-
Os glicocorticoides são classificados como receptores nucleares; os receptores de glicocorticoides estão presentes no citoplasma das células (GR's) onde acontece sua interação inicial e são translocados até o núcleo e em seguida a transcrição gênica.
-
São receptores acoplados da proteína G
-
Essa questão foi anulada? O gabarito está como errado.
Mas como a colega disse acima, os receptores de glicocorticóides são citoplasmáticos e quando o glicocorticóide liga-se a ele, esse complexo é translocado até o núcleo.
-
fala que os receptores são intra celulares.
-
Questão estranha. São receptores citoplasmáticos que são translocados para o núcleo após a ligação do hormônio. Intracelular envolve tanto receptores citoplasmáticos quanto nucleares.
-
Os receptores intracelulares são receptores que regulam a transcrição genica e os agonista precisam atravessar a membrama plasmática para exercer sua ação. Exemplos: glicorticóides, hormônios tireideanos, vitamina D e ácido retinoido. Possuem ação longa.
-
O correto seria afirmar que os receptores de glicocorticoides são os nucleares. Uma vez que, o Fármaco (lipofílico) sofre difusão através da membrana plasmática e liga-se a fatores de transcrição intracelulares. Desencadeando uma mudança na conformação do receptor que determina o transporte do complexo ligante– receptor para o núcleo.
O complexo ligante–receptor liga-se ao DNA e, a seguir, pode recrutar co-ativadores e co-repressores
Esses complexos alteram a taxa de transcrição gênica, resultando em alteração (para cima ou para baixo) na expressão das proteínas celulares.
Frisa-se ainda que são receptores de ação lenta (horas) dada a quantidade de processos envolvidos.
-
Como assim errado?