-
A curva dose-resposta de um fármaco agonista na presença de um antagonista competitivo reversível é deslocada para a esquerda.
Para DIREITA.
-
Na presença do antagonista competitivo reversível a curva é deslocada para direita sem prejuízo do efeito máximo.
-
A curva dose - resposta de um fármaco agonista na presença de um antagonista competitivo é deslocada para á DIREITA........
GABARITO : ERRADA....
-
Deslocado para a DIREITA, pois vai ocorrer a diminuição da POTÊNCIA, mas não altera a eficácia.
-
O antagonista competitivo tem o efeito de desviar a curva para a direita, causando uma redução da potência do agonista porém mantendo a eficácia.
-
A curva dose-resposta de um fármaco agonista na presença de um antagonista competitivo reversível é deslocada para a DIREITA, já que é necessário aumentar a dose (eixo "X") para a manutenção dos efeitos (eixo Y).
-
ERRADO
A curva dose-resposta é formada a partir de um gráfico cujo o eixo vertical corresponde as respostas (eficácia) e o eixo horizontal corresponde as concentrações (potência) do fármaco que produzem cada resposta. A potência do fármaco diminui à medida que a quantidade de fármaco necessária para provocar o mesmo efeito é maior. Isso acontece no antagonismo competitivo reversível onde a eficácia continua a mesma, mas a potência diminui deslocando a curva para a direita já que uma quantidade maior de agonista é necessária para provocar o mesmo efeito (eficácia). No antagonismo competitivo irreversível e no antagonismo alostérico, a eficácia do agonista reduz na presença do antagonista, uma vez que o antagonista irreversível ou a mudança conformacional impedem que o agonista provoque o efeito máximo (eficácia) mesmo com o aumento da sua concentração.
FONTE: https://farmacolinda.wordpress.com/2016/05/16/farmacodinamica-i/
-
BIZU: Houve alteração/deslocamento da curva dose-resposta para a direita, reduzindo-se a POTÊNCIA e mantendo-se a EFICÁCIA. Para decorar no gráfico qual o eixo x/y, pode-se assim dizer: ELEVADOR é vertical (eixo y) = eixo da EFICÁCIA. PONTE é horizontal (eixo x) = eixo da POTÊNCIA. LOGO: E com E, P com P.
-
O antagonismo competitivo reversível altera potência do agonista. No gráfico da curva concentração x reposta é possível visualizar o deslocamento da curva para a direita. Sendo assim, o CE50 do agonista é maior na presença do antagonista competitivo reversível.
-
A curva dose-resposta é deslocada para a direita.