SóProvas


ID
2801323
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No uso de alguns métodos ágeis, como o SCRUM, é comum que o esforço de desenvolvimento seja avaliado por meio de Pontos de História (Story Points).


Essa metodologia usa cartas, semelhantes a cartas de baralho, onde cada uma apresenta um valor de uma escala de valores numéricos, que, normalmente, segue a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B.


    A questão está falando da técnica de Planning Poker, usada no Scrum pra estimar o tamanho de um software.


    No Planning Poker cada integrante tem a sua disposição um baralho de 13 cartas, numeradas em uma sequência similar a encontrada nos números de Fibonacci. As cartas contém os tamanhos de 0, ½, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40 e 100 que serão atribuídos a um cartão, havendo ainda uma carta com o símbolo de interrogação no qual representa que o estimador não está apto a estimar e outra carta com a imagem de uma xícara de café no qual representa a sugestão de uma pausa. (https://www.devmedia.com.br/scrum-e-planning-poker-analise-de-estimativa-de-software/31019)


    Eu lembrava que no PP o último era 100, e com isso resolvi a questão. Entretanto, se existir dois autores que divergem quanto às cartas mais comumente usadas, a questão deverá ser anulada.

  • Só lembrei por causa do 100

  • é feita uma interpretação sistemática da CF (art.30, I e II CF) pra considerar a possibilidade de legislar em direito financeiro

  • No início do Planning Poker, cada membro do time recebe um conjunto de cartas. Cada carta exibe um dos valores válidos para a estimativa (Ex: 0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, e 100).

    Em geral, os valores seguem uma escala baseada na Sequência de Fibonacci

    GAB B