SóProvas


ID
2801845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

    A associação de fármacos que atuam no sistema nervoso central pode causar efeitos adversos potencialmente letais. Sem conhecer esses efeitos adversos, José, que já faz uso do medicamento A para tratar dor severa há um ano, porém agora sem sucesso, resolveu aceitar a ajuda de um amigo e ingeriu três comprimidos do medicamento B, que é utilizado como hipnótico e sedativo.

Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue o próximo item.


A tolerância farmacológica ocorre quando, após a administração repetida de uma droga, há a necessidade do aumento da dose para produzir um mesmo efeito anterior.

Alternativas
Comentários
  • Taquifilaxia: Redução rápida da resposta farmacológica quando o fármaco é administrado de modo contínuo ou repentinamente

    Tolerância: Redução gradual da resposta farmacológica

  • Tolerância é quando uma pessoa tem uma resposta medicamentosa reduzida, que ocorre quando o medicamento é usado repetidamente e o corpo se adapta a sua presença constante.

  • CERTO

    MECANISMOS DE TOLERÂNCIA. A tolerância ocorre quando a administração repetida de uma droga provoca um desvio da curva de dose-resposta para a direita, de modo que seja necessária uma maior dose (concentração) da droga para produzir o mesmo efeito. Uma droga pode causar tolerância por diversos mecanismos.

    A tolerância inata refere-se a variações individuais na sensibilidade à droga que estão presentes desde sua primeira administração.

    A tolerância que se desenvolve com o passar do tempo é denominada tolerância adquirida.

    FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3319241/mod_resource/content/1/Farmacologia%20da%20dependencia%20e%20abuso%20%20de%20drogas.pdf