Ele elaborou a 'DÚVIDA HIPERBÓLICA': elevar o questionamento da dúvida ao maior nível possível. Ele pensou: "Bom, e se tivéssemos um deus enganador, ou um gênio enganador, que quisesse que acreditemos que nós existimos". Então, Descartes nesse dilema duvidou da própria existência: "Eu existo ? E se houver um deus enganador querendo fazer-me acreditar que existo ?". A resposta foi: "Bom, se eu estou pensando em tudo isso, então eu realmente existo." Portanto, a evidência da existência é o próprio ato de pensar.

    [*] O limite da dúvida é pôr em dúvida tudo que existe(o que ceticistas faziam), mas ao pôr tudo que existe em dúvida não se pode duvidar do próprio ato de pensar(foi o proposto por Descartes).