-
PRINCIPIO DA ORGANICIDADE: As relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais. Reflete a estrutura da entidade.
-
Dicionário de Terminologia Arquivística:
organicidade
Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
---------------
George Melo Rodrigues
Arquivologia
4ª edição, pág. 27
Princípio da organicidade ou do respeito pela estrutura: os arquivos refletem a estrutura, atividades e funções do organismo (entidade coletiva, pessoa ou família) que os criou, em suas relações internas ou externas;
-
Certo
-
GABARITO: CERTO
Os arquivos produzidos por entidade coletiva, pessoa jurídica ou física refletem a estrutura e as atividades da sua entidade mantenedora no contexto da organização dos conjuntos documentais.
-
trate o principio da organicidade como "um cordão umbilical", uma relação entre o documento e a entidade que o produziu
-
Acabei de assistir uma aula sobre
-
Resolução: os documentos de arquivo só são produzidos porque existem atividades que necessitam ser desenvolvidas. A relação entre o arquivo e a atividade institucional é que um só é criado porque o outro existe.
Resposta: certa
-
GABARITO: CERTO
Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Gabarito: Certo.
A Organicidade do arquivo produz vínculo entre os vários documentos de uma mesma ação, processo trabalho ou atividade.
Os documentos e as informações só fazem sentido dentro de um contexto. As relações que esses documentos mantêm uns com os outros dão subsídio para que o conjunto documental tenha sentido dentro da organização.
--- A Organicidade é o princípio que possibilita a diferenciação entre documentos de arquivos e outros documentos existentes no ambiente organizacional.
-
certa
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
Os documentos de arquivo só são produzidos porque 1) uma instituição existe; 2) existem atividades
que necessitam ser desenvolvidas; 3) as atividades precisam ser registradas em algum suporte para que sejam desenvolvidas; 4) uma instituição não existe sozinha, então as informações precisam ser repassadas.
Portanto, a relação existente entre os documentos e as atividades institucionais se dá pelo simples fato de que não existe atividade institucional sem documentos e não há documentos sem atividades institucionais.
Gabarito do Professor: CERTO.